Iniciar sessão ou registar-se
    • gaps
    • 1 janeiro 2026

# 21

Bom ano novo a todos.

E já agora, acabei por entrar em contacto com um eletricista certificado na DGEG que me orçamentou 1250€+IVA (excluindo encargos E-REDES) para fazer a execução do ramal, instalar a portinhola P100, contador exterior e etc. Instalação monofásica até 6.9kVa, o poste está a 10 metros de onde será o contador/portinhola/quadro. Aproveito para questionar se vos parece um valor adequado. Muito obrigado a todos!
    • gaps
    • 1 janeiro 2026

# 22

Colocado por: bluthunder82Gaps...

Pelo que sei,a linha de apoio, antes ainda conseguia procurar o contrato pelo número do contador. Veja se ainda é possível.

O resto já foi tudo dito pelo user JCPL18 e pelos restantes useres.

Pelo número do contador dizem-me que dá uma morada totalmente diferente. Já forneci os dados das empresas anteriormente proprietárias deste imóvel, coordenadas, etc. e não encontram...
  1.  # 23

Peça ramal monofásico até 10.35kva

Depois contrata a potência que quiser.

É possível já terem dado baixa do CPE e obrigarem a ramal novo
    • gaps
    • 2 janeiro 2026

# 24

Colocado por: RicardoPortoPeça ramal monofásico até 10.35kva

Depois contrata a potência que quiser.

É possível já terem dado baixa do CPE e obrigarem a ramal novo

O eletricista disse que até 6.9kVa se fosse suficiente era mais simples porque ele conseguia tratar de tudo sozinho. Sabe-me dizer a razão? Será inexistência de fiscalização E-REDES até este valor? 1250€+IVA (excluindo custos E-REDES) parece-lhe adequado?

Muito obrigado.
  2.  # 25

Colocado por: gaps

O eletricista disse que até 6.9kVa se fosse suficiente era mais simples porque ele conseguia tratar de tudo sozinho. Sabe-me dizer a razão? Será inexistência de fiscalização E-REDES até este valor? 1250€+IVA (excluindo custos E-REDES) parece-lhe adequado?

Muito obrigado.

Muitos falam sem saber, até 6.9kva o técnico faz os ensaios e passa o certificado que a instalação cumpre a regras técnicas em vigor.

Para 10.35kva, já tem de ir uma entidade inspetora fazer a certificação.

Deduzo que o imóvel não cumpra totalmente as regras técnicas em vigor, se lá for uma entidade inspetora, pode haver algumas não conformidades e ter de fazer alterações mesmo a nível de obra, o custo também vai subir consideravelmente.

Na minha opinião deveria certificar para 10.35kva, mesmo que o custo suba.
  3.  # 26

10.35kva tem de certificar a instalação, 150€ +/-

E para 6,9kva o eletricista é que atesta que está tudo bem.
    Mas tem de cumprir as mesmas regras em teoria!!
  4.  # 27

Colocado por: RicardoPorto10.35kva tem de certificar a instalação, 150€ +/-

Claro, assina como muitos outros técnicos também se atravessam quando as coisas não estão a 100%.

Para 10.35kva, certamente que serão mais do que os 150€ da inspeção, senão era pedir logo os 10.35kva.
    • gaps
    • 2 janeiro 2026

# 28

Colocado por: RicardoPorto10.35kva tem de certificar a instalação, 150€ +/-

Colocado por: Varejote

Muitos falam sem saber, até 6.9kva o técnico faz os ensaios e passa o certificado que a instalação cumpre a regras técnicas em vigor.

Para 10.35kva, já tem de ir uma entidade inspetora fazer a certificação.

Deduzo que o imóvel não cumpra totalmente as regras técnicas em vigor, se lá for uma entidade inspetora, pode haver algumas não conformidades e ter de fazer alterações mesmo a nível de obra, o custo também vai subir consideravelmente.

Na minha opinião deveria certificar para 10.35kva, mesmo que o custo suba.

Muito obrigado pelas vossas explicações!

Vou fazer a instalação toda nova, incluindo TV/RJ45, sou eu que abro os roços, chumbo as caixas, passo os tubos, etc. Nesta medida, onde posso encontrar as regras a cumprir? RBIEBT? A única diferença seria contratar uma entidade externa para fiscalizar?

É uma moradia anterior a 1951 com isenção de utilização, e não pretendo alterar-lhe esse estatuto. 6.9kVa chegariam tranquilamente para mim. Será possível pedir a certificação para aumentar a potência posteriormente?
  5.  # 29

Colocado por: gapsSerá possível pedir a certificação para aumentar a potência posteriormente?

É novo processo e nova certificação, para fazer faz já a certificação para 10.35kva.

0.0165 seg. NEW