Iniciar sessão ou registar-se
    • donn
    • 20 dezembro 2025

# 1

Tenho torneira nova para instalar na cozinha, naturalmente depois de tirar a torneira que lá está.

A torneira fixa-se com porca, por baixo da pia, e a redor há pouco acesso. Penso que deve existir uma chave tubo por isto, mas ainda não encontro nas lojas.

Existe ferramenta parecida nas lojas online, como Leroy Merlin "marketplace", mas envio será duas semanas (da China?) e parece que será tamanho inutil - 34mm e 40mm. Torneira nova tem 36mm.

Existe tipo de loja que tem esta ferramenta - chave tubo por remoção / instalação de torneira? Sou eu o primeiro a encontrar este problema?
  1.  # 2

2 euros nas lojas de chinês
  2.  # 3

Colocado por: donnExiste tipo de loja que tem esta ferramenta - chave tubo por remoção / instalação de torneira? Sou eu o primeiro a encontrar este problema?

Qq loja de ferramentas tem.

eu tenho uma DEXTER. (Leroy)
    https://www.leroymerlin.pt/produtos/chave-para-torneiras-de-lavatorio-com-6-chaves-de-caixa-dexter-89193733.html
  3.  # 4

Colocado por: donne parece que será tamanho inutil - 34mm e 40mm. Torneira nova tem 36mm.

Desconheço qq uma dessas medidas.
    • donn
    • 20 dezembro 2025

# 5

OK, lojas china têm conjuntos de "chave de caixa" nesta forma (i.e., tubos, não chaves de caixa normais.) Mas de tamanho insufficiente, máximo 30mm. Fiz visitas a 4 na zona.

É esta que tem 34mm / 40mm - Ferramentas de instalação de pia 8 em 1, chave de torneira de pia, chave de instalação de torneira, para cozinha e banheiro (vermelho)
    (E outras fabricadas de aço, mas de tamanhos iguais.)

Acho que afinal vou ter que tirar a pia por essa obra, mas um dia posso pensar em fabricar ferramentas do tipo, e vender aos canalizadores. (Eu liguei a um canalizador, mas quando ouviu meu pedido, disse ser doente e não podia.) É so cortar uma secção de chave de caixa grande, e soldar para tubo de ferro, e pronto. Quando morava nos EUA fiz um pouco soldura "brazing" que seria bastante forte, e penso que a macariço MAPP que posso comprar nas lojas seria sufficiente por esta.
  4.  # 6

Pode não lhe servir de muito, mas tente encontrar um kit que tenha uma chave em polegadas de 1 7/16, que é o equivalente...

Pode tentar apertar com o de 40mm, não vai apertar de forma fantástica, mas como normalmente têm um ring de borracha, também não precisa de um aperto gigante.
  5.  # 7

• donn
    • 20 dezembro 2025

# 8

Já tenho. É pequeno - abertura máxima é bem menos que preciso - e se houver mais grande, o espaço é tão estreito que pode ainda ser impossível.

Uma chave de 40mm não servia com a porca 36mm - a porca é arrondada assim que o diámetro máximo é bem menos que 40mm.

Volto à ideia de fabricar a ferramenta, pode afinal ser o mais fácil, mas daí é questão de obter as materias.
    • SrR
    • 20 dezembro 2025

# 9

Aperte á mão a porca com a torneira desalinhada da posição certa pra direita, aperte o máximo com a mão depois rode a torneira pro sítio fazendo assim um último aperto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • donn
    • 20 dezembro 2025

# 10

O espaço nem sequer permite apertar a mão. Com dificuldade posso tocar na porca com um ou dois dedos. (Na torneira original, que tenho que remover primeiro.)

Não sei se esta pia dos '90s é rara neste respeito. Acesso é impedido também com prateleira por baixo. E tem prateleiras em cima, que muito incomodam. Se calhar a solução por via de instalar torneira nova, será remodelar a cozinha toda.
  6.  # 11

Colocado por: donnNão sei se esta pia dos '90s é rara neste respeito. Acesso é impedido também com prateleira por baixo. E tem prateleiras em cima, que muito incomodam. Se calhar a solução por via de instalar torneira nova, será remodelar a cozinha toda.

Corte a torneira, ás vezes o material está tão calcinado que só sai à "porrada". e mete a torneira nova ( depois de limpar tudo muito bem)
    A prateleira deve sair... veja lá com amis atenção.
    • donn
    • 23 dezembro 2025

# 12

Comecei este corte, mas antes de terminar a porca libertou-se!

Para montagem da torneira nova, a chave que fiz:

Tubo PVC, metal duma abraçadeira. Fiz a medida da porca nova. A porca prévia é 37mm e pontiagudo, seria bem possível se eu soubesse.
      chave.jpg

0.0134 seg. NEW