Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Estou de momento numa situação complicada comprei uma casa há 6 meses da qual me foi informado e facultado documentos a comprovar que a inquilina ia sair da casa no dia 30 de novembro. O acordo de revogação de contrato de arrendamento está assinado pela inquilina e pelos antigos proprietários. Desde a assinatura do acordo de revogação que a inquilina teve 8 meses para procurar uma casa. Agora diz que não saí porque não encontrou uma outra casa e que tem um filho de 24 anos que faz diálise e está numa cadeira de rodas que não pode ir para a rua. Já foi iniciado uma acção de despejo pelo BAS.

Sabem dizer quanto tempo pode levar este processo e se o tribunal vai dar me razão, tendo em conta que a inquilina assinou o acordo de revogação de contrato em como vai sair mesmo já sabendo da situação de saúde do filho.

Obrigado
  2.  # 2

Meu caro, não há nenhum tribunal no mundo que lhe vai dar razão, e no caso da inquilina ser expulsa prepare-se para ter a CMTV à sua porta a pedir-lhe explicações.

Ou vende a casa ou aceita continuar a receber a mesma renda com os aumentos legais.
  3.  # 3

Toda a gente tem um preço. Chegue a acordo com ela.

Se calhar aceita algum valor para sair.

Nunca devia ter confiado nos antigos donos da casa. Agora fica você com a responsabilidade.

Provavelmente comprou a casa muito mais barata do que o real valor de mercado certo? Agora tem que lidar com isso. Tente negociar com ela e pague-lhe para sair, pode ser que aceite.
  4.  # 4

Se for para tribunal vai gastar dinheiro em advogados e mais tempo.

Á uns anos tive uma situação semelhante.
    Um familiar herdou uma casa arrendada já á mais de 25 que nunca teve contrato, os inquilinos já tinham mais de 60 anos e moravam com a filha e neta menor.

Quando o meu familiar ficou com a casa os inquilinos gritaram aos sete ventos que iam querer uma grande indemnização para sair.

Não foi para tribunal. Ofereceu um ano sem pagar renda (100/mês) para terem tempo para arranjar casa e poupar alguma coisa. Ficaram todos contentes e saíram. Isto foi +/- em 2019. Era uma casa que nem água canalizada tinha por isso que a renda era desse preço.

Claro que depois se arrependeram de sair mas o que é certo é que saíram dali.
    Às vezes mais vale negociar diretamente com os inquilinos do que estar a perder tempo em tribunais
  5.  # 5

Cara Cláudia,
    A casa até não foi assim tão barata, foi perto dos 200k
  6.  # 6

200k não quer dizer nada. Pode ser muito caro ou muito barato. Depende da localização.

O que quero dizer é que de certeza que a casa foi mais barata do que outras idênticas vendidas na mesma zona ou não?
  7.  # 7

Por norma quando as casas estão arrendadas são muito mais baratas. Precisamente por isto. O novo dono é que fica com a batata quente.

Comprou essa casa para habitação própria permanente? Tem mais algum imóvel em seu nome?
  8.  # 8

Comprei a casa para habitação própria.
  9.  # 9

Colocado por: CamachocaregiverComprei a casa para habitação própria.

Tem mais algum imóvel em seu nome?
  10.  # 10

Não, só este imóvel.
  11.  # 11

Colocado por: CamachocaregiverSabem dizer quanto tempo pode levar este processo e se o tribunal vai dar me razão

Com um bocadinho de sorte talvez um ano.
    O mais certo é dar-lhe razão.
    Aqui está o motivo pelo qual cada vez há menos casas para arrendar, o qual a maior parte das pessoas não quer ver.
  12.  # 12

Talvez o motivo da venda da casa foi esse
  13.  # 13

Estão aqui opiniões muito negativas.
    Não desanime!!!!
    Se a inquilina assinou que ia sair, isso tem algum valor.

Ela paga-lhe a si quanto de renda?
    Onde está a viver agora?
    Está a pagar crédito bancário do imóvel em questão?
  14.  # 14

Colocado por: PalhavaEstão aqui opiniões muito negativas.
    Não desanime!!!!
    Se a inquilina assinou que ia sair, isso tem algum valor.

Ela paga-lhe a si quanto de renda?
    Onde está a viver agora?
    Está a pagar crédito bancário do imóvel em questão?

Palhava o documento que a inquilina assinou pode nem ter validade legal. Isto tem que ser muito bem visto. Mas se a casa é para habitação própria permanente e o OP não tem mais nenhum imóvel em nome dele pode ser que se safe por aí. Ainda acho que o mais fácil poderá ser chegar a acordo diretamente com a inquilina e pagar-lhe para sair.

E sim, claro que o tribunal vai dar razão ao OP e vai mandar a inquilina sair porque é a única habitação dele, falta é saber que prazos é que ela vai ter para sair.

Se tivesse mais algum imóvel em nome dele não sei se seria tão fácil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  15.  # 15

Complicado, acho estranho o inquilino ter concordado em rescindir assim o contrato(esperemos que tenha sido sem assédio), mas assumindo que foi tudo legal, podes ter sorte.

Em condições normais, se fosses tu a fazer a revogação antes do término, legalmente, terias que esperar 2 anos e pagar o equivalente a 1 ano de renda.
  16.  # 16

O facto de ter um filho dependente, seria um motivo para o ESTADO intervir, fornecendo habitação social ou algum subsídio.

As pessoas têm dificuldades e ainda assim podem não querer ir habitar para casas sociais por estigma associado?
  17.  # 17

O OP tem direito á casa mas não será uma situação fácil. Se o documento não tiver validade legal vai ter que pagar várias rendas para a inquilina sair. E aí também já depende da duração do contrato e.t.c
    Mesmo que pague rendas para ela sair ela depois vai alegar que não arranja casa e ainda é capaz de ficar á espera de apoio social.

São sempre casos sensíveis e demorados.
    Se calhar a senhora aceitou na altura por não ter noção dos preços das rendas atualmente. Ou tinha outra alternativa que deixou de ter. E agora não quer sair.
  18.  # 18

Colocado por: Cláudia11

Ainda acho que o mais fácil poderá ser chegar a acordo diretamente com a inquilina e pagar-lhe para sair.

Estas pessoas agradeceram este comentário:Palhava

Ao ponto a que chegamos, pagar a alguém para sair da "nossa" casa. Depois querem que hajam casas para arrendamento e acessíveis.

Enquanto não mudarem algumas coisas, o mercado vai continuar "pela hora da morte".
    Concordam com este comentário: sognim, Cláudia11
  19.  # 19

Colocado por: Pereira_89

Ao ponto a que chegamos, pagar a alguém para sair da "nossa" casa. Depois querem que hajam casas para arrendamento e acessíveis.

Enquanto não mudarem algumas coisas, o mercado vai continuar "pela hora da morte".
    Concordam com este comentário:sognim,Cláudia11

Infelizmente é o país que temos.
    Depois dizem que os senhorios são os aproveitadores. Mas por uns pagam os outros.
  20.  # 20

Colocado por: PalhavaO facto de ter um filho dependente, seria um motivo para oESTADOintervir, fornecendo habitação social ou algum subsídio.

As pessoas têm dificuldades e ainda assim podem não querer ir habitar para casas sociais por estigma associado?

0.0202 seg. NEW