Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho andado a investigar como posso isolar corretamente o sotão da minha casa. Não tem tecto falso de pladur atualmente mas a casa é antiga e então fizeram um tecto falso com aquelas barras de madeira, muito tipicas em casas portuguesas antigas :)

O problema é que creio que não colocaram nenhum isolamento entre a placa do telhado e o tecto do sotão. Por vezes, quando uma telha se solta ou assim, chega a cair gotas de água no sotão. Para além de que a temperatura nunca é a ideal.

Estava a pensar colocar isolamento de lã ou semelhante e um tecto falso de pladur, mas preocupa-me a questão da água. Vi em alguns sitios que por vezes se coloca membranas estanque após se colocar a camada de lã. Mas não tenho a certeza se essa é a melhor abordagem e se realmente é uma boa solução.

Resta dizer que o telhado é bastante alto, pelo que vai uma distância considerável entre o topo do telhado e a altura a que quero colocar o tecto falso. A ideia era o tecto ficar direito e não seguir a inclinação do telhado.

Espero que faça sentido o que estou a tentar fazer. Agradeço opiniões e alternativas da vossa parte.

Obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: nunob83Por vezes, quando uma telha se solta ou assim, chega a cair gotas de água no sotão. Para além de que a temperatura nunca é a ideal.
    tem, de (no verão) tirar as telhas e meter por exemplo onduline (ou outro sistema capaz de impermeabilizar) e voltar a meter telhas para impermeabilizar a coisa. de resto é isolamento (lã de rocha 10cm com papel craft voltado parara baixo) em cima da laje ou no chão do sotão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunob83
  3.  # 3

Colocado por: antonylemostem, de (no verão) tirar as telhas e meter por exemplo onduline (ou outro sistema capaz de impermeabilizar) e voltar a meter telhas para impermeabilizar a coisa

Obrigado pela resposta. Não existe nada no entanto que se possa fazer até ao verão, que não seja colocar baldes? 😅
  4.  # 4

Aproveitar a próxima semana que vai estar bom tempo para fazer essa obra
  5.  # 5

A última vez que precisei que alguém fosse ao telhado, disseram-me que devido à inclinação do mesmo só o fariam após 3 ou 4 semanas sem chover. Achei um exagero, mas enfim... Tive de guardar para Primavera por causa disso
  6.  # 6

Colocado por: nunob83A última vez que precisei que alguém fosse ao telhado, disseram-me que devido à inclinação do mesmo só o fariam após 3 ou 4 semanas sem chover. Achei um exagero, mas enfim... Tive de guardar para Primavera por causa disso

Para que servem as linhas de vida?
  7.  # 7

Colocado por: taunusPara que servem as linhas de vida?
    foi piada?
  8.  # 8

Colocado por: antonylemosfoi piada?

Nunca falei tão a sério... Não digo andar no telhado a chover, agora 3 a 4 semanas a seco?
  9.  # 9

Colocado por: taunusNunca falei tão a sério
    eu sei que estavas a falar a sério, a minha pergunta teve uma pitada de ironia.

sabes quantas vezes vi uma linha de vida a ser usada por quem assenta telhas? infelizmente tão poucas que não me lembro da última vez que vi uma em uso.
  10.  # 10

Colocado por: antonylemoseu sei que estavas a falar a sério, a minha pergunta teve uma pitada de ironia.

sabes quantas vezes vi uma linha de vida a ser usada por quem assenta telhas? infelizmente tão poucas que não me lembro da última vez que vi uma em uso.

Ah... agora entendi...
    Eu mesmo que só fui ao meu telhado uma vez para limpar umas caleiras e tratar de umas pequenas infiltrações, gastei mais de 100 paus por uma linha de vida. E o meu telhado nem tem grande inclinação... mas eu não tenho asas...
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
  11.  # 11

Manutenção de telhados e/ou hidrofugação/limpeza de telhados , arranjar pontos de ancoragem de linhas de vida ( as chaminés é descaracterização de acidente de trabalho pela certa ) é super complicado. Os projectistas deviam antecipar esta situação e criar pontos de ancoragem na construção nova ?
    Concordam com este comentário: NunoCorreia07
  12.  # 12

Colocado por: AnibalventuraOs projectistas deviam antecipar esta situação e criar pontos de ancoragem na construção nova ?

Pode e deve ser feito no PSS em fase de obra.
    Concordam com este comentário: NunoCorreia07
  13.  # 13

Colocado por: AnibalventuraManutenção de telhados e/ou hidrofugação/limpeza de telhados , arranjar pontos de ancoragem de linhas de vida ( as chaminés é descaracterização de acidente de trabalho pela certa ) é super complicado. Os projectistas deviam antecipar esta situação e criar pontos de ancoragem na construção nova ?

Eu prendi a minha a um pilar que tenho no centro do sótão

0.0167 seg. NEW