Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

O meu avô comprou na década de 40 um prédio urbano e um prédio rústico. Foi feita escritura, já tenho cópia certificada, e foi feito o pagamento da Sisa. Não foi feito o registo na Conservatória nem nas Finanças. O Imi foi sempre pago pelos anteriores proprietários e após pedir a Certidão Permanente verifiquei que os 2 prédios estão inscritos e informatizados mas não no nome do avô, entretanto ele e aminha avó já faleceram e os filhos nunca fizeram habilitação de herdeiros e dos 7 filhos já só um é vivo...estou a tratar do processo mas estou na dúvida se consigo fazer o registo no nome do meu avô e depois a habilitação de herdeiros ou se faço a habilitação de herdeiros e só depois o registo na Conservatória.

Agradeço a quem possa elucidar ou já tenha tido uma experiência idêntica.
    Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: Maggy123O meu avô comprou na década de 40 um prédio urbano e um prédio rústico.

Tenta o que quiser, mas o mais provável é os imóveis já terem passado por umas quantas mãos.
  3.  # 3

Verifiquei através de pedido de certidão permanente da CRP que está tudo no nome das pessoas que venderam ao meu avô.
    Existem 2 pessoas da familia, herdeiros do meu avô, 1 filho e 1 neto a residir numa casa num dos imóveis.
    • size
    • 11 novembro 2025

# 4

Colocado por: Maggy123
    ...estou a tratar do processo mas estou na dúvida se consigo fazer o registo no nome do meu avô e depois a habilitação de herdeiros ou se faço a habilitação de herdeiros e só depois o registo na Conservatória.

Agradeço a quem possa elucidar ou já tenha tido uma experiência idêntica.
    Obrigada

Convém entregar isso a um solicitador para ele procurar fazer o que não foi feito ao longo das sucessões.
    Concordam com este comentário: nielsky
  4.  # 5

Nos anos 90 foi entregue a um advogado ( reformou-se e fechou o escritório) mas nada foi feito, inclusive a familia ficou sem documentação, que só agora com o Apoio do Arquivo Distrital conseguimos cópia autenticada - escritura e pagamento da Sisa
    • size
    • 11 novembro 2025

# 6

Às tantas, os herdeiros do vendedor já terão passado isso para o nome deles.
  5.  # 7

Colocado por: sizeÀs tantas, os herdeiros do vendedor já terão passado isso para o nome deles.
  6.  # 8

Se assim for mais complicado fica ?!!
    • size
    • 11 novembro 2025

# 9

De imediato, há que conferir em que nome é que, atualmente, se encontram registados os prédios.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maggy123
  7.  # 10

Já verifiquei...na certidão permanente aparece já no nome dos herdeiros de quem vendeu ao meu avô.
    • size
    • 12 novembro 2025

# 11

Então, será para esquecer...
    Dificilmente poderá ser recuperado o direito de propriedade.
  8.  # 12

Isto parece o tópico ao lado, mas pela parte de quem comprou e não registou.
    Concordam com este comentário: FFAD

0.0175 seg. NEW