Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Recorro ao forum na tentativa de me darem alguma orientação.
    Tenho uma pequena casinha no Alentejo que precisa de algumas remodelações. A mesma estava habitada, contudo apresenta alguma salitre e os anteriores proprietários, na tentativa de "esconder/resolver" parece-me que tomaram decisões erradas e que possam ter prejudicado ainda mais capilaridade/salitre.
    1) colocaram uma membrana cimentada com cerca de 2mm de espessura, que parece vidro/estala quando parte.
    2) tintas plásticas.
    Da pesquisa que fiz, isto prejudica e piora, visto que este tipo de construção precisa de elevados níveis de respiração e consequentemente evaporação natural. Parece-me ser uma construção em Taipa.

Conforme fotos, já removi parte da membrana que estava relativamente solta, que seria ate praticamente 1 metro de altura, e de seguida usei uma escova de aço para remover a maioria do revestimento solto.

Foi-me recomendado remover tudo o resto: estuque visual branco e amarelo, e só depois colocar reboques respiráveis à base de cal e por fim pintar com tintas com silicatos.

Outra recomendação, deixar como está, já removido tudo o que estaria solto. Enxaguar duas vezes com água de cal, com períodos de seca de alguns dias. Posteriormente, começar a rebocar com cal aérea/cal hidrata/hidróxido de cálcio (penso que seja tudo o mesmo), e posteriormente, pintar com tintas a base de silicatos.

Gostaria, a quem pudesse e tivesse conhecimento neste tipo de construção, que me desse alguma orientação, porque se falar com o pedreiro local, a recomendação e colocar Pladur e prontos, o que na minha pesquisa, é apenas mais um método de camuflagem e que poderá piorar visto que as paredes vão ficar ainda mais estanques.

Muito obrigado.
  2.  # 2

Screenshot-20260102-161404

PXL-20260101-120518768-RAW-01-MP-COVER
  3.  # 3

A primeira solução é a mais certa. Remover, tanto quanto possível, o reboco atual e aplicar um sistema mineral à base de argamassa de cal e tinta de silicatos de potássio ou de cal.
  4.  # 4

om

Já removi grande parte do reboco afectado, e mais uns 40cm acima.

Posso passo, deverei utilizar webercal Sane.
    O que acha?

Obrigado.
  5.  # 5

A Webercal Sane contém cimento, o que deve ser evitado. Procure, por exemplo, soluções da Secil Reabilita, da Cimpor ou da Topeca.
  6.  # 6

Bom dia,

Pode utilizar as placas da Schluter, Kerdi-Board.
    Conseguem resolver o problema, além de também potenciar o isolamento térmico.

Deixamos aqui um link para um artigo do nosso website:
    https://eurobuild.pt/paredes-com-salitre-como-resolver/
  7.  # 7

Colocado por: OliveiroS/NA Webercal Sane contém cimento, o que deve ser evitado. Procure, por exemplo, soluções da Secil Reabilita, da Cimpor ou da Topeca.

Obrigado pelo conselho desde já. A informação que tenho é que o Webercal sane não contém ciumento. Tem a certeza disso.
    As outras opções parecem idênticas, o que vou colocar em consideração também.

Colocado por: Atlas EurobuildBom dia,

Pode utilizar as placas da Schluter, Kerdi-Board.
    Conseguem resolver o problema, além de também potenciar o isolamento térmico.

Deixamos aqui um link para um artigo do nosso website:
    https://eurobuild.pt/paredes-com-salitre-como-resolver/

Mas tendo em conta ao tipo de paredes (taipa, tijolo de barro) com tendência a salitre por capilaridade, penso que a casa esteja construída directamente em cima de terreno, sem grandes fundações, colocar uma solução de placas kerdi-board que irá impermeabilizar, não vai esperar a evaporação de vapores e respiração da parede?

O anterior proprietário apostou numa solução semelhante a uma membrana, que em boa verdade prejudicou a respiração natural, e o reboco aprodeceu todo nessas paredes.
  8.  # 8

Depende.

Uma coisa é resolver esse problema, e com as placas Kerdi-Board resolve.

Contudo, teremos que pensar também em todos os outros fatores, como por exemplo a ventilação.
    Promover a ventilação do espaço também é importante, tendo ou não a Kerdi-Board como revestimento de parede.

Membrana "semelhante" à Kerdi-Board, simplesmente não existe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoBarbksa
  9.  # 9

Colocado por: HugoBarbksaA informação que tenho é que o Webercal sane não contém ciumento. Tem a certeza disso.

Tenho como base a ficha de dados de segurança da própria Weber: https://www.saint-gobain.pt/Documentos/ficha-de-dados-de-seguranca/fds-webercal-sane-0.pdf.

Atenção que alguns produtos da Secil e da Cimpor também contêm uma significante proporção de cimento.

Caso consiga remover todo o reboco antigo, pode executar um sistema com, por exemplo, reboco de fundo Reabilita RB e reboco de acabamento Reabilita AC (areado) ou Reabilita AC Fino (liso).
  10.  # 10

Colocado por: OliveiroS/N

Tenho como base a ficha de dados de segurança da própria Weber:https://www.saint-gobain.pt/Documentos/ficha-de-dados-de-seguranca/fds-webercal-sane-0.pdf.

Atenção que alguns produtos da Secil e da Cimpor também contêm uma significante proporção de cimento.

Caso consiga remover todo o reboco antigo, pode executar um sistema com, por exemplo, reboco de fundo Reabilita RB e reboco de acabamento Reabilita AC (areado) ou Reabilita AC Fino (liso).

Devido à tendência de presença de salitre por capilaridade, que acha de utilizar:

Como primeiro reboco e enchimento:
    seciltek reabilita cal mp

Como finalizador:
    seciltek reabilita cal ac

Muito obrigado
  11.  # 11

Boa sorte com isso.
    Não vou recomendar nada porque nada resulta a longo prazo.
  12.  # 12

Colocado por: Malaico_EVlongo prazo

Defina longo prazo.
  13.  # 13

2 ou 3 anos começa a aparecer novamente.
  14.  # 14

Colocado por: Malaico_EV2 ou 3 anos começa a aparecer novamente.

Não necessariamente. Uma solução adequada e corretamente aplicada pode "resolver" o problema e durar durante muito mais tempo.

Colocado por: HugoBarbksaDevido à tendência de presença de salitre por capilaridade

Vamos ver mais detalhadamente, tanto quanto é possível com base no seu relato e em duas fotos e partindo do princípio que se tratam de paredes exteriores:

- Não me parece que se trate efetivamente de salitre, ou seja uma patologia originada pela presença de sais, mais sim de um reboco não adequado para a estrutura em combinação com humidade estrutural e/ou ambiente juntamente com uma pintura de dispersão.

- Solução padrão/ideal para obras de reabilitação: efetuar um escoamento eficaz de águas (drenagem, caleiras), remover tanto quanto possível todo o reboco existente não adequado. Posteriormente aplicar um reboco mineral 100% à base de cal e um esquema de pintura mineral (cal ou silicatos de potássio). Para tal pode utilizar os dois rebocos acima mencionados.

A aplicação da solução não garante per se a resolução definitiva do problema. Terá, no entanto, a grande vantagem de poder ver sempre uma degradação do substrato e, caso necessário, intervenir rapidamente. Quase tão importante como um reboco adequado é uma ventilação e uma temperatura ambiente adequada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HugoBarbksa
  15.  # 15

Colocado por: OliveiroS/NNão necessariamente. Uma solução adequada e corretamente aplicada pode "resolver" o problema e durar durante muito mais tempo.

Pode partilhar esse tipo de solução por favor? É que já desisti.
  16.  # 16

Colocado por: Malaico_EVPode partilhar esse tipo de solução por favor? É que já desisti.

Colocado por: OliveiroS/N- Solução padrão/ideal para obras de reabilitação: efetuar um escoamento eficaz de águas (drenagem, caleiras), remover tanto quanto possível todo o reboco existente não adequado. Posteriormente aplicar um reboco mineral 100% à base de cal e um esquema de pintura mineral (cal ou silicatos de potássio). Para tal pode utilizar os dois rebocos acima mencionados.

Colocado por: OliveiroS/NQuase tão importante como um reboco adequado é uma ventilação e uma temperatura ambiente adequada.
  17.  # 17

Colocado por: OliveiroS/N

Não necessariamente. Uma solução adequada e corretamente aplicada pode "resolver" o problema e durar durante muito mais tempo.

Vamos ver mais detalhadamente, tanto quanto é possível com base no seu relato e em duas fotos e partindo do princípio que se tratam de paredes exteriores:

- Não me parece que se trate efetivamente de salitre, ou seja uma patologia originada pela presença de sais, mais sim de um reboco não adequado para a estrutura em combinação com humidade estrutural e/ou ambiente juntamente com uma pintura de dispersão.

- Solução padrão/ideal para obras de reabilitação: efetuar um escoamento eficaz de águas (drenagem, caleiras), remover tanto quanto possível todo o reboco existente não adequado. Posteriormente aplicar um reboco mineral 100% à base de cal e um esquema de pintura mineral (cal ou silicatos de potássio). Para tal pode utilizar os dois rebocos acima mencionados.

A aplicação da solução não garanteper sea resolução definitiva do problema. Terá, no entanto, a grande vantagem de poder ver sempre uma degradação do substrato e, caso necessário, intervenir rapidamente. Quase tão importante como um reboco adequado é uma ventilação e uma temperatura ambiente adequada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HugoBarbksa

Obrigado desde já pela incansável ajuda.

As paredes que se encontram mais danificadas pelo salitre/humidade ascendente, são paredes interiores (1 quarto/cozinha e sala/2 quarto). No fundo são paredes centrais da casa em linha com o ponto mais alto do telhado. Depois ainda tenho sótão com aparentemente zero humidade.
  18.  # 18

Colocado por: Malaico_EV2 ou 3 anos começa a aparecer novamente.

https://forumdacasa.com/discussion/3697/9/paredes-com-salitre-como-resolver/
    Comentário #165

Faz 10 anos este ano, e até agora nada de salitre.
    • lmcaet
    • 16 janeiro 2026 editado

# 19

Que placas aplicou?
    Simples EPS?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diogo_mac
  19.  # 20

Sim, EPS de 30mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet

0.0270 seg. NEW