Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora boas

O bolinhas apresentou um problema que tem me consumido a paciência ( e a carteira).

Um belo dia estava nas compras (de dia), estacionei o carro 5min pra ver se uma loja tinha um artigo e quando ia arrancar pra ir embora, o carro não pegava.
    Bateria completamente morta.

Tive de chamar o reboque pra ir levar o carro ao mecânico.
    Mecânico analisa o carro, diz que a bateria não está a ser carregada. Troco o alternador pra um novo.

Carro continua com problemas. Mecânico diz que a bateria está morta, que já não aceita carga (achei estranho porque era um bateria da Bosch com não muitos anos, mas ok).

Troco a bateria.

Carro continua com problemas. Levo a um eletricista auto que diz que é a centralina que está a roubar eletricidade ao carro quando está desligado. Fez um relé (acho que é assim que se chama), para parar com o "roubo" de eletricidade. O problema parou.

Pra mim isto não é solução, é apenas um "remendo".

Esta semana fui com o carro À inspeção e descobri que quando ligo somente os faróis mínimos com o carro ao relentim, vai-se abaixo. O rádio também às páginas tantas liga e desliga sozinho. Ou seja, afinal parece que não é só a centralina e há claramente um problema elétrico maior.

Já procurei outros eletricistas auto, sem sucesso.
    Já tentei a CS Centralinas em Leiria e dizem que não trabalham com Hyundai.
    A TotalCentralinas em Leiria só trabalha com peças já diagnosticadas por uma oficina, com os respectivos códigos de erro.

Resumindo, alguém que me possa indicar um eletricista auto de confiança que me possa ajudar?
  2.  # 2

Penso que possa ser útil também dizer o modelo, marca, motorização e ano do carro.
    •  
      Tyrande
    • 28 novembro 2025 editado

# 3

Colocado por: NostradamusPenso que possa ser útil também dizer o modelo, marca, motorização e ano do carro.

Hyundai Coupe 1.6 - ano 99
  3.  # 4

Nesse ano em concreto não sei, mas os modelos seguintes >2002 tinham problemas de massa da bateria. Sei que no modelo de 105cv a junta da cabeça tinha tendência a babar muito, e a pingar para cima do alternador. Não sei se tem o de 105cv (alphaII) ou ainda o motor beta de 115cv, porque os anos 2000 foi um ano de transição de um motor para o outro.

Se a Tyrande é dada ao DIY tente ligar um cabo de cobre ao (-) negativo da bateria e a uma parte metálica do chassis, por exemplo ao parafuso da suspensão.

Depois faça o teste novamente com o carro ao relantim com os mínimos ligados.

Por ter tido um problema similar com um carro do grupo, sei que as massas com o tempo ficam todas corroídas e a fazer mau contacto, o que explica essa dificuldade em carregar a bateria e o mau funcionamento em geral da eletrotécnica. Cheguei a fazer varias massas suplementares e ligar o (-) a vários pontos do chassis para estabilizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, Tyrande
  4.  # 5

Colocado por: Nostradamusas massas com o tempo ficam todas corroídas e a fazer mau contacto, o que explica essa dificuldade em carregar a bateria e o mau funcionamento em geral da eletrotécnica

Muito verdade.
  5.  # 6

Colocado por: NostradamusNesse ano em concreto não sei, mas os modelos seguintes >2002 tinham problemas de massa da bateria. Sei que no modelo de 105cv a junta da cabeça tinha tendência a babar muito, e a pingar para cima do alternador. Não sei se tem o de 105cv (alphaII) ou ainda o motor beta de 115cv, porque os anos 2000 foi um ano de transição de um motor para o outro.

Se a Tyrande é dada ao DIY tente ligar um cabo de cobre ao (-) negativo da bateria e a uma parte metálica do chassis, por exemplo ao parafuso da suspensão.

Depois faça o teste novamente com o carro ao relantim com os mínimos ligados.

Por ter tido um problema similar com um carro do grupo, sei que as massas com o tempo ficam todas corroídas e a fazer mau contacto, o que explica essa dificuldade em carregar a bateria e o mau funcionamento em geral da eletrotécnica. Cheguei a fazer varias massas suplementares e ligar o (-) a vários pontos do chassis para estabilizar.

Agradeço a dica, mas se há uma coisa que eu borro-me toda de medo é de eletricidade.
    Posso mexer com ferramentas e armas na boa, mas quanto toca a gás e a eletricidade, sou a maior coninhas de que há memória XD

Mas por acaso confirmo que a junta tende a babar muito. O alternador antigo estava todo babado. O novo não (ainda).
  6.  # 7

Já agora, o que é a massa da bateria?
  7.  # 8

Resumidamente é a ligação do negativo da bateria ao chassis do carro.

mas há varias massas no carro. O próprio motor também tem uma ligação de massa ao chassis. Com a torção da utilização diária, as vezes rasga e ninguém se lembra de procurar essa massa.

Não é preciso ter medo da electricidade auto. Pode tocar nos bornos da bateria que naõ lhe acontece nada.

Imagem tirada da net de um Hyundai accent com uma massa adaptada a estrutura da suspensao, como lhe tira sugerido.

masa

Não é que resolva o seu problema, mas sei que alguns modelos Hyundai dos anos 2000 apresentam problemas de massa nos carros, mais cedo ou mais tarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
    • eu
    • 28 novembro 2025

# 9

Colocado por: TyrandeJá agora, o que é a massa da bateria?

É a ligação do borne negativo (-) da bateria ao chassis do carro.

Deve ser uma ligação bem sólida e sem corrosão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
  8.  # 10

Colocado por: NostradamusResumidamente é a ligação do negativo da bateria ao chassis do carro.

mas há varias massas no carro. O próprio motor também tem uma ligação de massa ao chassis. Com a torção da utilização diária, as vezes rasga e ninguém se lembra de procurar essa massa.

Não é preciso ter medo da electricidade auto. Pode tocar nos bornos da bateria que naõ lhe acontece nada.

Imagem tirada da net de um Hyundai accent com uma massa adaptada a estrutura da suspensao, como lhe tira sugerido.

masa

Não é que resolva o seu problema, mas sei que alguns modelos Hyundai dos anos 2000 apresentam problemas de massa nos carros, mais cedo ou mais tarde.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tyrande

Obrigado pelo esclarecimento.
    Já agora, no caso de desgaste da massa do motor ao chassis que mencionou, quais seriam os "sintomas" do carro?
  9.  # 11

Basicamente seriam semelhantes aos que está a experienciar agora. Falhas e intermitências de funcionamento de componentes elétricos do carro (radio, luzes, etc...).
  10.  # 12

Tyrande

Só csg recomendar uma pessoa o Helder na ponte da Pedra

https://maps.app.goo.gl/AnK9Go3RqsYqeqW17
  11.  # 13

Tendo um Hyundai de 2009 e sem qualquer tipo de problema, vou fazer uma massa nova, just in case....

Obrigado pela dica.
  12.  # 14

Colocado por: larkheTyrande

Só csg recomendar uma pessoa o Helder na ponte da Pedra

https://maps.app.goo.gl/AnK9Go3RqsYqeqW17

Obrigado. Vou tentar ir lá pra semana.

Entretanto encontrei um eletricista que se mostrou disponível para ver o carro hj. Esteve a fazer teste ao alternador, está a carregar bem a bateria. A bateria também está ok. Testou os fusíveis todos, estão todos bem, mas verificou que no grupo do BURG, ALARM e AUDIO havia kkr coisa a "sugar" a bateria. Disse que o multímetro deveria se manter no máximo nos 0.006 com tudo desligado e estava a mostrar 0.008. Desligou o alarme e o rádio e a coisa lá baixou.
    Honestamente não sei o que pode ser o BURG desse grupo.

Os faróis continuam a dar problema. Mas afinal não são os mínimos. São os de nevoeiro, da frente.
    Mesmo com o carro em andamento, se ligar os faróis de nevoeiro, o carro desliga-se.

Ele diz que não faz ideia do que possa ser neste momento.
    Alguma idéia?

PS: pedi pra ver a tal da massa, ele disse que estava tudo ok.
  13.  # 15

Colocado por: TyrandePS: pedi pra ver a tal da massa, ele disse que estava tudo ok.

Há inúmeros pontos de massa espalhados pelo carro.
    Exemplo típico: carros que, nos farolins, piscam as luzes "todas" tipo árvore de Natal quando o condutor liga um pisca. Normalmente é má conexão de massa nos farolins, e tem a capacidade de provocar sintomas muito estranhos (uma vez que a corrente está a fazer retorno por outras lâmpadas a vários pontos do circuito).

Quanto ao BURG, pode ser de "Burglar Alarm" (já lá tem a palavra Alarm). Ou isso, ou tem um grelhador para fazer hambúrgueres no carro e não sabia. :)
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    •  
      larkhe
    • 2 dezembro 2025 editado

# 16

Colocado por: Tyrande

Obrigado. Vou tentar ir lá pra semana.

Entretanto encontrei um eletricista que se mostrou disponível para ver o carro hj. Esteve a fazer teste ao alternador, está a carregar bem a bateria. A bateria também está ok. Testou os fusíveis todos, estão todos bem, mas verificou que no grupo do BURG, ALARM e AUDIO havia kkr coisa a "sugar" a bateria. Disse que o multímetro deveria se manter no máximo nos 0.006 com tudo desligado e estava a mostrar 0.008. Desligou o alarme e o rádio e a coisa lá baixou.
    Honestamente não sei o que pode ser o BURG desse grupo.

Os faróis continuam a dar problema. Mas afinal não são os mínimos. São os de nevoeiro, da frente.
    Mesmo com o carro em andamento, se ligar os faróis de nevoeiro, o carro desliga-se.

Ele diz que não faz ideia do que possa ser neste momento.
    Alguma idéia?

PS: pedi pra ver a tal da massa, ele disse que estava tudo ok.

Não é por esses valores de consumo de corrente que existe um problema isso é uma corrente muito baixa e grandezas nessa ordem de valores até um multímetro normal tem dificuldades em ler.
    Na minha opinião o Eletricista a dizer lhe isso está a mandar areia para os olhos ..
  14.  # 17

Eh pah, se está ou não, não sei dizer!!!

Mas o certo é que continuo com o menino nas mãos.
    Se ligo os faróis de nevoeiro, o carro desliga-se. Quer esteja a 80km/h na estrada ou parado, vai-se abaixo na mesma (sim, eu fiz esse teste :) )

Vou tentar vaga com o eletricista mencionado acima o mais rápido possível.
  15.  # 18

uma vez tive um problema num carro meu que foi difícil descobrir...quando o desligava ficava uma pequena luz ligada no painel de instrumentos. Ate ao eletricista dar com aquilo foram uns dias. Tive que comprar um painel numa sucata porque novo ficava quase 800 euros
  16.  # 19

Colocado por: TyrandeEh pah, se está ou não, não sei dizer!!!

Mas o certo é que continuo com o menino nas mãos.
    Se ligo os faróis de nevoeiro, o carro desliga-se. Quer esteja a 80km/h na estrada ou parado, vai-se abaixo na mesma (sim, eu fiz esse teste :) )

Vou tentar vaga com o eletricista mencionado acima o mais rápido possível.

Ele é bastante bom , se lhe consegue resolver o problema ou não não sei

Em relação ao problema , uma das hipóteses é a falta de massa em algum local , outra hipótese pode ser a manete avariada e fazer algum curto circuito ou algo do genero.... Avarias estranhas vao sempre levar muitos €€€
  17.  # 20

Colocado por: ClioII

Há inúmeros pontos de massa espalhados pelo carro.

Exemplo típico: carros que, nos farolins, piscam as luzes "todas" tipo árvore de Natal quando o condutor liga um pisca. Normalmente é má conexão de massa nos farolins, e tem a capacidade de provocar sintomas muito estranhos (uma vez que a corrente está a fazer retorno por outras lâmpadas a vários pontos do circuito).

Quanto ao BURG, pode ser de "Burglar Alarm" (já lá tem a palavra Alarm). Ou isso, ou tem um grelhador para fazer hambúrgueres no carro e não sabia. :)
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Precisamente o que ia dizer, há vários pontos de massa no veículo.

Respondendo agora para Tyrande
    É ver o aperto de todos os que conseguir, também pode ser algum cabo de massa com verdete ou ressequido que aparentemente possa estar bom, mas estar danificado.
    O teste que o electricista fez é realmente o que se deve fazer, mas não é por esses valores que significa que o problema seja daí.
    Antes de ir ao electricista, pode experimentar remover o fusível do radio e do alarme se tiver. E depois veja qual o comportamento do carro.

Já agora montou alguma coisa recentemente no carro antes de o carro começar a dar esses sintomas? Ou meteu alguma lâmpada led no carro?

0.0279 seg. NEW