Iniciar sessão ou registar-se
    • crisva
    • 6 novembro 2025 editado

# 1

Bom dia
    Vou começar uma remodelação de uma moradia. Coloco a foto do existente (era um café) e da planta final.
    Na planta final a "bola" assinalada é um pilar que não vai poder ser demolido, as janelas junto à porta principal já não se vão fazer para que não haja alteração de fachada.
    Aceitam-se opiniões.
      Screenshot 2025-11-06 122730.png
      Screenshot 2025-11-06 122534.png
  1.  # 2

Colocado por: crisvaAceitam-se opiniões.

Garantidamente, não me via a viver aí.
    Esse estudo para remodelação do que existia foi muito mal conseguido na minha opinião. Ainda por cima, ao ver o original, já não consigo deixar de associar ao novo estudo... vou sempre ver um café.
    Esse espaço aberto a partir da entrada é ainda mais exagerado do que se tem visto ultimamente, mas todas as outras divisões a "desaguarem" para esse espaço aberto é de um desconforto tremendo, e devassa dos espaços privados.
    Compreendo que devem haver limitações no que se pode ou não fazer aí, e que se queiram aproveitar paredes, mas não me parece que resulte de todo.
    Formatos estranhos, proporções nada a ver. Não parece uma casa bem estruturada, muito menos um lar aconchegante.
    Basicamente parece que foi pensado em modo "desenrascanço".
    Espero que consiga dar uma grande volta a isso. Mas isto é só uma opinião, e cada um tem as suas preferências.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  2.  # 3

Tenho quase a certeza que esse pilar poderá ser removido com algum reforço estrutural, no caso do edificio ter apenas 2 pisos.

Podes travessar uma viga H 5-6m E fazer uma janela para suprotar o ponto de tensão do pilar de cima, mas claro que isto obriga a calculo estrutural de eng civil.

eu fazia um escritório mais pequeno e possibilitava fazer do quarto dos miudos um quarto com Suite também, convertendo a casa de banho atual em WC de serviço.
    • crisva
    • 7 novembro 2025 editado

# 4

Boa tarde
    Foi feito um projeto de arquitetura e estabilidade, mas tem de ser revisto depois de "descascar" para ver o que está escondido. Mas vai ser feito um reforço estrutural não sei é ainda como.
    O escritório é o único compartimento que não poderá ser alterado, pois está um pouco acima tem uns 3 degraus.
    Obrigado pelo seu comentário.
  3.  # 5

Colocado por: Ruikode
    Garantidamente, não me via a viver aí.
    Esse estudo para remodelação do que existia foi muito mal conseguido na minha opinião. Ainda por cima, ao ver o original, já não consigo deixar de associar ao novo estudo... vou sempre ver um café.
    Esse espaço aberto a partir da entrada é ainda mais exagerado do que se tem visto ultimamente, mas todas as outras divisões a "desaguarem" para esse espaço aberto é de um desconforto tremendo, e devassa dos espaços privados.
    Compreendo que devem haver limitações no que se pode ou não fazer aí, e que se queiram aproveitar paredes, mas não me parece que resulte de todo.
    Formatos estranhos, proporções nada a ver. Não parece uma casa bem estruturada, muito menos um lar aconchegante.
    Basicamente parece que foi pensado em modo "desenrascanço".
    Espero que consiga dar uma grande volta a isso. Mas isto é só uma opinião, e cada um tem as suas preferências.
    Boa sorte.

Obrigado pela sua opinião, foi deveras desmotivadora.
    Fiz o que era suposto, contactei um arquiteto, que infelizmente mostrou-se pouco profissional, mas foi quase de encontro ao que eu pretendia: espaços amplos e luz. Poderia ter tido um pouco mais de "imaginação" é verdade.
    De qualquer forma, existem vários motivos para alterar um espaço que era um café (que ao vivo já nem parece que o foi): preço, localização, elevada procura para habitação e arrendamento a preços astronómicos, área interior e área exterior de cerca de 180m2, casas na zona a serem vendidas a 2000€/m2.
    Claro que não é a minha casa de sonho, para isso teria de alterar toda a minha vida e comprar uma casa frente ao mar.
    Devassa dos espaços privados, nem percebo muito bem o que quer dizer com isso, se o casal quer privacidade fecha a porta do quarto, a casa é para ser vivida entre família. Devassa dos espaços privados é uma familia de 4 em apartamentos minúsculos, ou ter de morar numa casa partilhada por outras familias.
  4.  # 6

Peço desculpa, mas não há volta a dar. Eu também acho que não está grande coisa... Parece algo feito por um curioso, e não por um arquitecto.

A preocupação com a devassa da vida privada é pertinente, se não o fosse não havia 'halls dos quartos' nem 'halls de entrada' em casa nenhuma... E, pelo menos o hall de entrada, era muito fácil de meter aí.

Vai mudar tantas paredes de sítio, de certeza que há maneira de dar a volta a isso. Eu contactaria outro arquitecto, para um esboço preliminar. Pode ser que fique melhor...

Edit: as opiniões não são para desmotivar, são para alertar. Daqui a uns anos, se a sua situação melhorar (como falou em constrangimentos de preço), e depois de se aperceber do que lhe estão a dizer, vai querer meter isso direito. E com isso vai estar a gastar dinheiro duas vezes...

0.0108 seg. NEW