Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 4 julho 2009 editado

# 1

Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Caro amigo,

Fala de 7 aparelhos AC por 3500 euros, mas esqueceu-se com certeza da tubagem e da mão de obra,
    e quando ligar os 7 aparelhos para aquecer os 160m2, consulte a sua factura de electricidade, e esta solução não é compatível com energia solar, será que não vale a pena investir no futuro ?

Não, esse preço inclui tudo. Como é óbvio não se trata de ACs de topo, mas funcionam muito bem...

Quanto ao custo de utilização, eu tenho um apartamento que tem 4 ACs, que são usados para aquecimento no inverno, e a conta de electricidade aumenta apenas ligeiramente.
  1.  # 2

Colocado por: lobitoBom, quando se diz "fonte de energia mais barata", as comparações são feitas entre electricidade, gas, pellets, lenha (que é ainda mais barata, alias), etc, às tarifas normais. Realmente, não entram em linha de conta com o facto de a bomba de calor "multiplicar" o rendimento da dita electricidade... Ja não sei onde é que vi as comparações, mas realmente sera interessante verificar isso!

Lobito, imagine isto:
    Um carro a gasóleo (combustível mais barato que a gasolina), mas que consome 4 vezes mais que outro a gasolina. Qual sai mais barato?
    Não é dificil fazer as contas..
  2.  # 3

Mmmm... Encontrei isto, mas não é o que eu vi primeiro:

http://blog.com.pt/blog.php?id_blog=13622
  3.  # 4

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: lobitoé de longe a fonte de energia mais barata neste momento

Tem essa certeza? Mesmo comparando com uma boa bomba de calor com rendimento superior a 400% (sim leu bem, 400%...)

Qual a diferença de preços de instalação AC e uma bomba de calor para uma área de 180 m2????
  4.  # 5

O AC é uma bomba de calor...
    Bomba de calor ar-ar.
  5.  # 6

Fiquei mais descansada! Ja esta a achar que não tinha percebido nada! :-)
  6.  # 7

Tenho a minha casa com pré-instalação de piso radiante, o ano passado coloquei um recuperador de calor a lenha e recentemente paineis solares 300 lts, junto com os esquentador... será possível combinar estes para aquecimento do piso radiante?
    • eu
    • 6 setembro 2009

# 8

Os paineis solares são pouco eficientes para usar em piso radiante...
  7.  # 9

e o recuperador a lenha?!
  8.  # 10

dado ter estes 2 tipos de aquecimento de aguas, não queria gastar mais dinheiro numa bomba de calor ou caldeira a gasoleo...já ouvi dizer que era possível...
  9.  # 11

a solução a implemetar em minha casa também me tem dado umas dores de cabeça, cheguei quase à decisão final.

Para AQS será um termosifão com resitência eléctrica em bí-horário

Para aquecimento será o AC Inverter dada a relação custo/benefício, no entanto pretendia conseguir aquecer a casa independentemente da electricidade
    pretendia instalar um recuperador de calor ou fogão de lenha e utilizar para aquecer a casa.
    Para não ter radiadores e AC em todas as divisões estava a pensar colocar no hall de cada um dos pisos um radiador com muitos elementos. Assim permita
    aquecer toda habitação.
    MAs este sistema de aquecimento não tem de ter bomba eléctrica ou pode funcionar por efeito termosifão, uma vez que o ponto mais baixo será o recuperador??

alguém conhece instalação semelhante??? Acham razoável?

Imagino a utilização:
    Durante a semana utilizo o AC se necessitar aquecer alguma divisão, e ao fim de semana ponho o recuperador a funcionar.
  10.  # 12

Colocado por: j_r_m_cMAs este sistema de aquecimento não tem de ter bomba eléctrica ou pode funcionar por efeito termosifão, uma vez que o ponto mais baixo será o recuperador??

obrigatoriamente vai ter que ter um circulador.

Colocado por: j_r_m_cDurante a semana utilizo o AC se necessitar aquecer alguma divisão, e ao fim de semana ponho o recuperador a funcionar

se tem lenha com fartuar e barata, eu aconselhava outra coisa, durante a semana ligava o AC para aquecer depressa as divisões e ao mesmo tempo ligava o recuperador, quando os radiadores chegassem á temperatura de utilização, desligava o AC e ficava somente o recuperador.
  11.  # 13

não podia ter um sistema deste tipo usava o efeito termosifão??
  12.  # 14

claro que junto ao recuperador existiria uma PSV para redundância do sistema
  13.  # 15

Colocado por: j_r_m_cnão podia ter um sistema deste tipo usava o efeito termosifão?

teoricamente isso é possível, mas funcionaria com diferenciais de temperatura elevadíssimos e com velocidades muito baixas, pelo que não teria qualquer eficiência na condução da energia contida na agua de circulação, funcionava é certo, mas pouco aqueceria.
  14.  # 16

talvez usando tubos de maior diâmetro atenue este problema

vou ver se consigo alguma informação
  15.  # 17

Colocado por: j_r_m_ctalvez usando tubos de maior diâmetro atenue este problema

esta a tentar inventar a pólvora, mas repare que os chineses já o fizeram quase à dois mil anos,

a casa é sua, não invente, os resultados só podem ser catastróficos e na melhor das hipóteses é só para a sua carteira.
  16.  # 18

Caro j.r.m.c

Se esta a pensar no custo/poupança a solucao que esta a pensar para a sua casa esta longe de ser a mais economica..
    Se vai instalar ar condicionado inverter esqueça o resto para aquecer a casa..
    O inventer gasta muito pouco..tem que ter em atençao é se tem pessoas em casa com problemas de asma..

Quanto a energia solar optava por um sistema de circulaçao forçada com dupla serpentina..
    E ai esquecia o ar condicionado e ponha um recuperador para aquecimento e ao mesmo tempo ligava ao acumulador para dar apoio se necessario para as aguas dos banhos..
  17.  # 19

tem que ter em atençao é se tem pessoas em casa com problemas de asma

e porquê?????? pode dizer?

energia solar
    ainda ninguém tinha falado em energia solar, donde é que apareceu?
  18.  # 20

Para AQS será um termosifão com resitência eléctrica em bí-horário.

Esta escrito pelo j.r.m.c
    Nao fui eu que inventei nada..

sempre me disseram que os ar condicionados sao prejudiciais a pessoas com asma.
    por causa das particulas de po andarem semore pelo ar..

0.0212 seg. NEW