Iniciar sessão ou registar-se
    • r2a
    • 2 abril 2010

     # 1

    Boa noite!!!
    Nós gostaríamos de por a caixilharia das janelas a andar por fora, ou seja, sem soleiras... mas já ouvimos tantas opiniões, negativas e ficamos com o pé atrás.
    Alguém tem na sua casa a caixilharia a trabalhar por fora, sem soleiras?! o que acham, tem queixas?!
    desde já muito obrigada
  1.  # 2

    Por fora do peito (não soleira) onde pôe os estores? Normalmente na construção civil quando se inventa dá asneira. Não quer dizer que não haja inovação, mas explique melhor o que pretende.
  2.  # 3

    colocando a caixilharia à face exterior da parede... presumo que o sistema construtivo aplicado nas paredes exteriores, seja em ETICS ou capotto?!, que manterá as protecções solares previstas no projecto térmico e de arquitectura (serão interiores, exteriores, quais?)...

    O melhor conselho deverá partir do coordenador de projectos do seu edificio...
    • r2a
    • 3 abril 2010 editado

     # 4

    Não vamos colocar estore na janelas. A caixilharia ira funcionar desviada 1cm do areado fino, por causa do silicone que ira ser colocado a volta dos caixilhos.
    Mas já alguém viu este tipo de trabalho, pois o nosso receio é ganhar humidades no interior da janela?! Mas nós não gostamos muito da típica soleira.
  3.  # 5

    Eu estou a aplicar esse sitema numa obra, por imposição do arquitecto. Apenas tem contra-soleira. Tem que ser é muito bem impermeabilizado.
    No caso de não levar contra-soleira será aconselhavel colocar um perfil na base por causa das humidades.
    Pa semana posso enviar uma foto desse perfil
    Atenciosamente
    Paulo Esteves
    • r2a
    • 3 abril 2010

     # 6

    se puder enviar a foto agradecia imenso...s não for abusar muito, tente enviar fotos de vários ângulos.
    mais uma vez muito obrigado...
  4.  # 7

    Ok. Parece-me que está decididamente a fazer asneira, então fica á sua sorte. Primeiro não pôe estores? Depois não gosta de soleiras. Então é só por aquilo que gosta e está o problema resolvido.
    • r2a
    • 5 abril 2010

     # 8

    para francisco2
    os estores não podem andar por dentro?! ou só conhece estores por fora?! eu só estou a perguntar se alguém já fez algo do género do k gostava de fazer....
    parece uma pessoa um pouco limitada para novas formas de construir...
  5.  # 9

    Boas

    os estores não podem andar por dentro?! ou só conhece estores por fora?!

    1 - Os estores podem ser instalados por dentro dos envidraçados.
    2 - Salvo condições muito específicas, é uma grande asneira não instalar protecção solar pelo exterior devido ao sobreaquecimento que essa ausência poderá provocar.

    cumps
    José Cardoso
    • r2a
    • 5 abril 2010

     # 10

    Com esse problema do sobreaquecimento, esta mais ao menos resolvido, com as palas que tem nas janelas, claro que não é a mesma coisa que estores!
    Mas a minha esposa prefere colocar telas interiores!
  6.  # 11

    Boas

    as palas que tem nas janelas

    Pode ajudar, mas não resolve ( na minha humilde opinião não resolve sequer 50% do problema).

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 12

    Oiça Sr. r2a
    Os estores por dentro só se for para enfeitar. Já houve mais pessoas com a sua confusão neste fórum, se estivesse atento não cometia tantos erros.
    Depois diz que devo ser limitado para novas formas (Erradas) de construir. Já lhe disse para inventar só quem sabe da matéria, não para novatos.
    Veja as casas antigas como usavam os estores, são centenas de anos de experiência.
    Depois não ponha soleira nas janelas, e virá aqui perguntar outra vez, como se resolve o problema de entrada de água em casa.
    • r2a
    • 6 abril 2010 editado

     # 13

    Se formos todos como o senhor ninguém evoluía... pois para si o que é antigo é que tem experiência e não é bem assim...deve ter caído no séc XXI de para-quedas...
    Eu perguntei se alguém tinham usado esta forma de construção. Se o senhor não viu nenhuma, muito obrigada mas não preciso da sua opinião!
  8.  # 14

    E não sou nenhum novato pois já é a 2construção mas a minha esposa desta vez queria estilo moderno...

    Isso não impede de ter soleiras escondidas. O objectivo da soleira é dar um reforço à estrutura da janela, sendo a solução ideal para fixação de caizinharia...

    Se havia coisa que eu faria hoje diferente na minha casa, seria meter além das soleiras, as restantes partes. Mas no final, mantinha tudo "escondido", por detrás do ETICS. Não se nota e dá o reforço necessário (principalmente quando de tem janelas granditas...=

    Coisas da Casa
  9.  # 15

    E pq não colocar a soleira e efectuar uma "saia" na propria caixilharia que a tape?
  10.  # 16

    Também podem colocar soleiras em alumínio.
    Já fiz edifícios em que as fachadas são em alumínio e não colocaram soleiras ou cantarias em pedra, colocaram alumínio, ou inox.

    É sempre aconselhável colocação de estores pelo exterior. Fora enormes vantagens térmicas, a segurança é maior e tem de ter em conta a protecção física do vidro em caso de intempérie (imagine uma lata, pedra ou telha a 120km/h). Existem muitos sistemas de estores, mas também existem muitos edifícios só em vidro, é uma questão de escolha.
  11.  # 17

    Ok. O sr não quer a minha opinião mas vai tê-la, porque estamos na era dos computadores e da comunicação e isto é um forum, onde todos cabemos e eu sou deste tempo pré-histórico.
    Eu não sou contra a evolução, antes pelo contrario, sou é contra o retrocesso. Se o sr. pensa que é mais esperto que os outros está rotundamente enganado.
    A sua grande experiência de ir na 2ª construção dá-me vontade de rir, eu já construí mais de 120, fora centros comerciais, fábricas, Etars, estradas, etc, etc, não ponho mais porque assim tinha que por o curriculum.
    Então divirta-se, porque a minha opinião não vai ter mais.
  12.  # 18

    A soleira é ESSENCIAL para uma boa construção. Caso contrário vai ter muitos problemas de infiltrações.
    Existem soluções construtivas para ocultar a soleira e se assim quiser, opte por isso.
    Quanto aos estores, se tiver previsto uma consola de cobertura em cima do vão, em obra pode colocar uma caixa de betão para receber os mesmos. Fale com o Engenheiro projectista (estruturas). Caso contrário não consegue colocar nada por fora sem ter que andar com a janela ligeiramente recuada em relação ao plano de fachada (o que eu não percebo porque faz tanta questão pois na prática, esses pormenores quase que não se notam...).

    Como não consigo resolver os DOIS problemas, vou-lhe resolver as soleiras...
    Em anexo coloco um pormenor de projecto de execução em soleira de chapa de aço inox. Uso para moradias com perfis de caixilharia mínimos, tipo vitrosca devido a conseguirmos ocultar o aro inferior, porem este é adaptável.

    Espero que ajude e lembre-se que, em QUALQUER projecto, se não tem um arquitecto deveria ter para lhe resolver este tipo de problemas...
    Cumprimentos

    BHP | Arq
    • r2a
    • 7 abril 2010

     # 19

    Antes de mais obrigada a todos, pelas alternativas...

    Senhor BHP, obrigada pelo anexo, achamos que essa é a solução ideal...
    Iremos ficar com essa solução...

    Mais um assunto resolvido...
    Muito obrigada
  13.  # 20

    Não queria,falar mais sobre este assunto mas tem que ser.
    Sr BHP, segundo o Sr r2a o que ele pretende é usar janelas sem soleiras, pelo menos é o que depreendo do post inicial.
    Esse pormenor é duma soleira duma porta, mas parece-me que o r2a, já fica satisfeito com qualquer coisa.
 
0.0248 seg. NEW