Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Na sequência de obras que estou a fazer numa moradia, gostaria de perceber se o percurso da canalização do saneamento que delineei estará correto. Para além da moradia, existe um terreno com um anexo que terá wc. Com o intuito de não haver curvas no esquema de canalização, pretendo colocar caixas cúbicas para direcionar a tubagem, quando é necessária uma mudança de direção. Existe algum inconveniente de a tubagem passar a 4,5 metros da fachada da casa? Envio um esquema genérico do que pensei fazer. Outra questão pertinente: A rua não tem caixa de águas pluviais nem sarjetas, a casa fica num meio rural. Para onde direciono as águas pluviais vindas do telhado da casa? Para a caixa de esgoto não será certamente. Direciono para o meu próprio terreno, afastado da casa? Obrigado desde já pela ajuda!
      esquema_canalizacao_saneamento.jpg
  2.  # 2

Colocado por: nuno_teixeiraPara onde direciono as águas pluviais vindas do telhado da casa?

Para um poço sumidouro a construir no seu terreno.
    De preferência numa zona mais baixa e afastada das fundações
  3.  # 3

Obrigado zedasilva. Nesse caso irei estudar o melhor local para fazer o poço
  4.  # 4

5.  # 5

Obrigado pelo link marco1. Estou neste momento a pesquisar mais sobre poço sumidouro e, já gora, aproveito para ver também essas trincheiras de infiltração. Não conheço de todo mas, à primeira vista, até parece de mais fácil execução
  6.  # 6

Uma solução que me ocorreu, por forma a facilitar o processo foi a seguinte: o telhado da casa tem um beirado que sai uns bons cm para fora das paredes. Não seria mais simples não colocar caleira, fazendo uma espécie de banda com seixos junto à fachada da casa, para que a água vá escoando gradualmente para o terreno? Ou seja, deixar que os pingos de água simplesmente caiam em cima dos seixos e deixar que a inclinação do terreno afaste a água da casa

0.0064 seg. NEW