Estou a pensar arrendar casa pela primeira vez (como inquilina). Quase toda a gente que conheço tem casa própria, por isso abunda o desconhecimento sobre esta matéria.
O que devo saber, em português corrente? Sei que a pergunta é muito genérica, mas assim não deixo nada de fora. Pesquisei este fórum, mas a maioria dos tópicos parece ser da perspectiva do senhorio. De qualquer forma, duas advertências úteis já apanhei: contratozinho e recibos na mão, e pagar a renda por transferência bancária (não gosto de cheques -- se pagar por transferência, posso prescindir dos recibos? Isso protege os meus direitos/responde aos meus deveres?).
Mas os diferentes tipos de contrato parecem-me complexos. Vamos supor que vou arrendar amanhã: o que devo ter a certeza de estar no contrato para me salvaguardar? A questão das actualizações das rendas, como funciona? Há alguma diferença para o inquilino quando há uma imobiliária pelo meio? Finalmente, o que deve estar no contrato, para que possa concorrer ao subsídio de arrendamento jovem (Porta 65)?
Para a semana começo a visitar imóveis. Preocupam-me um pouco questões mais práticas, como o tipo de contador de luz (é chato quando vão sempre a baixo), instalações eléctricas (há casas por aí que não têm tomadas com ligação à terra!), problemas de humidade, eventual necessidade de realização de obras, etc. Devo colocar todas estas questões e mais umas quantas no momento da visita (sugestões?)? Já agora, "a chave, a chave"! É boa ideia mudar a fechadura de uma casa arrendada (quem paga nesse caso)? O senhorio tem sempre direito a ficar com uma cópia?