Iniciar sessão ou registar-se
    • cdb
    • 7 novembro 2025

# 1

Bom dia.

Conto iniciar construção de moradia no centro norte no próximo ano e já estou a pedir orçamentos. No entanto, ainda não decidi o que colocar para fazer o aquecimento/arrefecimento da casa e nesse sentido peço-vos ajuda para chegar à melhor solução.
    O que é importante saber:
    -Não tenho um budget alinhavado para esta parte mas como todo o português, se puder evitar gastar desnecessariamente, melhor;
    -Não irei ter gás em casa;
    -A casa será para duas pessoas e com uma área útil de 200m2 divididos por dois pisos (andar de cima com 3 quartos, andar de baixo de cozinha e sala). No entanto, poderei ter convidados tempo a tempo;
    -Atualmente no inverno raramente uso aquecimento em minha casa (aquecedor). Ou seja, prevejo não usar muito aquecimento no futuro, até porque a casa estará bem isolada. Também não tenho AC mas que usaria no verão caso tivesse.
    -Poderei considerar a criação de um sistema de aquecimento a lenha (recuperador de calor).

Estarei errado a assumir que AC talvez fosse o ideal? Deverei considerar outras opções?

Agradeço qualquer ajuda que me possa ser dada.
  1.  # 2

Ar condicionado, ar condicionado, ar condicionado. Fácil, barato, comum.
  2.  # 3

Piso radiante com bomba de calor para aquecimento/arrefecimento e AQS
  3.  # 4

Colocado por: cdbNão tenho um budget alinhavado para esta parte mas como todo o português, se puder evitar gastar desnecessariamente, melhor;

Colocado por: tiagodiafPiso radiante com bomba de calor para aquecimento/arrefecimento e AQS

0.0092 seg. NEW