Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros participantes,

    Estou a construir e muito confuso quanto à escolha do sistema de aquecimento a utilizar para a minha moradia dada a variedade de soluções existente no mercado. Dado o elevado preço do gasóleo estão me informando que a melhor forma actual será aquecimento por piso radiante com alimentação de um recuperador de calor a pellets. A minha ideia seria utilizar este processo para aquecer a casa e as águas sanitárias durante o inverno e um painel solar para as águas sanitárias para o verão.

    Dada a minha "ignorância" sobre o assunto agradecia comentários dos especialistas sobre a melhor forma actual e se esta que mencionei será uma boa solução ou não.

    Lanço esta discussão que julgo ser importante para todos em geral e para mim em especial.

    Desde já os meus agradecimentos antecipados pelas resposta.
  2.  # 2

    Boa tarde Vítor!

    Eu estou em fase de projecto, mas igualmente indeciso relativamente ao sistema de aquecimento central e AQS.

    Essa ideia parece-me boa, o recuperador a Pelletes para aquecimento do pavimento radiante e AQS juntamente com os painéis solares.

    Coloco aqui outra hipótese no fórum, que é muito semelhante a essa:

    O que acham de ser uma bomba de calor a aquecer o pavimento radiante e AQS juntamente com os painéis solares?

    Admitindo que as novas soluções de painéis solares já têm um bom desempenho, a bomba de calor só irá dar uma ajudinha no aquecimento das AQS e do pavimento radiante (que não exige tanto como os radiadores de parede porque trabalha a temperatura inferior).

    Já agora, em caso de viabilidade, qual será a solução mais cara, comparativamente com a do Vítor? Tanto em custos iniciais, como de exploração...

    Cumprimentos
  3.  # 3

    A bomba de calor pode ser uma boa alternativa... depende da região climatérica. A eficácia da mesma decresce se ultrapassado os limiares dos 5º C para baixo...

    Eu consideraria sempre AQS com sistema independente do aquecimento central.
    AQS é utilizado 100% no ano.
    Aquecimento central NÃO.
  4.  # 4

    Obrigado pelo comentário Pedro!

    O que considera como sistemas independentes? Uma fonte de calor só para as AQS e outra só para o aquecimento central? Sendo assim, quais as fontes de calor sugeridas?

    Ou será que dá para ter ambos os sistemas alimentados da mesma forma (neste caso, painéis + bomba de calor), mas ter a instalação seccionada possibilitando desligar/ligar a parte correspondente ao aquecimento central?

    Cumprimentos
  5.  # 5

    Não conheço os condicionantes do projecto, mas eu gosto de implementar soluções de AQS de termosifão (se não se levantarem problemas de ordem visual com os mesmos) são muito eficientes, de simples manutenção e com o preço de aquisição mais baixo (recomendo SOLAHART).

    Só está a considerar aquecimento... e o arrefecimento?
    • eu
    • 3 junho 2008 editado

     # 6

    Caro Vitor Alves,

    Eu estou na mesma situação e já perdi muitas horas a pensar neste assunto. A conclusão a que cheguei é que o melhor a fazer é...

    Instalar ar condicionado !!! Porquê ?

    1- Permite aquecer e arrefecer rapidamente;
    2- O investimento inicial é de longe o menor de todos;
    3- É uma solução simples, logo com menos probabilidades de avaria;
    4- O consumo é extremamente baixo;
    5- Manutenção quase inexistente;
    6- Em caso de avaria, qualquer técnico de AC resolve o problema;

    No meu caso particular, estava a pensar colocar piso radiante com uma caldeira a lenha, uma vez que tenho acesso a grandes quantidades de lenha. Depois comecei a fazer umas contas... a instalação do piso radiante ficava em cerca de 7000 euros (160 m2 de área aquecida) + uns 2000 euros para a caldeira + chaminé + sistema de controlo. A instalação completa ficava sempre acima dos 10000 euros.

    Um sistema de bomba de calor fica ainda mais caro, pois só a bomba custa uns 10000 euros. E se ela avaria?

    Aquecimento por caldeira a gasóleo é para esquecer, dado o preço do gasóleo.

    Ora, por incrível que pareça, uma instalação de 7 ACs de 9000 btus pode ficar por apenas 3500 euros !!!! São 6500 euros de diferença !!!

    A única desvantagem dos ACs é que temos que ter uma solução independente para as águas sanitárias. Estou a pensar em energia solar + um vulgar esquentador. É uma solução simples e económica.

    Eu cada vez mais estou convencido que quanto mais simples e barato, melhor.
    Concordam com este comentário: Hynek
  6.  # 7

    Sim, também concordo com a solução A/C (inverter com alto COP e EER)

    Não coloque um esquentador para backup de AQS... ou melhor ainda, não utilize gás na sua habitação.
    Concordam com este comentário: Hynek
    • eu
    • 3 junho 2008 editado

     # 8

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não coloque um esquentador para backup de AQS... ou melhor ainda, não utilize gás na sua habitação.


    Porquê? Por razões de segurança?

    Que solução aponta para backup de AQS?
  7.  # 9

    ... a própria resistência eléctrica do acumulador de AQS.
    Segurança, não digo, mas é menos um serviço a contratar, menos uma instalação para manter/ executar.
    • eu
    • 3 junho 2008

     # 10

    Sim, tem essa vantagem de tornar tudo mais simples.

    E se se usar um programador e tarifa bi-horária, talvez o custo não seja assim tão elevado. Ainda por cima poupa-se no circuito de gás e no esquentador.

    Tenho que fazer umas contas, mas sou cada vez mais um adepto de coisas simples :)
  8.  # 11

    Obrigado pelos comentários,

    No entanto ninguém fala de recuperadores a Pallets, no entanto foi-me informado que seria o sistema mais utilizado no futuro.
    Nesta fase como estou na pré instalação, tenho que decidir para o futuro.

    Também estou receptivo ao uso somente dos A/C + paineis solares para AQS.

    Agradeço comentários sobre os pellets.

    Obrigado.
  9.  # 12

    Não mem parece solução para o fututo ter de andar a comprar pellets ( qual o preço por Kilo? quanto se gasta por hora?) apesar dos mesmos serem derivados de material sobrante da transformação da madeira...
  10.  # 13

    Boa tarde a todos!

    Pedro, para arrefecimeto usaria a mesma bomba de calor mas ligada a ventilo-convectores. Nos 3 quartos nao iria ter pavimento radiante, mas ventilo-convectores. Na sala, cozinha, escritório e all que têm pavimento radiante, deixaria pré-instalação para ventilo-convector, caso venha a ser necessário arrefecimento.
  11.  # 14

    Anónimo disse:
    Caro amigo,

    O Piso radiante é um sistema que tem que funcionar de maneira continua, 24h/24h, regulado por termostátos individuais em cada zona da habitação,
    um recuperador de calor não é a melhor ideia para esse sistema, a não ser que queira ficar a durmir ao lado dele para o carregar de pellets (informe-se da autonomia do recuperador a pellets), é sim uma boa solução para outro tipo de aquecimento.
    O melhor para piso radiante hoje em dia, visto o preço do gasoleo, ainda é a bomba de calor, tendo em conta que mais tarde poderá diminuir o seu consumo graças ao sistema solar.
    Concordam com este comentário: Luís Borges
  12.  # 15

    Anónimo disse:
    Caro amigo,

    Fala de 7 aparelhos AC por 3500 euros, mas esqueceu-se com certeza da tubagem e da mão de obra,
    e quando ligar os 7 aparelhos para aquecer os 160m2, consulte a sua factura de electricidade, e esta solução não é compatível com energia solar, será que não vale a pena investir no futuro ?
  13.  # 16

    Boas,

    Acho que é importante não esquecer o isolamento, pois tambem pode influenciar nos consumos e custos.
  14.  # 17

    Boas! estava interessado em colocar paineis solares e aproveitar eventualmente o subsidio do governo para tal. A minha duvida,sou leigo nisto, é que eu tenho uma vivenda com caldeira a gasoleo para AQS e aquecimento central.O que eu pretendi era desligar a caldeira apartir de Abril e só ligar em Outubro, eventualmente, aproveitando o aquecimento das aguas sanitarias pela energia solar. Mas tendo que ter um sistema de apoio , e se utilizar a caldeira, esta tera de ficar ligada sempre todo o ano? Era isto que eu não pretendia!! Qual o melhor sistema?
  15.  # 18

    Também tenho andado as voltas com este problema e cheguei mais ou menos as mesmas conclusões e duvidas.

    Ha nesta discussão algumas ideias erradas acerca dos pellets, acho eu: ha caldeiras com uma grande autonomia (vi um video sobre uma casa em Bruxelas que enche o deposito 3 vezes por ano) e, pelo que tenho lido, é de longe a fonte de energia mais barata neste momento (em Portugal e penso que não so). A minha duvida tem mais a ver com a "massa critica" que possa ou não existir na minha região, porque não gostaria de depender de um unico fornecedor a granel (que entregam pelo menos uma tonelada, isso sei que fazem). Por outro lado, no meu caso concreto, como se trata de uma renovação e não me quero pôr a partir paredes, abrir roços e pôr vigas de betão a torto e a direito (e, por outro lado, tenho limitações em matéria de cargas com as quais prefiro conviver), não sei se sera muito adequado.

    Por isso, também estou virada para o AC para o aquecimento (uma solução "leve", barata e flexivel. Foi-me dito que provavelmente daqui a uns 3 ou 5 anos a electricidade solar ja estara mais afinada e que vale a pena prever uma pre-instalação no sistema.

    Quanto às AQS, além dos painéis solares (para o que estou à espera da Sunaitec...) encontrei uma solução que acho particularmente elegante, as bombas de calor interiores que usam, por exemplo o calor e a humidade gerados numa cozinha, lavandaria, etc. Como vou ter dificuldade em convencer a engenheira civil de serviço a deixar-me pôr meia tonelada de termoacumulador em cima de um sobrado de madeira, andei à procura de um "split" e encontrei:

    http://www.ochsner.com/typen_ww.htm

    A Europa Mini IWP é pequenina e maneirinha e pode ser posta num sitio onde me ajuda a secar a roupa e a desumidificar a casa de banho e a cozinha e o termosifão no andar de baixo. Tanto quanto vi num site estrangeiro, deve custar à volta dos 2000 euros. Claro que da solução "elegante" à solução pratica e com uma boa relação custo-beneficio vai uma certa distância, e eu gostava de ouvir cmentarios de quem esteja habituada a fazer e a ver instalações.
  16.  # 19

    Colocado por: lobitoé de longe a fonte de energia mais barata neste momento

    Tem essa certeza? Mesmo comparando com uma boa bomba de calor com rendimento superior a 400% (sim leu bem, 400%...)
  17.  # 20

    Bom, quando se diz "fonte de energia mais barata", as comparações são feitas entre electricidade, gas, pellets, lenha (que é ainda mais barata, alias), etc, às tarifas normais. Realmente, não entram em linha de conta com o facto de a bomba de calor "multiplicar" o rendimento da dita electricidade... Ja não sei onde é que vi as comparações, mas realmente sera interessante verificar isso!
 
0.0217 seg. NEW