Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva,

Tenho uma sala com focos embutidos no teto falso, lâmpadas led GU10. 4 focos ligados a um circuito, e outros 4 a outro.

Nós primeiros dias, funcionou bem os 8 focos. Passados uns 5 anos, começaram a desligar um foco ou outro em cada circuito, tenho substituído as lâmpadas que desligam mas ao substituir, há outro foco do mesmo circuito.

Qual será a causa? O fim de vida prematuro das lâmpadas led? Algum desequilíbrio no circuito?

Nos quartos, tenho 9 focos ligados no mesmo circuito, todos de intensidade variável. Num dos quartos, funciona perfeitamente, noutro, funciona até determinada intensidade e começa a piscar, no terceiro quarto, tal como a sala, aparece um ou outro foco que se apaga.
      IMG_20251228_224624.jpg
  2.  # 2

chame um eletrecista para ver isso
    • HFSF
    • 29 dezembro 2025

# 3

a 100% funcionam todos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  3.  # 4

Esses focos estão ligados a um potenciometro para variar a intensidade?
  4.  # 5

Colocado por: Malaico_EVEsses focos estão ligados a um potenciometro para variar a intensidade?

Na sala não (foto), nos quartos sim.
  5.  # 6

Colocado por: antonylemoschame um eletrecista para ver isso

Já chamei. Quando digo o tipo de trabalho, um não me atende mais, outro diz que está cheio de trabalhos, e um terceiro é sucateiro...
    Vou continuar a procurar, isto nem é um biscate.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky
  6.  # 7

Colocado por: HFSFa 100% funcionam todos?

No início da instalação, durante uns anos, funcionavam todos a 100%
  7.  # 8

Colocado por: htavares73
    No início da instalação, durante uns anos, funcionavam todos a 100%

A pergunta, salvo erro, é se com o reostato a 100%, os focos funcionam.
  8.  # 9

Verificou se está a usar Leds DC em circuito de AC ou vice versa? Embora possa parecer pouco provável, já me aconteceu há uns anos ter comprado uns GU10 e só depois de queimar em pouco tempo uns 2 ou 3 é que verifiquei que não eram adequados.
  9.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    A pergunta, salvo erro, é se com o reostato a 100%, os focos funcionam.

Só nos quartos é que tenho reostato, quando está a 100%, um dos quartos, todos os 9 LED's piscam ou ficam intermitentes, com períodos apagados longos, às vezes 10s.

Na sala (foto), não há reostato, está a 100%.
  10.  # 11

Não percebi bem uma coisa, á medida que vai substituido as que avariam em seguida não dos focos antigos ou também dos mais recentes?
  11.  # 12

Colocado por: taunusVerificou se está a usar Leds DC em circuito de AC ou vice versa? Embora possa parecer pouco provável, já me aconteceu há uns anos ter comprado uns GU10 e só depois de queimar em pouco tempo uns 2 ou 3 é que verifiquei que não eram adequados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:htavares73

Na sala, são GU10, penso que são para AC, mas acho estranho, foram comprados em loja física de material elétrico. Vou verificar, embora já não tenha embalagem.
    • HFSF
    • 29 dezembro 2025

# 13

Está à vontade para testar os focos?

Ligar uma tomada a uns ligadores e tentar ligar os focos lá para ver se é do circuito?
  12.  # 14

Nunca vi GU10 para corrente contínua, só se for tralha do Aliexpress.
  13.  # 15

Colocado por: VarejoteNunca vi GU10 para corrente contínua, só se for tralha do Aliexpress.

Olhe que não, olhe que não.... Sabe onde os comprei há uns anos? Na Castro Electrónica... e depois tentei devolver os que me restavam em embalagem selada e fizeram-me um manguito. Deles também não seria de esperar outra coisa.
  14.  # 16

Colocado por: taunus

Olhe que não, olhe que não.... Sabe onde os comprei há uns anos? Na Castro Electrónica... e depois tentei devolver os que me restavam em embalagem selada e fizeram-me um manguito. Deles também não seria de esperar outra coisa.

Castro eletrónica, também vende chinesices.

Casquilho GU10 é para ligação direta à rede, a rede elétrica baixa tensão em Portugal são 230v/400v alterna.
  15.  # 17

Penso que não há led G10 DC. Geralmente led em DC são as fitas.
  16.  # 18

Colocado por: Varejote

Castro eletrónica, também vende chinesices.

Casquilho GU10 é para ligação direta à rede, a rede elétrica baixa tensão em Portugal são 230v/400v alterna.

São quase todas chinesas
  17.  # 19

Colocado por: taunus

São quase todas chinesas

Falta o quase, mas mesmo da China há material com qualidade, as marcas de referência têm lá produção.

Falo em lâmpadas fabricadas em vão de escada, vendidas ao Kg.
  18.  # 20

Colocado por: Malaico_EVNão percebi bem uma coisa, á medida que vai substituido as que avariam em seguida não dos focos antigos ou também dos mais recentes?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:htavares73

Sim, à medida que iam avariando, substituía as lâmpadas, nessa substituição, outra lâmpada se apagava.

0.0218 seg. NEW