Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Em primeiro lugar dizer-vos que de obras percebo pouco por isso peço a vossa compreensão e desculpem qualquer gralha aqui pelo meio...

Estou, desde o início do ano, a renovar uma casa construída há 70 anos, e um dos objetivos é respeitar a sua arquitectura e história, pois foi isso que me fez apaixonar por ela.
    O piso (exceto cozinha e casas de banho) é em taco 21x7x2cm. Os padrões e o tipo de madeira variam de acordo com a divisão da casa. Infelizmente o 1º piso teve de ser todo arrancado pois uma parte estava apodrecida devido a uma infiltração (a casa esteve fechada durante vários anos) e outra parte estava com "bicho". Ou seja cerca de 90m2 de piso vão ter de levar taco novo, o restante vai ser recuperado.

Tenho várias perguntas para as quais precisava de vossa ajuda:

1) Que tipo de madeira aconselham a colocar no lugar do taco que foi removido (1º andar)? (procuramos algo com muita durabilidade, resistente ao tal "bicho" da madeira, se é que tal é possível; de preferência um tom mais para o escuro; o orçamento não é ilimitado, mas preferimos investir um pouco mais agora e colocar algo realmente bom)

2) temos uma pequena cave (cerca de 60m2) sem caixa de ar, já conseguimos perceber que nesse piso o taco é Mecrusse. Para grande tristeza nossa (porque gosto bastante do tom dessa madeira) já não conseguimos encontrar taco igual pois se assim fosse com certeza seria essa a nossa opção para o 1º andar. Alguns tacos deste andar estão soltos, provavelmente por não ter caixa de ar. Aconselham a levantar tudo e voltar a colar ou colar apenas os que se encontram soltos? Qual o melhor material para o acabamento visto ser uma cave sem caixa de ar? Não quero colocar algo muito forte que não deixe a madeira respirar.

3) A casa fica no concelho de Matosinhos. Conseguem recomendar-me um bom profissional que trabalhe por esta zona?

4) E carpinteiros/profissionais que façam taco desta medida? Já me recomendaram a "Sá e Quesada" e estou à procura de mais opções para poder encontrar um valor justo.

Desde já muito obrigada a todos!
  2.  # 2

consulte o -> Romeu Silveira (Tacos e taquinhos) ou a tacopendao.pt
    eles têm fornecedores e com melhor preço do que o cobrado ao cliente final.
    •  
      imo
    • 15 novembro 2025 editado

# 3

Fiz uma remodelação este verão de cerca de 45 m2 de tacos em pinho.
    O empreiteiro substituiu só os tacos irrecuperáveis, que não foram assim tantos (imagino que uns 5 m2).
    Fez um tratamento anti bicho (caro), e foi todo reparado, afagado e envernizado.
    O resultado foi muito bom, apesar de nalguns tacos (bastantes) notarem-se vestígios dos buracos dos bichos e da sua provecta idade, ou seja, não ficou "como novo".
    O que não me incomoda nada, acho que até lhe dá alguma patine.
    Boa sorte
  3.  # 4

Colocado por: imoFiz uma remodelação este verão de cerca de 45 m2 de tacos em pinho.
    O empreiteiro substituiu só os tacos irrecuperáveis, que não foram assim tantos (imagino que uns 5 m2).
    Fez um tratamento anti bicho (caro), e foi todo reparado, afagado e envernizado.
    O resultado foi muito bom, apesar de nalguns tacos (bastantes) notarem-se vestígios dos buracos dos bichos e da sua provecta idade, ou seja, não ficou "como novo".
    O que não me incomoda nada, acho que até lhe dá alguma patine.
    Boa sorte

Pode partilhar qual foi o valor que pagou?
    •  
      imo
    • 16 novembro 2025

# 5

Não tenho a certeza, foi subcontratado pelo empreiteiro, mas se não estou errado rondou os 1500 €.

0.0084 seg. NEW