Colocado por: NostradamusPenso que possa ser útil também dizer o modelo, marca, motorização e ano do carro.
Colocado por: Nostradamusas massas com o tempo ficam todas corroídas e a fazer mau contacto, o que explica essa dificuldade em carregar a bateria e o mau funcionamento em geral da eletrotécnica
Colocado por: NostradamusNesse ano em concreto não sei, mas os modelos seguintes >2002 tinham problemas de massa da bateria. Sei que no modelo de 105cv a junta da cabeça tinha tendência a babar muito, e a pingar para cima do alternador. Não sei se tem o de 105cv (alphaII) ou ainda o motor beta de 115cv, porque os anos 2000 foi um ano de transição de um motor para o outro.
Se a Tyrande é dada ao DIY tente ligar um cabo de cobre ao (-) negativo da bateria e a uma parte metálica do chassis, por exemplo ao parafuso da suspensão.
Depois faça o teste novamente com o carro ao relantim com os mínimos ligados.
Por ter tido um problema similar com um carro do grupo, sei que as massas com o tempo ficam todas corroídas e a fazer mau contacto, o que explica essa dificuldade em carregar a bateria e o mau funcionamento em geral da eletrotécnica. Cheguei a fazer varias massas suplementares e ligar o (-) a vários pontos do chassis para estabilizar.

Colocado por: TyrandeJá agora, o que é a massa da bateria?
Colocado por: NostradamusResumidamente é a ligação do negativo da bateria ao chassis do carro.
mas há varias massas no carro. O próprio motor também tem uma ligação de massa ao chassis. Com a torção da utilização diária, as vezes rasga e ninguém se lembra de procurar essa massa.
Não é preciso ter medo da electricidade auto. Pode tocar nos bornos da bateria que naõ lhe acontece nada.
Imagem tirada da net de um Hyundai accent com uma massa adaptada a estrutura da suspensao, como lhe tira sugerido.
Não é que resolva o seu problema, mas sei que alguns modelos Hyundai dos anos 2000 apresentam problemas de massa nos carros, mais cedo ou mais tarde.
Colocado por: larkheTyrande
Só csg recomendar uma pessoa o Helder na ponte da Pedra
https://maps.app.goo.gl/AnK9Go3RqsYqeqW17
Colocado por: TyrandePS: pedi pra ver a tal da massa, ele disse que estava tudo ok.
Colocado por: Tyrande
Obrigado. Vou tentar ir lá pra semana.
Entretanto encontrei um eletricista que se mostrou disponível para ver o carro hj. Esteve a fazer teste ao alternador, está a carregar bem a bateria. A bateria também está ok. Testou os fusíveis todos, estão todos bem, mas verificou que no grupo do BURG, ALARM e AUDIO havia kkr coisa a "sugar" a bateria. Disse que o multímetro deveria se manter no máximo nos 0.006 com tudo desligado e estava a mostrar 0.008. Desligou o alarme e o rádio e a coisa lá baixou.
Honestamente não sei o que pode ser o BURG desse grupo.
Os faróis continuam a dar problema. Mas afinal não são os mínimos. São os de nevoeiro, da frente.
Mesmo com o carro em andamento, se ligar os faróis de nevoeiro, o carro desliga-se.
Ele diz que não faz ideia do que possa ser neste momento.
Alguma idéia?
PS: pedi pra ver a tal da massa, ele disse que estava tudo ok.
Colocado por: TyrandeEh pah, se está ou não, não sei dizer!!!
Mas o certo é que continuo com o menino nas mãos.
Se ligo os faróis de nevoeiro, o carro desliga-se. Quer esteja a 80km/h na estrada ou parado, vai-se abaixo na mesma (sim, eu fiz esse teste :) )
Vou tentar vaga com o eletricista mencionado acima o mais rápido possível.
Colocado por: ClioII
Há inúmeros pontos de massa espalhados pelo carro.
Exemplo típico: carros que, nos farolins, piscam as luzes "todas" tipo árvore de Natal quando o condutor liga um pisca. Normalmente é má conexão de massa nos farolins, e tem a capacidade de provocar sintomas muito estranhos (uma vez que a corrente está a fazer retorno por outras lâmpadas a vários pontos do circuito).
Quanto ao BURG, pode ser de "Burglar Alarm" (já lá tem a palavra Alarm). Ou isso, ou tem um grelhador para fazer hambúrgueres no carro e não sabia. :)