Colocado por: N Miguel Oliveira
Sem retorno? Então os maiores beneficiados dum melhor arruamento, não é precisamente quem por ali vive? Cedem terreno, mas valorizam a propriedade.
Colocado por: N Miguel OliveiraO IMI duma casa sozinha não cobre coisa nenhuma. Os IMIs das outras devem ser alogados à manutenção, à criação de passeios, estacionamento, parques, etc... dessas ruas, e das ruas onde se espera densidade populaciona acrescida, novos arruamentos, etc... O mal foi precisamente termos deixado construir em todo o lado, sem nenhum critério, e que forçou a extensão da infra-estructura pública.
Se a tal rua perninha do Y servir para um conjunto de casas, infra-estructurar pode fazer sentido. Por isso perguntei, os terrenos desse caminho, em que zona PDM estão? Se é só uma casa hoje, e daqui a 30 anos continuará a ser só uma (porque o PDM impede por exemplo)... esse gasto deveria ser pago pelo requerente, obviamente.
Aliás, IMI e Urbanismo nem sequer são a mesma coisa... tanto é que até pode pagar IMI duma construção ilegal...
Colocado por: ALCLCFEu ceder terreno para um passeio (alcatrão no meu caso) é sem retorno
Colocado por: ALCLCFo vizinho ser roubado (sim é a palavra certa) em 300m2 para estacionamento em espinha (feito por ele), não tem retorno.
Colocado por: ALCLCFEu pagar um poste à e-redes é sem retorno, um PT por 20000€ após 4 pedidos revogados de baixada sem indicação que não havia nem o mínimo, é sem retorno.
Colocado por: ALCLCFNão preciso de valorização de propriedade, preciso que o Estado cumpra com o seu papel na esfera pública
Colocado por: mar_juRepare, eu entendo o que diz mas talvez não tenha percebido o que indiquei.
Colocado por: mar_juAcha isto tudo normal??
Colocado por: mar_juEnfim. Aproveitamento das pessoas é o que as Câmaras fazem, emperram a vida das pessoas de uma forma inacreditável.
Passa a ter passeio em frente da casa para não morrer atropelado, nem ver os camiões baterem-lhe no muro.
Passa a ter estacionamento para quando faz festas de aniversário em casa, passa a poder parar em frente sem ter que meter o carro, etc etc...
Passa a ter luz em casa...
Aqui concordo. O estado tem que cumprir o seu papel. E o seu papel, não é infraestruturar um beco, que só serve de acesso a uma casa, em que mais ninguém usufrui de beneficio nenhum, além do requerente. Isso sim, é uma obra sem retorno para o Estado e para 99,9999% dos contribuintes.
O requerente ter a casa ali num beco sem saída, não foi um azar do requerente. As condições eram as mesmas quando alguém decidiu construir ali a casa. Não foi um azar. Quando se herda, também se herdam as más decisões.
Afinal queremos que o Público faça, mas ali o benefício é exclusivamente privado dum requerente, ou quase. Que benefício tem a comunidade?
Colocado por: ALCLCFNão conseguir separar Propriedade Privada de Pública e respectivas responsabilidades, com onús sobre o cidadão sobre supostas vantagens que não lhe competem e nem são vantagens em muitas das situações (principalmente monetárias) já não é uma questão de opinião....é ideologia política.
Sim, e então?
Colocado por: ALCLCFa democracia
Colocado por: N Miguel OliveiraSe o seu PCP fosse governo, se calhar a rua já estava pavimentada... e por mim tudo bem, era a vontade da maioria.
Colocado por: N Miguel OliveiraE para mim, instalar luz pública e asfaltar uma rua que só serve uma casa, não é do meu interesse, e não acho que o seja para a comunidade. Mas eu só valho um voto, como é natural.
Colocado por: nielskyAs proximas eleições são presidenciais. Deixe lá a política noutro planeta.
Colocado por: nielskySe a rua é publica e teve de ser cedida quando foi efetuado o projeto de loteamento, presumindo que houve, bem como devem ter pago as taxas devidas para os arruamentos, então é obrigação das entidades publicas garantir que seja utilizada como outra qualquer via, independentemente do número de utlizadores.
A democracia funciona quando cada cidadão vale um voto. Nem todos precisam de ser proprietários, nem todos querem pagar para algo que parece que é de todos mas na verdade é só de um... como parece ser o caso.
A democracia é a que me permite a mim querer um Estado que pondere bem os gastos que faz, e ter voto na matéria. E para mim, instalar luz pública e asfaltar uma rua que só serve uma casa, não é do meu interesse, e não acho que o seja para a comunidade. Mas eu só valho um voto, como é natural. O mesmo acontece com o user desta casa. Ele deve fazer o requerimento, depois, o Estado, em representação da comunidade lá decidirá se faz a rua ou não. Como contribuinte espero que não. Mas eu não lhe imponho a minha vontade. Apenas voto.
Nesta discussão apenas tento mostrar o outro lado, que não o de achar que a Câmara é uma entidade que só serve para me complicar a vida. Acho que faz sentido não pavimentar uma rua que só serve campos agricolas, e deixar na escuridão à noite uma zona com fauna.
Depois disso, sem contexto, eu só me guio pelo que aqui foi escrito. E pelo que foi escrito, parece-me sensata a posição da Câmara. É simples...
Agora, não vejo qual o problema da democracia aqui. Se o seu PCP fosse governo, se calhar a rua já estava pavimentada... e por mim tudo bem, era a vontade da maioria.
Colocado por: ALCLCFE no entanto o PCP parece todo seu :)
Voto maioritário nunca equivaleu a democracia...repetindo-me Liberdade, Propriedade e Privacidade, não carecem, como pilares fundamentais, de aprovação ou não, pela maioria. Ou existem ou não existe democracia.