Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a tod@s.

Estamos a renovar uma vivenda e queremos instalar uma bomba de calor para AQS, ar condicionado e VMC (para garantir a qualidade do ar em casa). A vivenda deve tem cerca de 90 m2, dois quartos, uma sala, cozinha e WC. Somos uma família de 4 pessoas.
    Achamos que estes equipamentos dar-nos-ão conforto na nossa nova casa, e que a longo prazo iremos recuperar o nosso investimento inicial. Contudo, não sabemos por onde começar e todos no dizem para comprar um termo-acumulador e "depois logo se vê".
    Agradeço em antemão qualquer ajuda ou sugestão.
  2.  # 2

Deve contactar um técnico para dimensionar e pedir orçamento para a instalação
  3.  # 3

Concordo, ou estuda bem o tema ou contrata um técnico para esse efeito. Ou dois, se calhar...

Palpites por alto, e baseados em opiniões pessoais apenas, pode sim encontrar por cá. Aqui vai o meu.

VMC: faz bem em pensar nisso, invista nem que seja numa VMC de fluxo simples. Fica instalada a menos de metade do preço (se calhar a menos de um terço ou um quarto, já que é uma casa pequena), e se não estiver numa zona muito fria (e tendo um sistema de aquecimento eficiente) pode não sentir muito a entrada de ar frio em casa (não sentir nas contas €€ do aquecimento, quero dizer).
    Tenho uma e a diferença na qualidade do ar é como da noite para o dia (não sinto falta do duplo fluxo).

Para aquecimento e águas quentes, eu investiria (como fiz) numa bomba de calor e radiadores. Com o depósito certo (e restantes acessórios) só precisa de um (depósito) e também de uma única máquina. Não compreendo como ainda se fazem instalações de bombas de calor em separado (mas não sou expert, com certeza haverá razões para isso).

Relativamente a potências, também dependendo da zona, dada a área comedida creio que uma das máquinas mais 'fracas' será suficiente (6-9 KW, talvez?). Tem a vantagem de poder usar um circuito 'normal' de 16A (gastando bem menos que isso), não necessitando portanto de grandes trabalhos na instalação eléctrica.

Força nisso!

0.0074 seg. NEW