Estou interessado em comprar um apartamento com sótão, estilo duplex, mas na última visita surgiu-me uma dúvida que não me souberam responder.
A escada que leva ao piso superior vai estar encostada a uma parede que, segundo as minhas estimativas olhando para a planta, deverá rondar os 4,75 m e a altura até ao piso superior deverá rondar os 3 m. Segundo uma verificação rápida no ChatGPT parece que é apertado e a escada poderá ter de fazer um L. Isso seria bastante chato visto que iria ter de virar para a zona onde vai estar o móvel de TV e iria tirar bastante espaço da sala. Há aí alguém entendido no assunto que me consiga ajudar?
jm bolas que contas anda a fazer? 4.75 e a subir 3 m dá perfeitamente para ter de um unico lance uma escada perfeita com degraus de 18 X 28 cm ( 17 degraus ou até 18 )
Estas pessoas agradeceram este comentário: jmbds98
marco, eu não tenho dúvidas que caiba se a escada vier do hall de entrada em direção à parede exterior. O problema é que o que está planeado é a escada ser no sentido oposto. Deixando cerca de 1m para entrar na escada, sobram 3.75m para os degraus, o que me parece que possa ficar apertado. Mas lá está, eu não percebo nada disto, daí a questão. Se me diz ser possível eu já fico mais descansado.
Também fiquei mais de pé atrás porque me disseram que a casa está pronta por volta de Abril mas dizem que ainda não sabem como vão ser escadas. Pareceu-me falta de planeamento.
faz um lance com 2 degraus seguido de patamar e depois vira e faz lance de 15 degraus e está feito. degraus com 18 x 28 cm isto com os devidos ajustes.
Pois, tenho de ver se dá para colocarem a escada ao contrário. Não faz sentido ter de ir até ao fundo da parede da sala para subir para o andar de cima, fazia muito mais sentido começar no hall de entrada, assim cabia melhor e a circulação também melhorava.
@marco1 Penso que para inverter a escada teria de haver um patamar no final para permitir sair para a direita, mas a nível da utilização do sótão não vejo que fosse um problema.
@nunogouveia obrigado pela dica, tendo em conta que o prédio está a terminar a construção e o sótão tem casa de banho e terraço, acredito que esteja. Mas vou confirmar.