Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: RicardoPortoEsses perfis em C soldados a neca assustam-me.

Lembro-me de questionar o fiscal sobre os perfis em C soldados e disse-me que não haveria problema.

Colocado por: RicardoPortoMas o projeto também está uma vergonha
    .. os tem ligações?

O que aponta neste projeto de mal? Eu não sou da área, então não consigo ver.
  2.  # 22

Colocado por: callinas

Depende dos preços, é situação a analisar.
    Na altura que se fez essa obra, o viroq de segunda, era mais barato que o contraplacado marítimo.

O VIROC 12mm custa o triplo de OSB3 de 12mm.

Contraplacado "maritimo" é usado em cofragem, é igualmente mais barato que o VIROC, o contraplacado normal (sem filme) é demasiado "bom" para este tipo de aplicação.
  3.  # 23

Colocado por: Varejote

Não, contraplacado marítimo e alguns com este preto antiderrapante.
      cmat1250250021-contraplacado-maritimo-01.png

Esse texturado é para revestir o fundo de caixas de carga (camiões) e o que tem filme é para cofragem. "Maritimo" é todo ele desde que tenha colas de formaldeído na composição. Antigamente começou a chamar-se contraplacado maritimo ao que levava as folhas de madeira coladas com uma cola escura quase preta.
  4.  # 24

Colocado por: vascooool
    Lembro-me de questionar o fiscal sobre os perfis em C soldados e disse-me que não haveria problema.

O que aponta neste projeto de mal? Eu não sou da área, então não consigo ver.

Vou falar por experiência própria e pelo que me disseram quando usei o sistema de aço leve para fazer um piso intermédio tipo mezanino.
    Na altura o vão era de 7m e o que me aconselharam foi perfis C de 250x43x2.5mm aço S280GD (estrutural) e sem emendas. Os perfis são de 6m e de 12m sendo o de 6m insuficiente e de 12m com bastante desperdício no entanto por meia dúzia de euros a mais eles fornecem com 7m ou outra medida e vem perfis inteiros.
    Na altura falou-se em comprar o de 6m e emendar com 1m mas nem o projectista nem a Perfisa aconselharam mas podia-se fazer mas era emendado conforme pormenor deles não soldado.
    Mas na altura verificou-se a diferença de custo e não valia a pena era uma diferença irrisória e mandou vir perfis com 7m.
    Nunca irá ter uma laje igual a de betão isso é certo.
  5.  # 25

Vítor tens que ver a resistência, resistência ao fogo etc etc
    Não podes comparar osb de 12 mm com viroc de 12mm, muito diferentes a nivem de resistência

O viroq quase que não arde, pode levar com água, humidades e não se estraga.

O viroq é feito para estar há vista, mas há placas que não passam o controlo de qualidade e são vendidas bem mais baratas. É uma questão de consultarem.
    Gostava de saber como fazes um projeto de incêndios de um edifício em que usas como laje painéis OSB?
    E o preço não é assim para o 3x mais
  6.  # 26

O OSB será sempre melhor estruturalmente que o Viroc devido ao tamanho e disposição das fibras de madeira. Sobre a resistência ao fogo, o OSB 3 standard perde sim para o VIROC, neste caso teria de ser uma opção de OSB resistente ao fogo. No caso da KRONOSPAN existe o OSB 3 Firestop que julgo ter a mesma classe de resistência ao fogo que o VIROC (B-s1,d0), sobre a resistência à humidade? São ambos muito equivalentes e nenhum deve estar diretamente exposto aos elementos sem um verniz ou revestimento de proteção. O próprio OSB 3 já tem bom comportamento em ambientes húmidos.

Na minha opinião o VIROC é demasiado caro para aquilo que oferece para além da cosmética. É um material que envelhece mal e lida mal com as diferenças de temperatura. A própria fixação mecânica dos paineis obedece a regras (na sua maioria não respeitadas) que mais cedo ou mais tarde vão causar danos na própria placa e comprometer a resistência da mesma caso seja utilizada como estrutural.
  7.  # 27

Colocado por: callinas
    E o preço não é assim para o 3x mais

Preços de referência:

VIROC cinza bruto 12mm - 19,10€/m2 + IVA
    OSB 3 KRONO 12mm - 6,58€/m2 + IVA

Edit:
    Não consideraria a espessura de 12mm para a necessidade do OP obviamente.
  8.  # 28

O viroq é mais resistente que o OSB para mesma espessura
  9.  # 29

10.  # 30

Uma alternativa ao Viroc: Placas SECOLITE Cimentícia - bem mais barata.
  11.  # 31

As placas secolite são boas para tetos exteriores.
  12.  # 32

Nunca na vida aceitaria peças tão pequenas soldadas 2x, ainda por cima com soldas "alinhadas", parece que aproveitaram todas as pontas da obra

Chame aí o projetista ou alguém que faça um relatório a dizer que isso está ok.

O projeto, pelo excerto que colocou, não tem detalhe do viroc

Deixo foto de como se emendam madres que nunca vi nenhuma soldada em pisos
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vascooool
      Screenshot_20251114_231548_Chrome.jpg
  13.  # 33

Colocado por: callinasO viroq tem de estar fixo no perímetro, colado ou aparafusado a uma viga, com 2 ou 3 apoios intermédios, esses também fixos por parafusos ou colagem.
    Claramente isso não foi feito.
    O facto de o viroq ser de 12 mm em vez de 18 não será aqui o maior problema. Não aguenta com uma multidão mas aguenta de sobra com 1 pessoa ou duas.
    Não vejo parafusos , e coladas não devem ter sido pois a cola é cara como o lume.

Parece que aparafusaram, mas não acertaram em aparafusar todas as placas, pelo que consegui ver, podem ter falhado a fixar alguma placa. Há um caso de 2 parafusos mas ambos na mesma placa, aparentemente.

Colocado por: RicardoPortoNunca na vida aceitaria peças tão pequenas soldadas 2x, ainda por cima com soldas "alinhadas", parece que aproveitaram todas as pontas da obra

Chame aí o projetista ou alguém que faça um relatório a dizer que isso está ok.

Pormenor da soldadura agora.

Passados mais de 2 anos, parece que a soldadura está okay.
    sobra de viroc
    Pormenor de sobra de viroc da obra

0.0205 seg. NEW