Não sei bem se este tópico é um desabafo ou apenas um pedido de opinião... Pedi um empréstimo ao meu banco para fazer umas obras de remodelação na minha casa. A minha casa neste momento está toda hipotecada pois quando a avaliaram na compra(2005) o valor foi mesmo à conta para os 90% do emprestimo. Ou seja, foi avaliada na altura em +-156000! Nestes 5 anos foram feitas algumas obras de beneficiação: o acesso era em terra batida agora já está alcatroada, todos as janelas e uma porta foram substituidas por aluminio com isolamento termico, um telheiro foi completamente substituido bem como parte de um muro.
O que se passou foi que a avaliadora que lá foi agora, avaliou o existente em 2010 por 135000€!!! Curioso... Depois destas obras a casa ainda desvalorizou, e logo 21000€!!! E depois das obras que pretendo fazer e que vos mando em anexo o detalhe, ficaria a valer 147000€!!! mesmo assim ainda 9000 a menos do que em 2005!!!
É claro que com estes valores o banco não me empresta nada... Já reclamei junto do banco e pedi nova avaliação mas não sei se vai valer de alguma coisa...
O que acham de tudo isto? Como é possivel fazerem esta avaliação tendo em conta que um dos orçamentos que tenho para as obras é de 48800 + iva?
Não deveria pelo menos acrescer ao valor inicial da casa o valor das obras?
Como sabe o mercado imobiliário está em queda. È uma realidade agora os imóveis valem menos. As obras que entretanto fez, não têm muito significado para um avaliador, porque a casa já tinha janelas e porta, só que agora são novas, mas continua a ser o mesmo imóvel. É como montar extras num carro que depois ninguém vai valorizar. Depois ninguém lhe vai avaliar a casa com hipotéticas obras que ainda não foram feitas. No entanto não quero dizer que tenham feito a avaliação correctamente, provávelmente foi um pouco abaixo do que seria, mas globalmente é este o raciocínio.
Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam