Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom Dia tenho uma casa rustica que tem um muro de divisoria entre o meu quintal e do vizinho. O Vizinho quer rebocar toda a parede que fica virada para o meu espaço porque se queixa ter humidade em casa, contudo essa reparação irá alterar toda a estética rustica do respetivo muro o que eu não concordo nem aceito pois trata-se uma uma parede de tijolos "burro" antigos com cores rusticas e naturais do tijolo antigo e rústicos e se rebocarem e mesmo se pintarem o aspecto vai alterar totalmente alem de que com o tempo a tinta vai desgastando e ficará com verdete dado as chuva.
    Dei alternativa para não alterar a estetica de usar um verniz protetor mas como lhes fica caro não lhes interessa.
    Queria saber se eles tem direito em alterar a estetica do meu lado
    Anexo foto do muro para terem uma ideia do que falo
      20230820_204653.jpg
    •  
      marco1
    • 20 novembro 2025 editado

# 2

então a parte em branco não lhe faz confusão tambem?
    desconheço o tema a fundo em termos legais mas penso que se a parede é dele ele tem todo o direito de a acabar como quiser.
    neste caso a irregularidade parece-me mais gritante é como foi possivel deixar fazer uma empena com essa altura toda numa extrema do lote.
    ps: pelo menos pela foto não estou a ver o interesse estetico nessa manta de retalhos de tijolos em que até parecem tijolos normais sem acabamento e de diferentes tipos.
  2.  # 3

Colocado por: ElsaSilvestreeu não concordo nem aceito pois trata-se uma uma parede de tijolos "burro" antigos com cores rusticas e naturais do tijolo antigo e rústicos

realmente aquele tijolo é lindo e deve ser preservado e protegido.

Colocado por: marco1desconheço o tema a fundo em termos legais mas penso que se a parede é dele ele tem todo o direito de a acabar como quiser.

Teoricamente se o vizinho rebocar, mesmo que seja 1 ou 2 cm, está a avançar o muro para uma delimitação fora do terreno dele. Logo invadir um espaço que não lhe pertence.

Na prática, eu não ia chatear o vizinho por causa de 2 cm e até lhe oferecia a tinta para pintar aquela miséria.
  3.  # 4

A parede é do vizinho? Se sim:

Colocado por: ElsaSilvestrenão concordo nem aceito

Você nem tem de concordar muito menos aceitar. Então se fosse você a ter problemas na sua casa não os resolvia só para fazer a vontade aos vizinhos e manter a estética que os outros quisessem??
    Quem eventualmente se pode pronunciar sobre o assunto será o departamento de urbanismo da câmara municipal.
    Mas perante a situação, não vejo qualquer entrave às pretensões do seu vizinho. E possivelmente até vai ver andaimes montados no seu jardim para permitir a reparação dessa parede, acesso esse que terá de conceder.

Colocado por: ElsaSilvestreDei alternativa para não alterar a estetica de usar um verniz protetor mas como lhes fica caro não lhes interessa.
    🤦‍♂️

Colocado por: ElsaSilvestreQueria saber se eles tem direito em alterar a estetica do meu lado

Óbvio que sim, então a parede é sua por acaso?? Em que medida é que os seus gostos estéticos pode limitar aquilo que é dos outros? Como referi antes, a existir algum entrave à realização dessa obra, só se for por alguma não conformidade relativamente às exigências técnicas dessa câmara.

Mesmo que a parede não fosse somente do vizinho, ele teria todo o direito em reparar a mesma (mesmo que isso implicasse mudar a estética), para resolver o problema que tem.

Não me leve a mal, mas este post é revelador de uma falta de empatia incrível pelos outros, com uma valente dose de narcisismo. Pelo menos, da forma como expos a questão, foi isso que transmitiu.
    •  
      larkhe
    • 20 novembro 2025 editado

# 5

é simples do seu lado no seu terreno faz um muro rustico encostado ao do vizinho e nesse ja ng poderá mandar é seu.

O vizinho até agradece
    Concordam com este comentário: ClioII
  4.  # 6

Desde ja agradeço os vossos comentários, contudo tenho a acrescentar que quando adquiri o imovel a 3 anos atrás esta empena desta altura ja existia se esta legal não é a mim que me compete responder. Ao que designam manta de retalhos no meu ponto de vista e conhecendo do que falo são tijolos de burro antigos de vários formatos e cores naturais da própria construção de anos atrás.
    Lamento que a tudo agora se designa com narcisismo ate parece mais um trauma da atualidade, a questão colocada era apenas e unicamente se era permitida esta alteração de estética para o meu lado, afinal para quem esta do outro lado do muro pouco importa se fica bem ou mal a vista do outro, apenas quer o seu próprio problema resolvido, quando existem opções que resolveria e não alterava em nada a isso se chama bom senso.
    Mas pelas respostas neste caso não se denomina muro comum, mas sim parede do imovel vizinho é isso?
    Quanto a parte branca, já estava na aquisição do imóvel e posso informar que todos os anos após cada inverno tenho que voltar a pintar pois fica totalmente cheia de verdete das chuvas, agora se vão rebocar e pintar por cima dos tijolos a toda esta altura terei que ser eu a pintar anualmente aquela extensão de parede? Ou seja o vizinho resolve o seu problema e eu fico com uma despesa anual de lhe pintar a parede nessa extensão que pelas vossas respostas lhe pertence, é correto?
    Sim eu tenho conhecimento que eles podem entrar no meu espaço para fazer reparações embora que para tal terá que ser com aviso previo e devidamente registado sendo que qualquer estrago sera a cargo de quem faz a obra. ja aconteceu antes que me pediram para fazer um anexo e poderem colocarem a parede que por sinal fiquei com a relva artificial e os canteiros cheios de cimento, mas como sou narcisista deixei passar.
  5.  # 7

Eu não conseguiria usar esse "lounge" debaixo desse muro.
  6.  # 8

Cara Elsa..
    Aquele muro/ empena do vizinho, tem ali um apequena parte em tijolo burro à vista. Mas a grande maioria são tijolos de barro e blocos em betão - Uma amalgama de materiais... Como é obvio não estão preparados para estar expostos e necessitam de levar com um revestimento. Rebocar e pintar é perfeitamente normal e DESEJÁVEL.
    Entendo que prefira o atual look... (pessoalmente só aprecio mesmo o troço em tijolo burro - bastante interessante - o restante, incluindo aqueles guarda sois de café e a relva sintética dispenso.

PS: o Anexo dos seus vizinhos está legal?

Colocado por: ElsaSilvestreja aconteceu antes que me pediram para fazer um anexo e poderem colocarem a parede que por sinal fiquei com a relva artificial e os canteiros cheios de cimento, mas como sou narcisista deixei passar.

devia ter chamado a atenção do empreiteiro... para reparar/ limpar.
  7.  # 9

Colocado por: ElsaSilvestrese esta legal não é a mim que me compete responder

Tal como não lhe compete complicar a vida ao seu vizinho ou sabotar as pretensões deste em reparar uma parte do imóvel que necessita de intervenção (porque foi isso que tentou fazer ao propor uma solução, a do verniz, que possivelmente em nada iria ajudar é resolução do problema de fundo).

Colocado por: ElsaSilvestreLamento que a tudo agora se designa com narcisismo ate parece mais um trauma da atualidade

Traumas da atualidade é para os putos novos, comigo essa espécie de argumentação não cola.

Colocado por: ElsaSilvestrea questão colocada era apenas e unicamente se era permitida esta alteração de estética para o meu lado

Como respondido anteriormente, poderá ser uma vez que os problemas que estão a afetar a habitação do vizinho podem requerer uma intervenção que inevitavelmente altere a estética atual. Mas lá está, essa questão poderá precisar de um parecer da câmara, ou até de um licenciamento. O que não será de estranhar, uma vez que até para mudar a cor da pintura de uma casa é necessária (em teoria) autorização.

Colocado por: ElsaSilvestreafinal para quem esta do outro lado do muro pouco importa se fica bem ou mal a vista do outro, apenas quer o seu próprio problema resolvido, quando existem opções que resolveria e não alterava em nada a isso se chama bom senso.

Claro que terá de existir bom senso do outro lado, mas isso não quer dizer que o resultado final da solução adotada vá de encontro à tal estética que você gostaria. O ideal seria o equilíbrio entre aquilo que ambas as partes pretendem, mas em última análise a propriedade do vizinho não tem de ser mantida de acordo com os desejos dos vizinhos deste.

Colocado por: ElsaSilvestreMas pelas respostas neste caso não se denomina muro comum, mas sim parede do imovel vizinho é isso?

Pois sobre isso, nós deste lado não temos como saber o que realmente aí está. Você terá de confirmar se toda essa empena é apenas do vizinho ou se existe alguma hipótese de ser algo comum. Se for comum, eventualmente você terá uma palavra a dizer neste caso (mas sendo certo que a solução terá de garantir a resolução do problema do vizinho).
    https://diariodarepublica.pt/dr/lexionario/termo/paredes-muros-meacao-limitacao-direitos-reais

Colocado por: ElsaSilvestreQuanto a parte branca, já estava na aquisição do imóvel e posso informar que todos os anos após cada inverno tenho que voltar a pintar pois fica totalmente cheia de verdete das chuvas

Se calhar é por causa do resto da parede que está acima disso, de que tanto gosta...

Colocado por: ElsaSilvestreagora se vão rebocar e pintar por cima dos tijolos a toda esta altura terei que ser eu a pintar anualmente aquela extensão de parede? Ou seja o vizinho resolve o seu problema e eu fico com uma despesa anual de lhe pintar a parede nessa extensão que pelas vossas respostas lhe pertence, é correto?

Claro que não. Se a parede for do vizinho, é propriedade deste, e a ele lhe compete a sua manutenção onde se inclui a pintura. Alias, você nem deveria pintar algo que não lhe pertence, a não ser que o legitimo dono o autorize.
    Para além disso, nem consigo entender qual seria a necessidade de pintar uma parede todos os anos. Uma parede com um esquema de pintura adequado deve aguentar perfeitamente mais de 10 anos... Essa parte pintada que tem agora e que diz que pinta todos os anos, se fosse pintado com materiais adequados, apenas necessitava de limpeza após o inverno. E como disse, isso possivelmente só acontece exatamente devido ao resto da parede que tem por cima.

Estas situações são mesmo assim. Por exemplo, eu estou a construir neste momento e um dos muros (que até é mais alto do que o que as regras permitiriam, mas é uma situação que já vem antes de eu e do vizinho adquirirmos os lotes) está mal acabado com partes rebocadas e zonas com tijolo à vista. O vizinho novo pintou tudo incluindo o que está voltado para o meu lado. Mas está feio na mesma. Obviamente que não vou obrigar o homem a rebocar o muro para ficar bonito para o meu lado. Como tal, vou fazer o meu muro naquela parte à mesma altura do dele, e assim dou o acabamento que quero do meu lado, e faço as manutenções naquilo que é meu. São opções.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 10

Ja agora uma questão não deverá existir uma altura a que se chama muro comum que divide as frações?
  9.  # 11

A parede ou muro divisório entre dois edifícios presume-se comum em toda a sua altura, se os edifícios tiverem a mesma altura. Se os edifícios tiverem alturas diferentes, presume-se comum até à altura do inferior. A presunção de comunhão estende-se aos muros entre prédios rústicos, pátios e quintais (cfr. artigo 1371.º do Código Civil).
    A reparação ou reconstrução do muro comum é feita por conta dos titulares, em proporção das suas partes.
    O proprietário (e o superficiário) de prédio confinante com parede ou muro alheio pode adquirir nele comunhão, no todo ou em parte, quer quanto à sua extensão, quer quanto à sua altura, pagando metade do seu valor e metade do valor do solo sobre que estiver construído (cfr. artigo 1370.º do Código Civil).
  10.  # 12

Colocado por: ElsaSilvestreque divide as frações?

Não seu caso não serão frações, mas propriedades distintas...
    MAs antes, ainda faltará apurar se o muro divisório é comum.
  11.  # 13

Onde se vê o tijolo novo foi um anexo que fizeram no final deste verão, penso que nesta foto vê-se melhor o tipo de parede e tijolo que ja existia.
    Contudo posso tirar mais fotos este fim de semana dado que irei lá
      Resized_20250411_180730.jpg
  12.  # 14

Mais uma foto
      Resized_20250411_181105.jpg
  13.  # 15

Colocado por: Pedro Barradas
    Não seu caso não serão frações, mas propriedades distintas...
    MAs antes, ainda faltará apurar se o muro divisório é comum.
  14.  # 16

E como se pode apurar se existe um muro divisorio comum?
  15.  # 17

dificilmente essa empena é comum se o fosse ele teria construido uma parte na sua propriedade.
    a sua propriedade poupou uns euros e não teve que fazer muro, é o que parece
    em todo o caso para não estarmos aqui a fazer muitos filmes sem conhecer a fundo várias questões, convem aferir na camara o que consta no projeto do seu vizinho e ai sim já se poderá tirar ilações.
  16.  # 18

Acho que não é preciso complicar tanto...

Elsa, se o problema é apenas estético deixe o seu vizinho fazer o acabamento na parede e pintar. Depois faz um muro encostado e faz o acabamento que pretender.

Quanto ao verdete, deve aparecer por apanhar pouco sol, isso com uma máquina de pressão limpa tudo.
    Concordam com este comentário: joaomgf
  17.  # 19

Claudia
    acha que é assim tão simples poder fazer um acabamento na parede que pertence ao vizinho??
  18.  # 20

Colocado por: marco1Claudia
    acha que é assim tão simples poder fazer um acabamento na parede que pertence ao vizinho??

Por isso que disse para deixar o vizinho fazer o que pretende para isolar a casa dele e depois a Elsa constrói um muro e aí já pode fazer com o acabamento que pretender.

0.0205 seg. NEW