Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 21 janeiro 2026

# 1

Tarifas para a europa parece que já não vai haver, ninguém percebia porque iam existir e agora ninguém percebe porque vão deixar de existir.
    A unica coisa que me parece certo é que estamos perante um recuo, talvez seja meramente táctico. Contudo um recuo que, como sempre, o Trump vende como vitoria, qual vendedor da banha da cobra.
    O "canto da sereia" faz-se sempre ouvir nestas ocasiões, só espero que a europa não se deixe adormecer.
    Quando eu era puto, havia uma "máxima" que era +/- assim "cantas bem, mas não me alegras (=enganas)" era isso que eu diria ao caro Donald, bem embrulhado na melhor hipocrisia que conseguisse porque o destinatario não merece mais.

O discurso do primeiro ministro canadiano hoje em Davos, para além de muito bem escrito e pleno de conteúdo, muito provavelmente vai tornar-se histórico, pela lucidez com que analisa o actual momento das relações internacionais. Está lá tudo, aos europeus basta ler/ouvir, compreender e agir enquanto é tempo.
  1.  # 2

Colocado por: AMG1Tarifas para a europa parece que já não vai haver, ninguém percebia porque iam existir e agora ninguém percebe porque vão deixar de existir.
    A unica coisa que me parece certo é que estamos perante um recuo, talvez seja meramente táctico. Contudo um recuo que, como sempre, o Trump vende como vitoria, qual vendedor da banha da cobra.

Se forem a ver com calma percebem bem que isto tudo são jogadas políticas de alto nível para enriquecimento ilícito de um grupo elevado de pessoas ligado ao Trump. Desde o inicio que assim é… a própria candidatura dele foi subsidiada com esse objetivo.

O problema dele é que não para de imprimir dinheiro, o que pode correr mal.
  2.  # 3

Colocado por: AMG1O discurso do primeiro ministro canadiano hoje em Davos, para além de muito bem escrito e pleno de conteúdo, muito provavelmente vai tornar-se histórico,

Sim, está qualquer coisa:
    https://youtu.be/B9kqqfJUT1c?si=GhdJNINREPVbAYdT
    Até o modo de o dizer esteve muito bem.
    Concordam com este comentário: eu, Jorge_Gonçalves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge_Gonçalves
  3.  # 4

impressionante a profundidade e qualidade intelectual deste discurso.
    Concordam com este comentário: eu, Jorge_Gonçalves
    • SrR
    • 22 janeiro 2026

# 5

Um verdadeiro estadista!
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 22 janeiro 2026

# 6

O discurso do PM canadiano marca o fim da ilusão do direito internacional, e o início de uma nova ordem mundial.
    • argo
    • 22 janeiro 2026 editado

# 7

Colocado por: marco1impressionante a profundidade e qualidade intelectual deste discurso.
    Concordam com este comentário:eu

Comparativamente ao chorrilho de deambulações idiotas do vizinho sulista...

P.S. de notar também valor nos discursos dos Europeus, nomeadamente o do Macron e da Ursula von der Leyen.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 8

Colocado por: euO discurso do PM canadiano marca o fim da ilusão do direito internacional, e o início de uma nova ordem mundial.

Ando há 60 anos a ouvir discursos fofinhos, pena que depois a realidade não corresponder ás intenções tipo misses.
    Por exemplo o Mandela também fazia discursos muito bonitos e depois vimos como está a África do Sul.
    Concordam com este comentário: Malaico_EV
  5.  # 9

Colocado por: Carvai
    Ando há 60 anos a ouvir discursos fofinhos, pena que depois a realidade não corresponder ás intenções tipo misses.
    Por exemplo o Mandela também fazia discursos muito bonitos e depois vimos como está a África do Sul.
    Concordam com este comentário:Malaico_EV

A malta agora encanta-se com pouco. Parece que os estou a ver a chorar no final na eurovisão.
    Discursos não enchem a barriga a ninguém....e são baratos.
  6.  # 10

Malaico
    é importante não andar a todo o momento com discursos fofinhos mas de vez em quanto quanto se abre a boca dizer algo de concreto e substantivo.
    Foi aqui o caso em que não se tratou de retorica e blabla bla mas algo perene, definidor e elevado perante a realidade atual.
    não deixa de ser um importante aviso á navegação, um murro na mesa e algo mesmo histórico.
    para alem do facto de que avisa mesmo que não quere ser o 51º.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 11

Colocado por: marco1Malaico
    é importante não andar a todo o momento com discursos fofinhos mas de vez em quanto quanto se abre a boca dizer algo de concreto e substantivo.
    Foi aqui o caso em que não se tratou de retorica e blabla bla mas algo perene, definidor e elevado perante a realidade atual.
    não deixa de ser um importante aviso á navegação, um murro na mesa e algo mesmo histórico.
    para alem do facto de que avisa mesmo que não quere ser o 51º.

Foi um avanço sim, mas ainda não vi o tal murro na mesa que faz falta.
    • eu

# 12

Colocado por: CarvaiAndo há 60 anos a ouvir discursos fofinhos, pena que depois a realidade não corresponder ás intenções tipo misses.

Não foi um discurso fofinho, foi um discurso pragmático. O que saberia se tivesse lido ou ouvido antes de comentar.

E ele não se limita a discursar, como pode ver: https://www.bbc.com/news/articles/cm24k6kk1rko
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, desofiapedro
  8.  # 13

Colocado por: eu

Não foi um discurso fofinho, foi um discurso pragmático. O que saberia se tivesse lido ou ouvido antes de comentar.

E ele não se limita a discursar, como pode ver:https://www.bbc.com/news/articles/cm24k6kk1rko
    Concordam com este comentário:Jorge_Gonçalves

https://www.cmjornal.pt/cultura/detalhe/festival-da-cancao-vai-ter-publico-a-assistir-ao-vivo-as-semifinais-e-a-final
  9.  # 14

Colocado por: euNão foi um discurso fofinho, foi um discurso pragmático. O que saberia se tivesse lido ou ouvido antes de comentar.

Pois, substituir os USA pela China é uma jogada de mestre. Ter uma ditadura e principal financiador da invasão da Ucrânia como principal parceiro comercial é de gênio. A Europa também está eufórica com o aumento das importações á China. Tem sido uma enorme mais valia para a economia da EU.
    Relativamente ao Mercosul esperamos que os acordos durem mais de uma semana como aconteceu por cá.
    • Carvai

# 15

Andaram 4 anos a fingir que aplicavam sanções. Agora já são uns valentões até no visual top gun...
    https://executivedigest.sapo.pt/franca-interceta-petroleiro-de-frota-fantasma-russa-no-mediterraneo/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques

E parece que não sou só a ver o mesmo sem óculos Ray-ban
    "Após reunião com Trump em Davos, Zelensky usou o seu discurso no Fórum Económico Mundial para deixar duras críticas aos países europeus, acusando-os de inação na Ucrânia."
    • eu
    • 22 janeiro 2026

# 16

Agora que leu, ainda acha fofinho ?
    • eu
    • 22 janeiro 2026

# 17

Colocado por: CarvaiPois, substituir os USA pela China é uma jogada de mestre. Ter uma ditadura e principal financiador da invasão da Ucrânia como principal parceiro comercial é de gênio.

Pode agradecer ao seu ídolo trump.

Foi ele que iniciou uma guerra comercial com o Canadá baseada em mentiras (fentanil). Foi ele que ameaçou o Canadá de anexação. Esse alucinado respeita mais o putin do que os aliados e amigos de 80 anos.

Há pessoas que se submetem aos bullies, mas há outras que reagem. O Canadá está a reagir.
    • eu
    • 22 janeiro 2026

# 18

Colocado por: Carvai"Após reunião com Trump em Davos, Zelensky usou o seu discurso no Fórum Económico Mundial para deixar duras críticas aos países europeus, acusando-os de inação na Ucrânia."

O que é que ele queria? Que a Europa entrasse na Guerra com soldados?

Aqui se calhar concordo com o JD Vance, o Zelenski é um ingrato.
  10.  # 19

Ingratidão é o que a UE tem feito de participação em relação aos acordos da Nato. Ou isso já não conta?
  11.  # 20

Se a Europa alguma vez estivesse preocupada com a soberania da Ucrania teria logo em 2014 começado uma verdadeiras sanções á Rússia e até podiam fazer uns exercícios militares como a Rússia fez na Bielorrússia. Mas isso podia aleijar e piraram-se. Ao menos para defender uma colónia enviaram um grupo excursionista que parece que já começaram a pirar-se.
    https://www.reddit.com/r/worldnews/comments/1qg9c2z/germany_is_pulling_its_troops_out_of_greenland/?tl=pt-pt
    Pode ser fake mas não apareceu nenhum desmentido.

0.0222 seg. NEW