Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Acabava com a duplicação de corredores...mudava a instalação sanitária de sitio...alargava a entrada...mais luz natural...criava uma parede divisória para a sala ou apenas um aparador...
  2.  # 22

a meu ver a coisa só se "safa" quando a wc social passar para o o fim da garagem ou seja ajeitando todo aquele corrente da lavandaria e wcs.
  3.  # 23

Uma sugestão feita a martelo para tentar solucionar as situações acima identificadas no hall

.
  4.  # 24

Colocado por: dmanteigasA sugestao do N Miguel tb faz sentido para o WC social, mas eu continuo sem perceber a insistencia na entrada onde esta em vez de pela lateral o que e ate mais pratico quando se sai do carro.

Eu considero que ambas são válidas, no abstracto. Também conheço DO em que ter portas na lateral lhes faz confusão.

Ainda assim, e neste caso, eu preferiria ter a porta da frente voltada para a frente da casa, e não para o coberto dos carros.
    Isso traz estrutura à casa, marca claramente a entrada, que é sempre um ponto, um momento importante e hierarquiriza a fachada, servindo de transição entre uma parede e um vazio.

Além disso, não condiciona o estacionamento nem a entrada da casa. Imaginando que se estaciono de frente, o movimento de entrar a pé passa a ser mais natural. Se tiro as compras da mala, dá mais jeito ter a porta voltada para a frente... e outra coisa...

Falta contexto da envolvente, mas imagino que também se chegue a casa a pé, de bicicleta, etc... e não todas as vezes de carro mesmo.

E em último... feiote é ir a sair de casa e a primeira coisa que vejo ao abrir a porta é a lateral de um carro. Hoje são dois Sedan, amanhã tem dois jipes e nem sai como deve de ser. Além disso, há as regras do DL 163/2005 e é preciso certo espaço junto à porta. Eu preferia tê-la na frente e ver um limoeiro, ou uma oliveira e se há nuvens no horizonte quando vou a sair de casa.
    Concordam com este comentário: Alexandre Oliveira
  5.  # 25

Em suma, andámos aqui a perder tempo com detalhes sem contexto. Daqui a uns meses, o autor do tópico chega e diz que tem os orçamentos muito altos para esta casa... É muita área. Convém contar com a garagem nessas contas de merceeiro, ainda que seja aberta. Pois só lhe falta o portão. Também por isso acho melhor a porta de entrada fique na frente. Hoje é um coberto, amanhã é uma garagem fechada.
    A juntar aos alpendres, pátios, etc, temos aqui quanto? 250m², 270m²? Que orçamento há para isto hoje dia? Em que zona do país é?

É melhor bater com a cabeça agora, que mais tarde, quando já se fizeram especialidades, projecto aprovado, mapas de quantidades, etc... em vez de estarmos a discutir o armário do átrio.

Eu não dúvido que não falte gente com 400-500k€ e capacidade para construir uma casa assim. Mas normalmente esses não andam aqui pelo fórum...
  6.  # 26

Mas já agora, sobre o armário do átrio:

Claro que falta contexto. Mas se repararem bem, o primeiro quarto tem a cama a tracejado. O que é que isto me diz?

Que se trata de um casal, com um filho apenas. Em que o segundo, se vier, tanto pode dormir com o irmão (sendo do mesmo sexo), como pode ter um quarto exclusivo para sí.

Ou seja, o primeiro quarto, tanto pode ser para dormir, como um quarto de brincar, ou um escritório onde inclusivé se possam receber clientes.

É aqui que entra o tal armário em ação. Pois permite que um estranho vá da porta de entrada ao escritório sem devassar a privacidade das salas e cozinha. Mesmo o armário de duas faces, o que permite é que, mesmo a meio tenha duas portas de correr, que permite bloquear a passagem dos dois lados. Se ao mesmo tempo, a porta do corredor dos quartos estiver fechada... voilà!

Um cliente, pode perfeitamente entrar em casa, ter acesso a uma WC, e chegar ao escritório sem perturbar a vivência e intimidade dos outros users da casa.

Até pode não ser nada disto. Mas a meu ver, é uma mais valia desta casa. Certa flexibilidade. A execução do design pode não estar a 100%, mas parece-me que organizacionalmente, a coisa está no bom caminho. Mas lá está, falta contexto, não fazemos ideia do que quer o Dono de Obra.
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
  7.  # 27

Colocado por: N Miguel OliveiraÉ aqui que entra o tal armário em ação.

Eu continuo a achar que aquele armario duplo apenas serve para 'queimar' sensivelmente 16m2 de area util da area social.
    Obvio que nao temos contexto, mas se for isto:

Colocado por: N Miguel OliveiraPois permite que um estranho vá da porta de entrada ao escritório sem devassar a privacidade das salas e cozinha.

Entao aquele quarto onde esta faz 0 sentido. Devia provavelmente estar invertido com a lavandaria para dar total privacidade, tendo uma entrada independente.

Colocado por: N Miguel OliveiraEu considero que ambas são válidas, no abstracto. Também conheço DO em que ter portas na lateral lhes faz confusão.

Obvio. Por isso e que em resposta a um user que comecou logo a suspirar eu escrevi isto:

Por isso e que disse que devia suspirar menos. Porque comecou logo a suspirar em vez de pensar, como se so existisse uma solucao correta ou como se a solucao que se adequa a sua opiniao e vivencia fizesse sentido para esta casa.

Se a casa fosse para mim eu via 'n' problemas, mas se o unico problema fosse aquele que todos comeceram a discutir (ter privacidade num eventual 'hall de entrada') eu vejo varias opcoes validas que nao impliquem passar a ter uma porta de entrada onde se apanha chuva a sair do carro coberto para entrar em casa.
  8.  # 28

Colocado por: dmanteigasEntao aquele quarto onde esta faz 0 sentido.

Depende. Pode estar à procura de algo que funcione das duas maneiras. Em que se fôr quarto de dormir disfruta do deck da piscina... e se fôr escritório permite chegar até ele mantendo-o de certa forma isolada.

Eu não acho mal manter certa flexibilidade. Até pode manter isso, mas em vez de um armário ter um ripado. Ainda que eu imagino que o armário pode fazer falta numa casa sem uma despensa.

Colocado por: dmanteigaseu vejo varias opcoes validas que nao impliquem passar a ter uma porta de entrada onde se apanha chuva a sair do carro coberto para entrar em casa.

Se reparar no meu desenho, à frente da porta de entrada é coberto. A pala alinhava pela parede da cozinha, sem ângulos obtusos. A privacidade na casa mantêm-se, e escusa de virar a porta contra os carros. Tudo funcionava bem, a meu ver. Mesmo sem aquele armário na entrada, a privacidade mantinha-se no momento de entrar, devido ao nicho do tapete de entrada.

Agora, por príncipio, não acho mal entradas laterais. Neste caso, acho melhor de frente.
    Estámos só a especular, falta contexto.
  9.  # 29

Olá a todos e obrigado pelas opiniões.
    A nível de contexto vou acrescentar algumas notas que parecem ser relevantes:
    - Somos um casal com <30 anos sem filhos, com ambição de ter 2;
    - Pedimos um T3, e como temos muito baixa probabilidade de trabalhar de casa, o quarto a tracejado vai ser efetivamente um quarto e não um escritório e vai ser simétrico ao outro;
    - Temos bastante limitações a nível de áreas/limites por causa dos vizinhos a sul este e oeste;
    - Pedimos efetivamente uma casa funcional, com área social em open space, 2 quartos + suíte + lavadaria + "garagem aberta"
    - Localização é Norte/Centro a 30km da costa

0.0171 seg. NEW