Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

No meu WC tenho um móvel com tampo em madeira. Sendo a minha casa de construção recente e estando os tampos de madeira atualmente em tendência, o construtor optou por instalar este tipo de acabamento nos meus WCs. No entanto, devido à humidade e ao contacto frequente com água durante a utilização, a madeira acabou por escurecer em alguns pontos, chegando mesmo a levantar ligeiramente o verniz em dois cantos.

Como a habitação ainda se encontra dentro do período de garantia, o construtor procedeu à substituição do tampo. Contudo, o novo tampo apresenta uma tonalidade diferente do original, com um carvalho visivelmente mais claro, mais deslavado. Pretendo, por isso, escurecê-lo ligeiramente.

Removi o verniz utilizando um decapante e, de seguida, apliquei Lasur Mate Classic da CIN (cor Mogno). Após 24 horas, o tampo apresentava um aspeto estranho: a tinta não tinha secado corretamente, a cor estava excessivamente alaranjada e eram visíveis marcas de aplicação em sentido contrário ao do movimento do rolo (apliquei horizontalmente, mas as marcas surgiram na vertical). Voltei a aplicar o decapante, pois algo não estava correto, e, para minha surpresa, o produto saiu completamente à primeira. Sendo um lasur, esperava que tivesse impregnado a madeira — o que não aconteceu. Gostaria de perceber porque motivo a tinta não aderiu.

Foi-me sugerido que deveria ter aplicado diluente celuloso previamente, seguido de uma ligeira lixagem antes do lasur. A ausência de diluente poderá ter sido a causa do problema?

Não pretendo lixar demasiado, uma vez que o tampo é constituído por madeira marítima folheada a carvalho, podendo a folha de carvalho ser demasiado fina e correr o risco de a danificar.

Relativamente ao lasur, a minha intenção seria, após a sua aplicação, finalizar com um verniz mate. Apesar de me terem referido que o lasur oferece proteção contra a humidade, duvido que apenas este seja eficaz face às condições específicas de um WC (incluindo contacto direto com água). A minha linha de pensamento está correta?

0.0081 seg. NEW