Colocado por: tggmTenho uma instalação de gás a bilha e uso Galp pluma
Colocado por: BelaMao
A pluma é Butano? Não se está a evitar ver o obviamente explicito?
Colocado por: tggm
Galp pluma é butano sim. Não entendo a segunda frase.
Desculpe pode parecer mas não é por arrogância.
Use propano. Não consegue usar butano no esquentador. Falou em derivação Y. Não havia originalmente uma garrafa para o esquentador e outra para o fogão? Pode usar butano no fogão ou um aquecedor, mas para um esquentador tem de usar propano.
Colocado por: tggm
Já pela quarta vez o redutor começa a debitar cada vez menos pressão até se tornar insuportável usar a água quente.
Após despiste pelos técnicos da Bosch/Vulcano o problema era a pressão estática no esquentador que estava uma miséria.
Por sugestão dele passei a usar reguladores propano
Compreendo que hoje poucas pessoas saibam disto porque hoje ha poucos esquentadores. Mas quando o esquentador era o normal, sabia-se que o debito de gas de um esquentador era excessivo para uma garrafa butano. Pode usar num fogão que debita pouco ou num aquecedor de grande debito cujo calor compensa o frio na garrafa.
O butano não gasefica abaixo dos ˜0graus. O propano são -42 acho. E ao sair gas da garrafa provoca um arrefecimento do liquido na garrafa. O gaz esta em liquido e 'rouba' energia ao gaseficar. Se a temperatura ambiente for boa e o debito baixo sai sempre gas. Se o debito for maior que a compensação da temperatura ambiente então o debito afrocha.
Havia quem usava o butano no verão para duches rápidos. Também me lembro me lembro de haver pais que impunham o butano para as filhas demorarem pouco no banho...
Colocado por: taunus
Essa não sabia. Sempre se usou butano em casa dos meus avós e tios... Era o mesmo gás dos fogões.
Mas o que isso implica com o facto de os redutores se deteriorarem? Pelo que relata o tggm substituindo o redutor a situação fica resolvida.
Colocado por: BelaMaoAcredito que sim. Depende de onde a garrafa esta. Pode estar ao sol ou recolhida num sitio com boa temperatura
Acredito que sim. Depende de onde a garrafa esta. Pode estar ao sol ou recolhida num sitio com boa temperatura e se os banhos forem rapidos ou um esquentador mais pequeno, perfeitamente possivel.
E a sua zona, talvez no sul isto seja absolutamente trivial.
Colocado por: ClioII
No tempo "dos meus avós e tios" a garrafa de gás estava dentro de casa, muitas vezes dentro de um compartimento do próprio fogão!
Gaseificar o butano dentro da garrafa era um não-problema.
Era totalmente o inverso.
Leve a taça. Pensava que estava a ajudar. Use butano e troque o regulador como se fossem perservativos.
Não menosprezo os seus conhecimentos, mas é preciso saber conversar.
A pessoa que veio aqui com esta pergunta que devia ser trivial e de senso comum, afirma ter tido tecnicos em casa e andar a muito tempo com um problema que qualquer vendedor de gas tem de saber explicar.
Mas no entanto quem ousa expor o problema. Resolver a vida da pessoa e ate explicar porquê acaba a passar por insultos. E depois o problema ainda é das outras pessoas e da sua sensiblidade.
Não se resolve nada e os problemas são sempre negocio.