Iniciar sessão ou registar-se
    • BJCD
    • 17 novembro 2025

# 1

Bom dia, agradeço a vossa ajuda na seguinte questão:

Quando fui registar a minha casa nas finanças e no registo predial fi-lo só no meu nome, ou seja, eu tinha comprado um terreno com a minha esposa, na altura namorada e quando fui fazer o registo da casa pensei que automaticamente ficasse também no nome dos dois, tal como estava o terreno, mas passado os anos da isenção do IMI, quando o recebi para pagar é que percebi que a casa estava só no meu nome. Como é que consigo que a minha esposa também seja coproprietária da nossa casa, é um processo complicado e dispendioso ?

Obrigado pela vossa ajuda
  1.  # 2

Registe uma questão no e-balcão e envie a cópia da escritura pelo portal das finanças da sua esposa
    Concordam com este comentário: jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BJCD
  2.  # 3

Colocado por: BJCDBom dia, agradeço a vossa ajuda na seguinte questão:

Quando fui registar a minha casa nas finanças e no registo predial fi-lo só no meu nome, ou seja, eu tinha comprado um terreno com a minha esposa, na altura namorada e quando fui fazer o registo da casa pensei que automaticamente ficasse também no nome dos dois, tal como estava o terreno, mas passado os anos da isenção do IMI, quando o recebi para pagar é que percebi que a casa estava só no meu nome. Como é que consigo que a minha esposa também seja coproprietária da nossa casa, é um processo complicado e dispendioso ?

Obrigado pela vossa ajuda

Qual o regime de casamento ?

Na escritura está o nome dos dois?
    • BJCD
    • 17 novembro 2025

# 4

A escritura foi feita ainda não éramos casados, tal como o registo da casa. A escritura está no nome dos dois.
  3.  # 5

Colocado por: BJCDA escritura foi feita ainda não éramos casados, tal como o registo da casa. A escritura está no nome dos dois.

Então deve ser só nas finanças , na caderneta predial, isso não tem interesse nenhum é so mesmo para pagar impostos

se a escritura tem o nome dos dois a casa é dos dois, os impostos é que são pagos só por um :)

tb tenho assim....
    Concordam com este comentário: Hélio Pinto
  4.  # 6

É normal, também tenho 3 casas e uma só está em nome da minha mulher e as outras em meu nome nas finanças. Quando fiz os contratos de arrendamento tive que fazer em nome de quem estava na AT. No Registo Predial já consta o nome dos 2.
  5.  # 7

Se estão casados é só uma carta, logo vai em nome apenas de um.

Se não for o caso o imposto é dividido e seguem duas cartas, até podem ser os dois para a morada dessa casa.
  6.  # 8

Fazer IRS juntos ou separados é irrelevante para o IMI?
  7.  # 9

Colocado por: PalhavaFazer IRS juntos ou separados é irrelevante para o IMI?

O valor do IMI só depende de fatores relacionados com o imóvel.
  8.  # 10

Sim.
    Mas no sistema, para pagar, só aparece num dos membros do casal?
  9.  # 11

Quando comprámos a nossa habitação habitual também ficou em nome de apenas um. Através do e-balcão e do envio dos documentos rectificámos a situação. Agora recebemos duas cartas de IMI, uma para cada um, cada uma com metade do valor.

0.0139 seg. NEW