Tenho um automatismo para abertura de portão, com motor BFT TIR 60.
A corrente que abre o portão inserida numa calha, tem folga num dos lados, conforme imagem.
Tentei afinar na porca que aperta a mola amarela na 2ª imagem, mas não resultou. Conforme apertava a porca o lado sem folga da corrente ficava muito tenso, mas o outro lado com folga nem ajustava um bocadinho.
Como posso afinar a corrente para ficar igual dos dois lados.
Colocado por: ToinoComo posso afinar a corrente para ficar igual dos dois lados.
Eu tenho um BFT EOS 120, cuja calha é em tudo semelhante a essa. Eu diria que a corrente deve estar a prender ou nessa roldana ou algures na calha.
Essa mola esticadora deveria tirar a folga igualmente dos dois lados, pois de um lado está presa no pinhao do motor, e do outro tem essa roldana livre. Se calhar essa roldana não está tão livre assim..
Também pode ter acontecido que a corrente tenha "desandado" no pinhao, e a fixação do portão à corrente nao esteja correcto, levando a que no extremo do curso o motor force um dos lados da corrente mais um bocado.
Experimente a desangatar o portão e fazer um ciclo a ver como se comporta a corrente.
O conjunto fins de curso encontram-se no interior do motor y requer habilidade técnica pelo que aconselho a intervenção dum técnico. Ao esticar a corrente no parafuso do esticador, o que fizeram foi forçar ainda mais o motor que irá durar menos tempo.