Conto iniciar construção de moradia no centro norte no próximo ano e já estou a pedir orçamentos. No entanto, ainda não decidi o que colocar para fazer o aquecimento/arrefecimento da casa e nesse sentido peço-vos ajuda para chegar à melhor solução. O que é importante saber: -Não tenho um budget alinhavado para esta parte mas como todo o português, se puder evitar gastar desnecessariamente, melhor; -Não irei ter gás em casa; -A casa será para duas pessoas e com uma área útil de 200m2 divididos por dois pisos (andar de cima com 3 quartos, andar de baixo de cozinha e sala). No entanto, poderei ter convidados tempo a tempo; -Atualmente no inverno raramente uso aquecimento em minha casa (aquecedor). Ou seja, prevejo não usar muito aquecimento no futuro, até porque a casa estará bem isolada. Também não tenho AC mas que usaria no verão caso tivesse. -Poderei considerar a criação de um sistema de aquecimento a lenha (recuperador de calor).
Estarei errado a assumir que AC talvez fosse o ideal? Deverei considerar outras opções?