Boa tarde a todos Tenho uma casa nova em banda, mas por vezes ouço algum som do vizinho, principalmente quando está a rarastar cadeiras. messas, sons mais fortes.... As casas são separadas por paredes duplas, mas não tem isolamento de som.
Existe alguma maneira de isolar o som nestas condições?
Ouvir alguns sons dos vizinhos é normal. Temos é quantificar esses sons. Se quer saber se a sua habitação está dentros dos parâmetros regulamentares, pede um ensaio a uma empresa certificada. Existem métodos de construção que limitam essas trasmissões de som, por via aérea ou através dos materiais, a valores muito baixos. Mas essas técnicas ainda não estão muito generalizadas no nosso país. Por exemplo o pavimento que é pisado pelos utilizadores, deve ficar isolado da laje e paredes adjacentes, por uma camada isolante aos sons de cerca de 15 mm. Mas isto podem-se contar pelos dedos da mão os construtoires que o fazem. Porque simplesmente desconhecem e se conhecem é caro. Depois todas as tubagens de águas e esgotos também deveriam ficar isoladas do edifício, também é raro fazer-se. O que normalmente é feito é o isolamento das paredes entre fogos, mas isto não é suficiente, para isolar os sons. Mas provávelmente é o suficiente para respeitar o regulamento. Depois com estas técnicas os edifícios iriam ficar mais caros e depois quem os comprava?
pois, tens razão Francisco os empreiteiros querem é poupar na construção e depois nós é que pagamos com isso. o maior problema na minha casa é mesmo as tubagens da água, pois quando a água está a "correr", ouvesse tudo.. estou a ver que não consigo o que quero.. obrigado