Iniciar sessão ou registar-se
    • donn
    • 19 dezembro 2025 editado

# 1

Ouvi relatos de javalis a causar danos graves por aqui - estragaram vinhas principalmente. Assim temos motivo para controlar a população, e entendo que armadilha é uma melhor abordagem do que caça, que mata poucos e perturba a estrutura social, e pode até estimular mais reprodução.

Então, a questão: isso seria legal? Qual o organismo responsável por ajudicar, se a gente instalar armadilhas em propriedades privadas?
    • donn
    • 19 dezembro 2025

# 2

Ah, vejo agora que ICNF pode emitir licença.
  1.  # 3

Na minha aldeia, há um homem que dorme no carro com a espingarda.
    E depois vende o caça.
    Não sei se tem licença.
  2.  # 4

Boas @donn, tens razão quanto ao ICNF, mas atenção que o licenciamento de armadilhas para particulares costuma ser um processo bem burocrático e restrito.

Antes de te meteres nos papéis, já tentaste contactar os gestores da Zona de Caça (ZCA ou ZCM) onde está o teu terreno? Muitas vezes eles têm a obrigação de controlar os prejuízos e podem organizar esperas autorizadas ou cederem caixas-armadilha legais para resolver o problema mais rápido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: donn
  3.  # 5

Colocado por: donnisso seria legal?
    caçar com armadilhas? absolutamente ilegal em portugal!
  4.  # 6

Colocado por: MarineZZmas atenção que o licenciamento de armadilhas para particulares costuma ser um processo bem burocrático e restrito.
    não existe enquadramento legal para caçar com armadilha para privados.. quer dizer até existe, mas a probabilidade de passarem licença é tão próxima do zero que é como se não existisse
  5.  # 7

a aldeia onde tenho a casa de campo está cheia de armadilhas em terrenos privados para os apanhar.
    serras do distrito de Coimbra
  6.  # 8

Colocado por: Palhavaa aldeia onde tenho a casa de campo está cheia de armadilhas em terrenos privados para os apanhar.
    serras do distrito de Coimbra
    acredito, aqui também era assim. eu sempre que as encontro ligo ao SEPNA e envio as coordenadas e fotografias do local.
  7.  # 9

Se forem da zona de lisboa ou Évora digam que eu vou fazer esperas. As peças não as quero mas posso ajudar a desmanchar.
    • donn
    • 20 dezembro 2025

# 10

Somos no norte da distrito Leiria. Obrigado pelo notícia da ilegalidade, mas acho que ninguem pretendia montar armadilha sem autorização. Vamos ver que os caçadores pensam.

Para dizer a verdade eu não tenho o problema, era só conversa no café. E pode ler sobre o assunto, é verdade que o ICNF etc. leva a sério o aumento da população; ainda não encontro evidência que consideram meios além do alargamento dos dias de caça, mas tem que ser evidente que esse não vai resolver o problema.
  8.  # 11

Colocado por: donnSomos no norte da distrito Leiria. Obrigado pelo notícia da ilegalidade, mas acho que ninguem pretendia montar armadilha sem autorização. Vamos ver que os caçadores pensam.

Para dizer a verdade eu não tenho o problema, era só conversa no café. E pode ler sobre o assunto, é verdade que o ICNF etc. leva a sério o aumento da população; ainda não encontro evidência que consideram meios além do alargamento dos dias de caça, mas tem que ser evidente que esse não vai resolver o problema.

Armadilhas são ilegais.
    Falem com alguma associação e caçadores e façam montarias.

Da minha experiência, isso da nova lei de se poder caçar javalis o ano todo só piora o problema.
    A esmagadora maioria de caçadores de caça maior tem cevdouros o ano todo, ou seja, alimenta os animais o ano todo, para caçar apenas navalheiros em espera pelo troféu.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 12

O problema é mesma a diminuição de caçadores.

Armadilhas parecem-me ilegais....mas mais que isso tem dois problemas. O primeiro é o óbvio sofrimento do animal, o segundo é que um javali apanhado em armadinha, a carne é lixo. Ou é "morto sem dar por ela" ou a carne cheia de adrenalina, neurotransmissores/hormonas, fica bom para adubo.

Prato favorito » míscaros com alguma chouriça às rodelas num tacho, arroz branco (sem sal) noutro tacho, javali estufado com castanhas »»»» forrar um prato com o arroz branco, colocar os míscaros por cima com o "suminho", depois o javali
    • donn
    • 20 dezembro 2025

# 13

Por mim, a carne não vale muito. Encontro em restaurantes de vez em quando, e sim,eu como, mas só em solidariedade com os agricultores. E mais os riscos sanitários. Se puder fazer adubo deles, bom.

No Brazil onde têm problema grave com porcos selvagens, usam armadilhas em forma de grande cerca, podem capturar a banda enteira. É assim que ICNF pode tratar com o problema. O caçador não é solução.
  10.  # 14

A carne não é boa, quando não é caçada como deve ser (como a maior parte da caça)....e obviamente porque falta kit de unhas a muito pseudo cozinheiro/a. Tenrinha, tenrinha, quase nem preciso de usar os dentes
    O risco sanitário existe, e vai daí veterinário e claro os +3meses obrigatórios na arca frigorífica.
    O caçador....já não é a solução, mas foi durante muitas décadas. E mesmo com os números a diminuir ali para trás os montes ainda há montarias de +100 animais.

Agora matar para controlo e destruir, algo que é perfeitamente comestível e uma iguaria (desde que bem feito)...chamo-lhe no mínimo um desperdício num país que passa a vida a chagar a malta à porta dos hipermercados.
    • donn
    • 20 dezembro 2025

# 15

Desculpe, kit de unhas, não percibo? É porque a javali era maduro e magro.

Afinal o objeto infeliz será matar, até reduzir os números. O melhor modo de fazer, eu não sei, só penso que armadilha será muito mais eficaz. Havia em outras partes recompensas - e.g., €100 cada um javali. Se isso incentivaria uma caça intensa, era dinheiro bem gastado em gente que pode usa-lo. Teria que ser programa regional, neste caso, com objetivo de reduzir muito a população inteira, não restrito a uma localidade onde os agricultores tenha problema, porque a caça tem que passar a uma distância de áreas povoadas.
  11.  # 16

Colocado por: antonylemosacredito, aqui também era assim. eu sempre que as encontro ligo ao SEPNA e envio as coordenadas e fotografias do local.

A minha Ex- tomou-se de razões com o caçador pois íamos passear os cães nos caminhos e ele efurecia-se porque afugentava a caça.

Uma vez pôs-se a tentar destruir as armadilhas e eu disse-lhe:"Anda ficas aí empalada..."
  12.  # 17

Colocado por: donnDesculpe, kit de unhas, não percibo? É porque a javali era maduro e magro.

Afinal o objeto infeliz será matar, até reduzir os números. O melhor modo de fazer, eu não sei, só penso que armadilha será muito mais eficaz. Havia em outras partes recompensas - e.g., €100 cada um javali. Se isso incentivaria uma caça intensa, era dinheiro bem gastado em gente que pode usa-lo. Teria que ser programa regional, neste caso, com objetivo de reduzir muito a população inteira, não restrito a uma localidade onde os agricultores tenha problema, porque a caça tem que passar a uma distância de áreas povoadas.

Se acha que qualquer um(a) sabe preparar previamente e cozinhar um javali (ou qualquer outra peça de caça "grossa"), de maneira a estar tenrinha e sem paladar intenso demais...nunca comeu esta iguaria.
    Esqueça os restaurantes, nem para leitão assado servem, actualmente :)
  13.  # 18

Javali cozinha-se como o porco mas por mais tempo e mais adição de gordura.
    O segredo está no próprio javali, esse é o real segredo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALCLCF
  14.  # 19

Só uma vez provei, para os lados da serra da estrela e gostei. Já pensei em lá voltar. Ainda está aberto.
  15.  # 20

Colocado por: Malaico_EVJavali cozinha-se como o porco mas por mais tempo e mais adição de gordura.
    O segredo está no próprio javali, esse é o real segredo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ALCLCF

E no entanto, para comer bom leitão, já começa a haver muito "tiro ao lado" :)

0.0121 seg. NEW