Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Tenho as paredes da minha cave cheias de humidade ascendente por capilaridade. Não tenho duvidas que a parede foi mal isolada e drenada por fora. O problema é que não tenho hipotese de atacar o tema por fora. Só me resta fazer algo pela parte interior. Gostaria de saber a vossa opinião relativamente às seguintes opções:

a) Construção de uma parede em tijolo 7 - dizem que pode não ser solução, já que a médio prazo a humidade subirá também pela mesma. Que precauções devo tomar caso opte por esta solução

b) construção da parede em pladur- há quem diga que a prazo também não é solução, já que a humidade que fica na parede de "origem" se irá alastrar ao pladur

c) O cheiro a humidade desaparederá com a parede em pladur?

d) ao ventilar a caixa de ar entre a parede original e a nova parede (pladur ou tijolo 7) não estou a contribuir para a redução do conforto termico da casa?

e) será o pladur term aconselhado para este caso? este pladur é impermeável a este tipo de infiltrações?

f) caso venha a optar pelo Kerdi board com acabamento fino em cimento adequado, terei a sorte dos odores a humidade desaparecerem? Têm alguma experiência na resolução deste problema com este produto?

Agradeço muito a grande ajuda que me estão da dar!
      IMG00004-20100329-0823.jpg
  2.  # 2

As soluções do Pladur e doo tijolo são sempre remendos que a média prazo aparecem novamente

Mas é só humidade ascendente? A parede da cave é em betão? É só nas paredes exteriores ou nas interiores também?
  3.  # 3

Confirmo que a parede da cave é em betão e o problema aparece nas paredes interiores.
  4.  # 4

Então está com problemas é no pavimento e na sua deficiente drenagem.

3 hipópteses:

1º - Demolir esse pavimento, abrir uma caixa com 50cm de altura e executar um novo massame, mas desta vez bem feito, com britas, geotêxtil e mantas drenantes.
    2º - Criar uma ou mais caixas de visita com paredes permeáveis de modo a absorver a água que exista junto a elas e por capilaridade secar o terreno em volta e retirar a àgua do fundo com uma bomba (que irá obrigar a ter um ponto de esgoto e de electricidade)
    3º - Uma combinação das duas

O seu problema é que têm lá água. Ou a tira de lá /impede que chegue onde não deve ou terá sempre problemas.
  5.  # 5

caro PauloCorreia. Agradeço a sua sugestão. Dado que tenho portas na cave que dão para um jardim e devido ao facto de ter um soleitamento geral, vejo alguma dificuldade em aplicar a sua solução.
    Do seu ponto de vista e partindo do presuposto que conseguia "atacar" o problema por forma, qual seria o melhor metodo de isolamento da parede e drenagem das águas?
  6.  # 6

O que deve ter é um massame, não um ensoleiramento geral

Colocado por: pjmferreiradrenagem das águas?

As soluções acima. Drenar significa retirar a água ou impedir que ela lá chegue

Colocado por: pjmferreiraqual seria o melhor metodo de isolamento da parede e

Mas o problema é só nas paredes interiores em em todas?

Pessoalmente ataco os problemas de infiltrações da seguinte maneira:
    1º - Impedir que a água lá chegue, drenando colocando sistema de impermeabilização no exterior da zona afectada.
    2º - Não sendo possível a drenagem da água, colocar barreiras à sua progressão conforme discutido neste tópico
    3º - Esconder o problema através de soluções como as que colocou.

O grande problema em estar a aconselhar uma solução, é que uma solução para o seu problema depende de várias variáveis que só podem ser vistas no local (acessos, tipo de construção, localização do problema, tempo de vida do problema, envolventes, morfologia do terreno, etc) pelo que não consigo dar-lhe a solução, especialmanete porque você ainda espera encontrar uma solução que se enquadre no 3º tipo (tapar o problema a baixo custo).

Infelizmente, você têm o pior pesadelo que existe na construção e o de mais difícil resolução, quer em acertar com a solução certa, quer em arranjar quem lho faça.

Com os elementos que tenho, não consigo ir mais longe que isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmgl
    • vmgl
    • 4 abril 2010 editado

# 7

Colocado por: PauloCorreiaEntão está com problemas é no pavimento e na sua deficiente drenagem.

O seu problema é que têm lá água. Ou a tira de lá /impede que chegue onde não deve ou terá sempre problemas.

Pode e deve considerar esta solução

http://www.mapei.it/Referenze/Multimedia/306_Idrosilex%20Pronto_Pt.PDF

Para esta solução deve retirar o estuque que suponho esta nas paredes e revestir com este material.

No entanto o ideal é a solução que o Sr. Paulo Correia aconselha acima, o seu problema é como ele referiu as paredes estarem a absorver as humidades da laje e da betonilha, isso acontece mais quando os níveis freaticos dos terrenos são elevados e não existe o cuidado de dessolidarizar a betonilha da laje de forma a que esta não esteja em contacto, é de importância também elevar essa dessolidarização nas paredes laterais de todo o perímetro.

0.0118 seg. NEW