Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,
    Sempre tive este "receio", mas até hoje nunca tinha acontecido nem nunca tinha ouvido nenhum relato disso de amigos/familiares.
    Ao abrir a tampa da sanita deparo-me com um rato/ratazana de dimensões significativas, que felizmente ficou tão chocado como eu e se pôs a caminho de volta pelo tubo abaixo.

A minha questão então é, há algo que possa instalar no tubo de escoamento, tipo uma válvula só de 1 sentido para impedir que estes sacanas voltem a subir até aqui?
    Já contactei os serviços da câmara e disseram-me que iriam intervir o quanto antes nos esgotos da zona, mas isso não me tranquilizou como é óbvio.

Agradeço dicas do que fazer ou sugestões de produtos como o que mencionei acima que possa instalar para prevenir isto. Estou disposto a desmontar a sanita para o fazer.
  2.  # 2

leia aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/41057/valvula-retencao-esgotos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Davez91
  3.  # 3

Será que esta é compatível?

ARB-1

Não faço ideia do diâmetro do tubo do esgoto. Sendo um apartamento de 2000, sabe qual seria a medida típica? O tubo está na vertical, diretamente abaixo da sanita.
  4.  # 4

Só por curiosidade , qual a zona ou município ?
  5.  # 5

Colocado por: larkheSó por curiosidade , qual a zona ou município ?

E qual o andar... podemos estar perante um Rattus norvegicus oríbata
  6.  # 6

Desconhecia que apartamentos em pisos superiores, também tinham caixas de visita.
  7.  # 7

Colocado por: taunus

E qual o andar... podemos estar perante um Rattus norvegicus oríbata

O verdadeiro gabiru 😶‍🌫️
  8.  # 8

Colocado por: larkheSó por curiosidade , qual a zona ou município ?

Venda do Pinheiro, um apartamento no 1º andar.
    E foi durante o dia, pensei que fossem noturnos mas afinal aventuram-se a qualquer hora.
  9.  # 9

só tem um mal essas valvulas.. se houver algum problema .. consegue imaginar

Colocado por: Davez91E foi durante o dia, pensei que fossem noturnos mas afinal aventuram-se a qualquer hora
    dentro dos tubos não há sol
    Concordam com este comentário: Davez91
  10.  # 10

Colocado por: antonylemossó tem um mal essas valvulas.. se houver algum problema .. consegue imaginar

dentro dos tubos não há sol
    Concordam com este comentário:Davez91

Exato.. Foi justamente o que um canalizador com quem falei me disse. Caso haja algum problema, a manutenção seria altamente inconveniente. E a própria instalação poderia nem sequer ser possível sem partir o chão da WC, dependendo de como os tubos estão montados e do espaço disponível para instalar a válvula.

0.0092 seg. NEW