Iniciar sessão ou registar-se
    • Otrab
    • 16 novembro 2025 editado

# 1

Comprei em março deste ano uma moradia com orientação norte e sul.

Durante o verão foi impossível dormir no quarto (1°andar), o AC estava avariado (arranjado entretanto) e foram tempos de aflição.
    No andar térreo, embora mais fresco (longe de ser frio), quando abertas as persianas a sala (virada a sul) ficava altamente quente.

Durante a visita de um engenheiro para verificar outro assunto e em conversa, comentou que eventualmente 60%> do calor que se sentia dentro de casa seria precisamente das janelas.

A habitação é de 2008, as janelas são de correr em alumínio, de vidro duplo. Pese embora na orientação norte (onde está virado o meu quarto) ter mais uma janela, estrutura mesmo (instalada posteriormente), mas parece-me que não tem nenhuma função realmente eficaz, eventualmente apenas na acústica, porque considero que faz condensação de humidade e não julgo que ajude com o calor. Os trincos nem travam, tal foi a qualidade de instalação.

Neste momento estou à procura de uma solução que mantenha o mesmo tipo de aspeto de janela (moradia em banda), mas que ajude a não ter 80% de humidade como tenho agora no inverno e que de facto regule energeticamente.

Dentro das soluções do alumínio (porque tem de ter o mesmo aro da porta,embora seja de madeira, mas tem um aro metálico), qual a marca, sugestões e pontos a ter em atenção sejam com tipos e espessuras de vidros, solução dupla ou tripla, RPT a ter em atenção, acessórios, etc?

Vivo em Penafiel e nesta altura a humidade tem sido por demais.

Contudo quanto mais leio, mais confuso fico pela infinidade de soluções e pontos a ter em atenção. Como não quero tomar uma decisão errada, para de facto resolver o problema e não gastar dinheiro à toa (que não é tão pouco como isso), solicito humildemente a ajuda do fórum.

Obrigado.
  1.  # 2

Tem certificado energético?
    Se tiver, em princípio deverá lá constar algumas soluções para vários problemas que possa ter.
  2.  # 3

Colocado por: Cláudia11Tem certificado energético?
    Se tiver, em princípio deverá lá constar algumas soluções para vários problemas que possa ter.

Sim tenho.

Não tem grandes soluções, apenas que poderei ganhar eficiência energética pela troca das janelas, porque as que tenho são caixilharia simples, vidro duplo e sem corte térmico.

Mas não acho que possa ter em consideração, porque são 6 janelas e não acho que o valor estimado no CE de 2500€ seja minimamente real.

Até acho que os CE são feitos um pouco à toa...
  3.  # 4

Não consegue mudar para oscilobatente?
  4.  # 5

Colocado por: jpvngNão consegue mudar para oscilobatente?

Eu acho que posso colocar o que quiser, desde que mantenha a cor.
    A minha ideia passava mesmo por aí, colocar oscilobatentes.
  5.  # 6

eu passei agora por duas experiencias em caixilharia..na vivenda do meu pai que tinha caixilharia de al com vidro simples, optamos muito por teimosia dele, por colocarmos mais uma janela tb em al com vidro duplo com caix de al sem corte térmico, pois devido á falta de espaço não era muito adequado ter corte térmico. Em algumas divisões tb não dava jeito ser abertura oscilobatente (por isso optamos por ter caixilharia dupla, apesar de eu ter sugerido arrancar tudo e colocar apenas oscilo)

Já no meu caso, na cozinha mudei uma porta e janela de al (com vidro simples) para caixilharia em PVC com janelas de vidro duplo (com gas entre vidros) e térmico e abertura oscilobatente de 3 posições.
    Bem o resultado é espetacular em termos acústicos e térmicos. Estou muito contente. Não se compara o isolamento com o que fizemos na vivenda do meu Pai.
    È simplesmente outra coisa as janelas oscilobatente
  6.  # 7

Ou seja, na casa do seu pai tem janelas de correr. É isso?
  7.  # 8

Sim. E de vidro simples. Mantivemos, e acrescentamos uma outra com vidro duplo sem corte térmico.
    Mas o isolamento apesar de obviamente ter ficado muito melhor não se compara ás minhas
  8.  # 9

Colocado por: jpvngSim. E de vidro simples. Mantivemos, e acrescentamos uma outra com vidro duplo sem corte térmico.
    Mas o isolamento apesar de obviamente ter ficado muito melhor não se compara ás minhas

Acho que foi exatamente o que fizeram na minha, mas não foi feito em toda a casa.

Além de ser melhor do que nas janelas que só têm 1 de correr, não é o ideal.

A nível de humidade é absurdo, torna-se uma estufa húmida entre as duas janelas que acaba por entrar para dentro de casa, pela pressão obviamente.

Podem-me dar dicas por favor? Obrigado

Outra coisa é a marca... Não sei o que escolher.
  9.  # 10

Colocado por: OtrabA habitação é de 2008

Casas de 2008 com caixilharia sem corte térmico é muito muito muito estranho. Tem a certeza que essa casa é mesmo de 2008? Que tipo de construção tem no interior entre as divisórias interiores e acabamentos?

Levou alguma remodelação interior, onde aplicaram pladur e/ou lã de rocha pelo interior? Típico de casas antigas para depois dizerem que são recentes.

As janelas em vidro simples sem corte térmico não são as principais causas do seu problema. Tenho N casos de casas com capoto dos anos 80/90 que mantiveram as janelas de vidro simples/duplo e sem corte térmico e são bastante agradáveis, ao ponto de não se "justificar" a mudança dos caixilhos.

E ainda sobre as janelas de correr, até lhe digo que sem perceber de onde vem essa humidade toda interior, ao trocar por oscilobatente até pode piorar o fenómeno porque onde anteriormente tinha alguma ventilação, com as novas janelas, passa a ter uma casa estanque e como tal toda a humidade fica presa no interior, até a simples actividade basal serve para saturar o ar interior.

E claro, estamos a chegar àquela altura do ano que é fundamental aquecer o ar interior para reduzir a humidade relativa (e ventilar sempre)
  10.  # 11

Colocado por: Nostradamus

Casas de 2008 com caixilharia sem corte térmico é muito muito muito estranho. Tem a certeza que essa casa é mesmo de 2008? Que tipo de construção tem no interior entre as divisórias interiores e acabamentos?

Levou alguma remodelação interior, onde aplicaram pladur e/ou lã de rocha pelo interior? Típico de casas antigas para depois dizerem que são recentes.

As janelas em vidro simples sem corte térmico não são as principais causas do seu problema. Tenho N casos de casas com capoto dos anos 80/90 que mantiveram as janelas de vidro simples/duplo e sem corte térmico e são bastante agradáveis, ao ponto de não se "justificar" a mudança dos caixilhos.

E ainda sobre as janelas de correr, até lhe digo que sem perceber de onde vem essa humidade toda interior, ao trocar por oscilobatente até pode piorar o fenómeno porque onde anteriormente tinha alguma ventilação, com as novas janelas, passa a ter uma casa estanque e como tal toda a humidade fica presa no interior, até a simples actividade basal serve para saturar o ar interior.

E claro, estamos a chegar àquela altura do ano que é fundamental aquecer o ar interior para reduzir a humidade relativa (e ventilar sempre)

Sim tenho absoluta certeza, porque a comprei e tenho toda a documentação referente à construção.

A humidade só pode vir das janelas, não existem pontos de abertura.

A casa tem uma cave (garagem) que não tem bolores, odores, é absolutamente normal.

Tem Pladur de origem e capoto exterior também. As paredes fachadas têm 32cm de espessura, e as meeiras 45cm.

Quanto às janelas elas são exatamente assim:

caixilharia em alumínio sem corte térmico, considerada
    classe 2 da permeabilidade ao ar, vão fixo, elementos de sombreamento
    por palas horizontais e verticais do edifício, sem protecção solar, com
    coeficiente de transmissão térmica (U) igual a 3,66 W/m2.ºC. Fator solar
    da solução - g (v) = 0,78.
    Sem proteção solar
  11.  # 12

Infelizmente continua a haver muita trafulhisse, comprei á cerca de um ano um apartamento de 2009 e tem janelas de correr vidro duplo sem corte termico.....
    Concordam com este comentário: Otrab
  12.  # 13

Colocado por: Otrabporque a comprei e tenho toda a documentação referente à construção.

Mas viu o que está por trás? O que não falta ai são projectos com receitas a dizer que leva bife e no final nem frango leva. Por exemplo a cobertura e placa do telhado, como é feita? Coberturas de sandwich tem uma tendência a criar condensados nos espaços interiores das habitações.

Mas independentemente disso, sendo uma moradia em banda, como se comporta as casas dos restantes vizinhos?
  13.  # 14

Mas viu o que está por trás? O que não falta ai são projectos com receitas a dizer que leva bife e no final nem frango leva. Por exemplo a cobertura e placa do telhado, como é feita? Coberturas de sandwich tem uma tendência a criar condensados nos espaços interiores das habitações.

Mas independentemente disso, sendo uma moradia em banda, como se comporta as casas dos restantes vizinhos?

Eu entendo o seu ponto e agradeço o interesse.

Mas gostaria de centrar a questão nas minhas dívidas que são referentes às janelas para poder escolher algo que seja eficiente nesse campo.
  14.  # 15

– Queres manter janelas de correr por exigência estética do condomínio/conjunto?
    – Tens estores convencionais? Alumínio? São térmicos?
    – A fachada sul tem sombreamento (palas, varandas, árvores)?
    – Pretendes maximizar isolamento térmico de inverno, ou controlar sobretudo o excesso de calor?
    – A condensação no inverno aparece só na janela ou também nas paredes?
  15.  # 16

Caro Bluepeak...
    Queres?
    Tens...
    Pretendes?

0.0200 seg. NEW