Iniciar sessão ou registar-se
    • tggm
    • 16 dezembro 2025

# 1

Tenho uma instalação de gás a bilha e uso Galp pluma. O circuito consiste em redutor -> derivação em Y -> Esquentador + Fogão.

Já pela quarta vez o redutor começa a debitar cada vez menos pressão até se tornar insuportável usar a água quente.

Após despiste pelos técnicos da Bosch/Vulcano o problema era a pressão estática no esquentador que estava uma miséria. O Sr. fez questão de mencionar que uma bilha dá para "meia duzia de esquentadores em simulataneo".

Isto porque um teste interessante que ele me mostrou é ligar o fogão e depois o esquentador. Se a chama no fogão afrouxar com o esquentador entao temos um problema de pressão.

Por sugestão dele passei a usar reguladores propano (37mBar vs 30mBar butano) e também troquei as mangueiras (curtas) do redutor ao Y e do Y ao esquentador (nao troquei do Y até ao fogão mas a instalação nao tem mais que 10 anos).

Isto passa a vida a acontecer. A cada 6 meses tenho que ir a loja do gás e trocam-me um redutor. Assim que o troco a pressao volta a níveis normais imediatamente.

Não percebo o que pode estar a causar os reguladores falharem ao fim de alguns meses. Vivo sozinho e uma bilha dura 2 meses (ou mais). Desligo o esquentador à noite e tenho cuidado com as trocas de redutor (não anda a bater nas paredes ou bilhas).

Certamente que isto nao pode ser um problema com o material Galp certo? Se fosse um ou 2 redutores ainda acreditava que fosse um lote defeituoso, mas pela quarta vez? O que pode estar a causar os redutores perderem pressão?

Obrigado!
  1.  # 2

Faz questão na Galp?
    Troque de redutor, pode usar outra garrafa leve, por exemplo da Cepsa (ainda é mais barato)... e vê como corre.
    • tggm
    • 16 dezembro 2025

# 3

Não questionei a Galp. Boa ideia.

Customo ir à Urbanigas em Massamá e trocam nem fazem perguntas! Até parece que já estão à espera...

De qualquer forma continuo desconfiado que possa haver qualquer coisa na minha instalação que possa estar a causar isto
  2.  # 4

Colocado por: tggmTenho uma instalação de gás a bilha e uso Galp pluma

A pluma é Butano? Não se está a evitar ver o obviamente explicito?
    • tggm
    • 16 dezembro 2025

# 5

Colocado por: BelaMao

A pluma é Butano? Não se está a evitar ver o obviamente explicito?

Galp pluma é butano sim. Não entendo a segunda frase.
  3.  # 6

Colocado por: tggm
    Galp pluma é butano sim. Não entendo a segunda frase.

Desculpe pode parecer mas não é por arrogância.

Use propano. Não consegue usar butano no esquentador. Falou em derivação Y. Não havia originalmente uma garrafa para o esquentador e outra para o fogão? Pode usar butano no fogão ou um aquecedor, mas para um esquentador tem de usar propano.
  4.  # 7

Desculpe pode parecer mas não é por arrogância.

Use propano. Não consegue usar butano no esquentador. Falou em derivação Y. Não havia originalmente uma garrafa para o esquentador e outra para o fogão? Pode usar butano no fogão ou um aquecedor, mas para um esquentador tem de usar propano.

Essa não sabia. Sempre se usou butano em casa dos meus avós e tios... Era o mesmo gás dos fogões.
  5.  # 8

Colocado por: tggm
    Já pela quarta vez o redutor começa a debitar cada vez menos pressão até se tornar insuportável usar a água quente.
    Após despiste pelos técnicos da Bosch/Vulcano o problema era a pressão estática no esquentador que estava uma miséria.
    Por sugestão dele passei a usar reguladores propano

Compreendo que hoje poucas pessoas saibam disto porque hoje ha poucos esquentadores. Mas quando o esquentador era o normal, sabia-se que o debito de gas de um esquentador era excessivo para uma garrafa butano. Pode usar num fogão que debita pouco ou num aquecedor de grande debito cujo calor compensa o frio na garrafa.

O butano não gasefica abaixo dos ˜0graus. O propano são -42 acho. E ao sair gas da garrafa provoca um arrefecimento do liquido na garrafa. O gas esta em liquido e 'rouba' energia ao gaseficar. Se a temperatura ambiente for boa e o debito baixo sai sempre gas. Se o debito for maior que a compensação da temperatura ambiente então o debito afrocha.

Havia quem usava o butano no verão para duches rápidos. Também me lembro de haver pais que impunham o butano para as filhas demorarem pouco no banho...
  6.  # 9

Se a garrafa de butano estiver na rua (que é o normal e recomendado hoje em dia) vai ter sempre problemas no caudal de gás quando está frio.

Como disseram, use propano nos dias frios, com o redutor adequado.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 10

Compreendo que hoje poucas pessoas saibam disto porque hoje ha poucos esquentadores. Mas quando o esquentador era o normal, sabia-se que o debito de gas de um esquentador era excessivo para uma garrafa butano. Pode usar num fogão que debita pouco ou num aquecedor de grande debito cujo calor compensa o frio na garrafa.

O butano não gasefica abaixo dos ˜0graus. O propano são -42 acho. E ao sair gas da garrafa provoca um arrefecimento do liquido na garrafa. O gaz esta em liquido e 'rouba' energia ao gaseficar. Se a temperatura ambiente for boa e o debito baixo sai sempre gas. Se o debito for maior que a compensação da temperatura ambiente então o debito afrocha.

Havia quem usava o butano no verão para duches rápidos. Também me lembro me lembro de haver pais que impunham o butano para as filhas demorarem pouco no banho...

Mas o que isso implica com o facto de os redutores se deteriorarem? Pelo que relata o tggm substituindo o redutor a situação fica resolvida.
  8.  # 11

Colocado por: taunus
    Essa não sabia. Sempre se usou butano em casa dos meus avós e tios... Era o mesmo gás dos fogões.

Acredito que sim. Depende de onde a garrafa esta. Pode estar ao sol ou recolhida num sitio com boa temperatura e se os banhos forem rapidos ou um esquentador mais pequeno, perfeitamente possivel.
    E a sua zona, talvez no sul isto seja absolutamente trivial.
  9.  # 12

Mas o que isso implica com o facto de os redutores se deteriorarem? Pelo que relata o tggm substituindo o redutor a situação fica resolvida.

A mesma pessoa tambem refere lapsos de 6 meses entre trocas. Penso que ao não saber disto trocava de redutor quando chegava o inverno.
    E ao trocar a garrafa. A cheia debita mais que a vazia.
  10.  # 13

Colocado por: BelaMaoAcredito que sim. Depende de onde a garrafa esta. Pode estar ao sol ou recolhida num sitio com boa temperatura

No tempo "dos meus avós e tios" a garrafa de gás estava dentro de casa, muitas vezes dentro de um compartimento do próprio fogão!

Gaseificar o butano dentro da garrafa era um não-problema.
  11.  # 14

Acredito que sim. Depende de onde a garrafa esta. Pode estar ao sol ou recolhida num sitio com boa temperatura e se os banhos forem rapidos ou um esquentador mais pequeno, perfeitamente possivel.
    E a sua zona, talvez no sul isto seja absolutamente trivial.

Era totalmente o inverso. Casa de banho em casa transmontana de pedra... frio como o car****... mas já lá vão 40 anos sobre o último banho que tomei lá... Rapava-se um frio no inverno que nem é bom lembrar...
  12.  # 15

Colocado por: ClioII
    No tempo "dos meus avós e tios" a garrafa de gás estava dentro de casa, muitas vezes dentro de um compartimento do próprio fogão!

Gaseificar o butano dentro da garrafa era um não-problema.

E usavam uma garrafa mais cheia para o esquentador, e as quase vazias para o fogão.
  13.  # 16

Era totalmente o inverso.

Leve a taça. Pensava que estava a ajudar. Use butano e troque o regulador como se fossem perservativos.
  14.  # 17

Leve a taça. Pensava que estava a ajudar. Use butano e troque o regulador como se fossem perservativos.

Estamos sensíveis... Eu bem digo que este forum está a ficar desregulado...

Eu não troco nada, que nem gás tenho em casa. E aprenda a ler e interpretar que faz falta...

Não menosprezo os seus conhecimentos, mas é preciso saber conversar.
  15.  # 18

Não menosprezo os seus conhecimentos, mas é preciso saber conversar.

A pessoa que veio aqui com esta pergunta que devia ser trivial e de senso comum, afirma ter tido tecnicos em casa e andar a muito tempo com um problema que qualquer vendedor de gas tem de saber explicar.
    Mas no entanto quem ousa expor o problema. Resolver a vida da pessoa e ate explicar porquê acaba a passar por insultos. E depois o problema ainda é das outras pessoas e da sua sensiblidade.
    Não se resolve nada e os problemas são sempre negocio.
  16.  # 19

A pessoa que veio aqui com esta pergunta que devia ser trivial e de senso comum, afirma ter tido tecnicos em casa e andar a muito tempo com um problema que qualquer vendedor de gas tem de saber explicar.
    Mas no entanto quem ousa expor o problema. Resolver a vida da pessoa e ate explicar porquê acaba a passar por insultos. E depois o problema ainda é das outras pessoas e da sua sensiblidade.
    Não se resolve nada e os problemas são sempre negocio.

Eu limitava-me a participar a minha experiência. Não sou o dono do tópico. Nem estava com teimosias. E o BelaMao "atirou-me" com a taça, ora veja lá o fluxo do tópico.

Mas por mim este assunto está enterrado, quando venho ao FdC é só para aprender, e se puder ensinar, melhor ainda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BelaMao
    • tggm
    • 16 dezembro 2025

# 20

Acho que estamos a divergir :)

Já conheço a história das temperaturas de operação de butano e propano. Vivo em Queluz e não nas penhas douradas. A bilha está dentro de casa pertíssimo do esquentador. Mas de facto é a primeira coisa que oiço: "tempo frio butano não presta", pois mas não com a casa a 18-20ºC.

Creio ter já experiencia suficiente com bilhas de gás ao longo da vida, de Aveiro ao Algarve e nunca houve memória de ser preciso trocar redutores. Para mim "propano" até é uma coisa estranha. Sempre (eu e a família) usámos gás butano.

Isto acontece com bilhas cheias. Já tive um técnico que me convenceu a arranjar bilhas de ferro porque facilitam a ebulição do gás (as Pluma são mais isoladas etc...). Achei que ia resolver mas rapidamente constatei que fiquei na mesma porque a temperatura nao é de todo um factor aqui.

O facto é simplesmente este: os reguladores deixam de debitar periodicamente. O problema desaparece quando vou à loja trocá-los. Independentemente da estação do ano. Gostava de tentar perceber porquê. Não me parece razoável ignorar o problema e trocar para propano "porque sim".

0.0230 seg. NEW