Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rjmpires
    Este caso é de uma bomba para AQS

É igual, mas de outra forma...funciona ao meio dia por dois motivos: energia solar e temperatura exterior mais elevada.
  2.  # 2

A que horas tomou banho?
    2-3 horas de funcionamento de manhã mais 3horas à tarde, parece-me mais que suficiente para meter a água nos 50°C

Normalmente os banho tomamos sempre ao fim do dia. Mas vou alterar das 06h as 8h e das 15h as 18h a ver se chega aos 50°. E alterei a opção para aquecimento + ventoinha, não se é o correcto. Também tem a opção de ligar a resistência mas não sei se é para ligar. Obrigado
  3.  # 3

Colocado por: Teixeira88
    Normalmente os banho tomamos sempre ao fim do dia. Mas vou alterar das 06h as 8h e das 15h as 18h a ver se chega aos 50°. E alterei a opção para aquecimento + ventoinha, não se é o correcto. Também tem a opção de ligar a resistência mas não sei se é para ligar. Obrigado

Nas bombas dos meus pais e sogros configurei da mesma forma, trabalha entre as 11h e as 15h para aproveitar alguma da produção solar dos painéis fotovoltaicos e porque tomam os banhos ao fim do dia.
    Em minha casa tenho 2 períodos, das 5 às 7h e das 11 às 16h, eu e a minha mulher tomamos os banhos maioritariamente de manhã e os miúdos à tarde.

A opção da ventoinha não sei que benefício trará, para os 50°C não necessita da resistência.
  4.  # 4

Nas bombas dos meus pais e sogros configurei da mesma forma, trabalha entre as 11h e as 15h para aproveitar alguma da produção solar dos painéis fotovoltaicos e porque tomam os banhos ao fim do dia.
    Em minha casa tenho 2 períodos, das 5 às 7h e das 11 às 16h, eu e a minha mulher tomamos os banhos maioritariamente de manhã e os miúdos à tarde.

A opção da ventoinha não sei que benefício trará, para os 50°C não necessita da resistência.

Vou fazer a experiência de mais um dia com estes novos horarios, mas ate ao momento nas horas que está a trabalhar o maximo que atingiu foi 35°, se nao conseguir vou ter de chamar alguém para verificar. Obrigado
    • HFSF
    • 7 dezembro 2025

# 5

Colocado por: ALCLCFPorque há quem tenha casas isoladas e/ou bombas com potência a mais para a mesma....e desligar de noite, seja Inverno ou Verão tem impacto insignificante na temperatura média dentro de casa, com um consumo/dia inferior na bomba.

Normalmente consegue perfeitamente isto apenas com configuração.
  5.  # 6

Mostre uma foto com a instalação, com as ligações hidráulicas
  6.  # 7

Colocado por: ALCLCF
    Porque há quem tenha casas isoladas e/ou bombas com potência a mais para a mesma....e desligar de noite, seja Inverno ou Verão tem impacto insignificante na temperatura média dentro de casa, com um consumo/dia inferior na bomba.
      não generalize um caso particular que tem alguns defeitos de conceção e eventualmente configuração.

o desenho com a adequada escolha dos diversos componentes, a sua correcta instalação e configuração são essenciais para um desempenho correcto, tudo o que fuga disto é um compromisso que penalizará alguma das premissas normalmente a eficiência fica diminuída.

ps: quando um representante de um fabricante é chamado a intervir num determinado equipamento, é obrigado a garantir a funcionalidade do mesmo em função dos requesitos gerais não podendo afinar de forma mais assertiva a instalação a montante que não é da sua responsabilidade.
    •  # 8

Mas não concorda que em Portugal e outros países se andam a colocar bombas com potências muito acima das necessidades dos imóveis?

A rede Daikin (e outras), tirando os poucos instaladores como você, sabem ligar tubos, mais nada

Hoje

Screenshot-2025-12-08-132138

Acima de 10ºC ao menos desliga e deixa de haver o pico quando volta a ligar.
    •  # 9

Colocado por: ALCLCFse andam a colocar bombas com potências muito acima das necessidades dos imóveis?
      não é replicável nas bombas de calor exclusivamente AQS que é o cerne deste topico.

o mercado global das bombas de calor explodiu sem haver um correspondente aumento dos técnicos qualificados, aliás acontece exactamente o oposto pois cada dia que passa somos menos, isto é transversal a toda a Europa pois sigo colegas que emigraram para outros paises (com resultados líquidos muito mas mesmos muito tentadores, cerca de 4x o meu e estou muito longe de ganhar mal)
    •  # 10

não sei senão será...aquecer 500L (tudo bem não são 500L pela posição do in e out da bomba no depósito) numa ~1h é potência a mais, quando uma resistência demora horas e horas
    •  # 11

Colocado por: ALCLCFnão sei senão será...aquecer 500L (tudo bem não são 500L pela posição do in e out da bomba no depósito) numa ~1h é potência a mais, quando uma resistência demora horas e horas

Uma coisa é a energia térmica produzida outra é a energia elétrica consumida.
    •  # 12

Boa tarde.
      A meu ver acho que a bomba deve ter sido mal instalada. A programação da aplicação no telemóvel é muito basica e não funciona, a bomba esteve ligada das 12h as 17h estava nos 21° e as 17h nos 43°
    •  # 13

Problema resolvido
      Era a bomba de retorno que não deixava a bomba de calor atingir a temperatura. Obrigado
    •  # 14

Tinha o retorno sempre a trabalhar?
    •  # 15

Para não conseguir chegar ao setpoint com o retorno a trabalhar, a BC é fraca e o isolamento térmico nas tubagens não existe.
    •  # 16

Colocado por: trgoncalvesTinha o retorno sempre a trabalhar?

Pelos vistos sim
    •  # 17

Colocado por: VarejotePara não conseguir chegar ao setpoint com o retorno a trabalhar, a BC é fraca e o isolamento térmico nas tubagens não existe.

Sem a bomba de retorno a trabalhar a bomba de calor atinge rapido a temperatura e mantém durante muito tempo.

0.0166 seg. NEW