Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: CarvaiMeu caro, uma vez que vive nos States pode descrever quais as maiores preocupações económicas e sociais dos americanos provocadas no ultimo ano pelo meu amigo Donald.(Hiper inflação, preço dos combustíveis, escassez de comida, aumento da criminalidade, militares americanos mortos no estrangeiro, etc)
    É que pelos telejornais aqui na parvónia o maior drama nos USA é um vídeo de 30 segundos feito há uns 20 anos do Donald a conversar com o amigo e apoiante do casal Cliton e de alguma realeza europeia.

    A vida não mudou nada por aí além.
    Melhorias? Nenhuma.
    Talvez comece a melhorar o preço do petróleo quando comece a chegar o material roubado.
    Quanto à descida do dólar... aos poucos tudo que compram importado vai ficando mais caro... a juntar às tarifas.
    Veremos se se criam mais empregos... com as marcas que deixarão de ter descoladas as suas fábricas. Mas é um "se" enorme.
  2.  # 2

    Colocado por: palmstrokeBaixar o valor do dólar não é necessariamente mau para Trump: beneficia exportações e competividade made in USA, mexe no preço de commodities que se vendem em dólar (combustíveis, metais, etc), aumenta as receitas repatriadas de empresas multinacionais pela conversão a um dólar mais fraco, baixa o valor da dívida americana artificialmente.

    Prejudica a Europa, que tem mais dificuldade em exportar.
    Prejudica os americanos que querem comprar/arrendar em Portugal, ou que vivem em solo americano e preferem comprar bens importados (mas é bom para a balança comercial).

    É o mesmo que dizer que estávamos melhor quando o Escudo caía... ou o marco alemão depois da WW2... ou quando agora o bolivar venezuelano está nas lonas, ou o peso argentino...
    Como que se isso fosse bom porque se é mais competitivo.
    Na hora de comprar uma aspirina importada, entra tudo em colapso...
  3.  # 3

    Colocado por: AMG1Eu desconfio que alguns dos argumentos que por aqui já vi, até fariam rir muitos dos americanos apoiantes do Trump. Só a ideia de que a desvalorização do USD não terá muita relevancia para os americanos, mostra bem que desconhecem por completo como são a vida e as preocupações das classes médias americanas, mas que fazer...


    Basta ir a um supermercado e ver a quantidade de coisas importadas. Tudo ficando mais caro... das duas uma: Ou se produz nos USA, ou se compram mais caras (dólar mais fraco, mais tarifas)... numa altura em que a população é cada vez mais formada e que prefere empregos de secretária do que andar na vindima... o aumento de coisas que vejo é de milho transénicos e afins... e produção "de palha" em massa... mas veremos.

    Falta ainda saber se o made in USA ficará mais barato que importar... Coisa da qual tenho bastantes dúvidas (por causa dos salários sobretudo). Ou seja, até nessa opção vislumbro um aumento dos preços.
  4.  # 4

    Colocado por: N Miguel OliveiraA vida não mudou nada por aí além.
    Melhorias? Nenhuma.

    Obrigado por responder num domingo de manhã na Califórnia onde havia muito mais coisas interessantes para fazer do que aturar um velho palerma. Como estou a ver o golfe aí perto parece que o tempo não está grande coisa.
    Mas confirmou aquilo que eu suspeitava, apesar de há um ano os comentadeiros locais e os especialistas mundiais preverem uma catástrofe económica e social por causa das tarifas e o fim da invasão de imigrantes, afinal nada aconteceu de especial tirando os memes muito criativos com a novidade do IA ilustrar todo o tipo de idiotices de todas as partes.
    • AMG1
    • 22 fevereiro 2026

     # 5

    Colocado por: Carvai
    Meu caro, uma vez que vive nos States pode descrever quais as maiores preocupações económicas e sociais dos americanos provocadas no ultimo ano pelo meu amigo Donald.(Hiper inflação, preço dos combustíveis, escassez de comida, aumento da criminalidade, militares americanos mortos no estrangeiro, etc)
    É que pelos telejornais aqui na parvónia o maior drama nos USA é um vídeo de 30 segundos feito há uns 20 anos do Donald a conversar com o amigo e apoiante do casal Cliton e de alguma realeza europeia.


    Eu sei que a pergunta não me foi dirigida, mas julgo que talvez possa contribuir alguma coisa para o esclarecer.
    Sabe que pode não parecer, mas o Trump é o lider do país que tem a maior economia do mundo, portanto é muito natural que a maioria dos habitantes dos USA não vivam na indigência. Contudo, se por acaso não sabe, no final de 2025, depois do Trump ter alterado as regras de acesso ao programa das "stamp food", eram só cerca de 42 milhões de americanos os beneficiarios dessa ajuda alimentar, na verdade, eram pouco mais dos que havia no tempo do Biden, mas sem a alteração das regras, que p.e. passaram a excluir muitos dos imigrantes legais, seriam entre 44 e 45 milhões os beneficiários actuais.
    O desemprego nos USA cresceu ao longo de 2025, cerca de 0,5 p.p., o que significa cerca de mais 700k desempregados.
    Enquanto isto, a inflação alimentar em 2025 foi de 3,1% enquanto.p.e. na zona euro foi de 2%.
    Portanto, relativamente aos americanos mais pobres, não restam dúvidas de que a sua vida piorou em 2025 e já sem mencionar p.e. o impacto que as alterações do Obamacare teve nos custos e/ou na redução de coberturas dos seus seguros de saude, naqueles que os têm, claro. Quanto às classes médias, entre as coisas que mais os aflige estão as tx de juro, porque simplesmente vivem atolados em dividas e essas também não desceram na mesma proporção em que essa descida ocorreu p.e. entre nós. As tx juro médias da reserva federal no final de 2025 situavam-se em os 3,5% e 3,75%, enquanto as do BCE já estão em torno dos 2,3%. Portanto a inflação alimentar nos USA continua substancialmente mais elevada do que na UE e o mesmo acontece com as tx de juro, o que afecta bastante a vida da generalidade dos americanos mesmo os de rendimentos médios.
    Quanto à gasolina, outro item importante, o preço desceu ao longo de 2025, enquanto em 2024 o preço do galão andava nos 3USD, hoje consegue com facilidade encontrar a uns 2,85 ou mesmo 2,80USD. Ou seja, qualquer coisa como menos uns 5 cêntimos por litro, +/- o mesmo que na media da UE. Talvez o petróleo dos venezuelanos vá fazer a diferença, mas para já não se nota nada.
    Portanto e em conclusão, o seu amigo Donald não pôs a maioria dos americanos a viverem melhor, mas pôs bastantes a viverem pior.
    Agora quanto ao proxeneta de menores que era amigo de muita gente, incluindo o seu amigo Donald, de quem tambem foi sócio nalguns negocios, se ainda não percebeu "o drama" é porque anda pouco atento. É que o seu amigo passou a campanha eleitoral a prometer divulgar toda a informação que existia no DOJ e levou o último ano a tentar evitá-lo e quando o fez foi desta forma estranha, que põe toda a gente a achar que são todos culpados menos ele, como se algum dos seus apoiantes, por mais estupido ou ignorante que seja comesse a patranha de que ele queria proteger o Clinton, o Bill Gates, ou qualquer outro democrata. Uma das suas apoiantes da primeira hora (a chanfrada da Majorie Taylor Green) mostrou-lhe isso bem, quando abandonou o congresso em protesto pela forma como a administração procurou esconder algumas das relações do Epstein.
    Um dos grupos religiosos que se esforçou bastante para eleger o Trump foram os evangélicos, que são radicais quanto ao tema da pedofilia e são sobretudo esses que não estão a deixar morrer o tema, como o Trump gostaria de fazer e obviamente que não seria para proteger os socialistas radicais do partido democrata, como ele lhes chama.
    Neste tema o Trump não é nem mais nem menos importante do que muitos outros, procurar relativizar o papel dele, do Clinton ou de qualquer outro, é tambem ignorar as desgraçadas das miúdas que foram vitimas deles. E parece que muitos americanos, incluindo muitos apoiantes do Trump, não querem esquecer o assunto e está nas mãos dele colocar tudo "em pratos limpos" tal como lhes prometeu e teima em não cumprir.
    Sobre este tema, basta ver o que se passa na europa, para se perceber que há muita coisa para acontecer nos USA, mas também há muita gente que o quer evitar, a começar por onde se quiser seja o Clinton, o Trump, ou qualquer outro.
    Se nas televisões da parvónia, só passam o filme de ha 20 anos, aproveite e procure ver a inquirição da procuradora geral no Congresso na semana passada, também passaram alguns excertos nas tvs da parvónia, mas devem ser os canais que voce não vê, senão ja estaria mais esclarecido sobre o que pode estar em causa, para além das relações sórdidas dos Clinton, que essas você já teve oportunidade de perceber.
    • SrR
    • 22 fevereiro 2026

     # 6

    Colocado por: AMG1inquirição da procuradora geral no Congresso na semana passada,
    eu vi, ela está completamente equivocada de qual é o papel de uma procuradora, responder a perguntas simples com acusações a quem fez a pergunta, respostas como "vejam como está a bolsa está nos 50000" aquilo é do mais lambe botas que existe!!
    • eu
    • 23 fevereiro 2026

     # 7

    Colocado por: SrRaquilo é do mais lambe botas bolas que existe!!


    Foi o critério de escolha da equipa dele.
  5.  # 8

    Colocado por: CarvaiObrigado por responder num domingo de manhã na Califórnia onde havia muito mais coisas interessantes para fazer do que aturar um velho palerma. Como estou a ver o golfe aí perto parece que o tempo não está grande coisa.

    Hoje escrevo-lhe do outro lado da fronteira sul, onde a malta anda nas nuvens com a valorização da sua moeda face ao dólar.
    Não se preocupe com o meu tempo, tenho as mesmas 24h que toda a gente.

    Colocado por: CarvaiMas confirmou aquilo que eu suspeitava, apesar de há um ano os comentadeiros locais e os especialistas mundiais preverem uma catástrofe económica e social por causa das tarifas e o fim da invasão de imigrantes, afinal nada aconteceu de especial tirando os memes muito criativos com a novidade do IA ilustrar todo o tipo de idiotices de todas as partes.

    Não, o que lhe confirmo é que apesar de toda pompa e circunstância com o ICE, as tarifas, o bulling, e as trapalhadas exibicionistas das políticas do Trump não se vislumbram melhorias de nenhum tipo, para que alguém nos USA ou em Portugal as use como exemplo algum...
  6.  # 9

    Uma completa vergonha nos dias de hoje haver narcoestados a fazerem reféns países soberanos. O Brasil será a grande próxima vergonha.
    Grande parte da América do Sul deveria ser sob a tutela do Bukele no mínimo uns 10 anos.

    https://www.cmjornal.pt/mundo/detalhe/varios-paises-alertam-os-seus-cidadaos-para-a-violencia-e-bloqueios-no-mexico


    Colocado por: AMG1

    Eu sei que a pergunta não me foi dirigida, mas julgo que talvez possa contribuir alguma coisa para o esclarecer.
    Sabe que pode não parecer, mas o Trump é o lider do país que tem a maior economia do mundo, portanto é muito natural que a maioria dos habitantes dos USA não vivam na indigência. Contudo, se por acaso não sabe, no final de 2025, depois do Trump ter alterado as regras de acesso ao programa das "stamp food", eram só cerca de 42 milhões de americanos os beneficiarios dessa ajuda alimentar, na verdade, eram pouco mais dos que havia no tempo do Biden, mas sem a alteração das regras, que p.e. passaram a excluir muitos dos imigrantes legais, seriam entre 44 e 45 milhões os beneficiários actuais.
    O desemprego nos USA cresceu ao longo de 2025, cerca de 0,5 p.p., o que significa cerca de mais 700k desempregados.
    Enquanto isto, a inflação alimentar em 2025 foi de 3,1% enquanto.p.e. na zona euro foi de 2%.
    Portanto, relativamente aos americanos mais pobres, não restam dúvidas de que a sua vida piorou em 2025 e já sem mencionar p.e. o impacto que as alterações do Obamacare teve nos custos e/ou na redução de coberturas dos seus seguros de saude, naqueles que os têm, claro. Quanto às classes médias, entre as coisas que mais os aflige estão as tx de juro, porque simplesmente vivem atolados em dividas e essas também não desceram na mesma proporção em que essa descida ocorreu p.e. entre nós. As tx juro médias da reserva federal no final de 2025 situavam-se em os 3,5% e 3,75%, enquanto as do BCE já estão em torno dos 2,3%. Portanto a inflação alimentar nos USA continua substancialmente mais elevada do que na UE e o mesmo acontece com as tx de juro, o que afecta bastante a vida da generalidade dos americanos mesmo os de rendimentos médios.
    Quanto à gasolina, outro item importante, o preço desceu ao longo de 2025, enquanto em 2024 o preço do galão andava nos 3USD, hoje consegue com facilidade encontrar a uns 2,85 ou mesmo 2,80USD. Ou seja, qualquer coisa como menos uns 5 cêntimos por litro, +/- o mesmo que na media da UE. Talvez o petróleo dos venezuelanos vá fazer a diferença, mas para já não se nota nada.
    Portanto e em conclusão, o seu amigo Donald não pôs a maioria dos americanos a viverem melhor, mas pôs bastantes a viverem pior.
    Agora quanto ao proxeneta de menores que era amigo de muita gente, incluindo o seu amigo Donald, de quem tambem foi sócio nalguns negocios, se ainda não percebeu "o drama" é porque anda pouco atento. É que o seu amigo passou a campanha eleitoral a prometer divulgar toda a informação que existia no DOJ e levou o último ano a tentar evitá-lo e quando o fez foi desta forma estranha, que põe toda a gente a achar que são todos culpados menos ele, como se algum dos seus apoiantes, por mais estupido ou ignorante que seja comesse a patranha de que ele queria proteger o Clinton, o Bill Gates, ou qualquer outro democrata. Uma das suas apoiantes da primeira hora (a chanfrada da Majorie Taylor Green) mostrou-lhe isso bem, quando abandonou o congresso em protesto pela forma como a administração procurou esconder algumas das relações do Epstein.
    Um dos grupos religiosos que se esforçou bastante para eleger o Trump foram os evangélicos, que são radicais quanto ao tema da pedofilia e são sobretudo esses que não estão a deixar morrer o tema, como o Trump gostaria de fazer e obviamente que não seria para proteger os socialistas radicais do partido democrata, como ele lhes chama.
    Neste tema o Trump não é nem mais nem menos importante do que muitos outros, procurar relativizar o papel dele, do Clinton ou de qualquer outro, é tambem ignorar as desgraçadas das miúdas que foram vitimas deles. E parece que muitos americanos, incluindo muitos apoiantes do Trump, não querem esquecer o assunto e está nas mãos dele colocar tudo "em pratos limpos" tal como lhes prometeu e teima em não cumprir.
    Sobre este tema, basta ver o que se passa na europa, para se perceber que há muita coisa para acontecer nos USA, mas também há muita gente que o quer evitar, a começar por onde se quiser seja o Clinton, o Trump, ou qualquer outro.
    Se nas televisões da parvónia, só passam o filme de ha 20 anos, aproveite e procure ver a inquirição da procuradora geral no Congresso na semana passada, também passaram alguns excertos nas tvs da parvónia, mas devem ser os canais que voce não vê, senão ja estaria mais esclarecido sobre o que pode estar em causa, para além das relações sórdidas dos Clinton, que essas você já teve oportunidade de perceber.


    Estaremos perante um nove record? Vai lá vai.....
  7.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraHoje escrevo-lhe do outro lado da fronteira sul, onde a malta anda nas nuvens com a valorização da sua moeda face ao dólar.


    Você têm nocão do que diz? Ou inventa só por inventar? Ou é um hobbie?
    Imagina tamanha alegria e mudanças radicais de vida com uma valorização de máxima de cerca de 17% no último ano, isto num país que exporta muito para os EUA!

    Com bocado de sorte ainda têm um extase total como tiveram de junho/2023 a Maio/2024....

    ...Ou então tentam aprender consigo e o seu amigo umas coisitas sobre futurologia e implicações do câmbio de moedas e enriquecem no forex.
    • AMG1
    • 23 fevereiro 2026

     # 11

    Colocado por: Malaico_EV...
    Grande parte da América do Sul deveria ser sob a tutela do Bukele no mínimo uns 10 anos.


    Só 10 anos, porque não 20, 30, 50, ou mesmo para sempre. Afinal o terceiro Reich era para durar 1000 anos...
    Ele até podia dividir o poder com os restantes proto ditadores que por lá andam e tornar aquele continente o paraiso na terra.
    Pensando bem, ate se podiam fazer a vontade ao Trump e juntos instituiam um sistema de tipo feudal, em que o senhor de Washington tinha os seus vassalos que governavam os territorios do sul. Assim uma especie de cascata de ditadores, em que no topo estaria o Trump e na base os palermas cuja maior ambição na vida seria um dia poderem lamber os "ditos" ao chefe supremo.
    Quem sabe se as Américas não se tornariam um paraiso tão grande, que voltaria a haver um novo êxodo da europa rumo ao outro lado do Atlântico, só que desta vez não seriam os pobres, mas os cretinos, o que tornaria o ar mais respirável deste lado.
  8.  # 12

    Colocado por: AMG1Só 10 anos, porque não 20, 30, 50, ou mesmo para sempre. Afinal o terceiro Reich era para durar 1000 anos...


    O que ele já fez neste tempo já seria suficiente, mas mais tempo só melhorava.
    O que é que o Bukele tem a ver com o terceiro reich? A deturpação que ocupam na sua cabeça?



    Colocado por: AMG1Pensando bem, ate se podiam fazer a vontade ao Trump e juntos instituiam um sistema de tipo feudal, em que o senhor de Washington tinha os seus vassalos que governavam os territorios do sul. Assim uma especie de cascata de ditadores, em que no topo estaria o Trump e na base os palermas cuja maior ambição na vida seria um dia poderem lamber os "ditos" ao chefe supremo.
    Quem sabe se as Américas não se tornariam um paraiso tão grande, que voltaria a haver um novo êxodo da europa rumo ao outro lado do Atlântico, só que desta vez não seriam os pobres, mas os cretinos, o que tornaria o ar mais respirável deste lado.


    Devaneios de quem gosta de falar, e falar, e falar....
    Depois de almoço imagino!
  9.  # 13

    Bukele havia de estar era em portugal
  10.  # 14

    Colocado por: Malaico_EVGrande parte da América do Sul deveria ser sob a tutela do Bukele no mínimo uns 10 anos.


    Se você soubesse o que diz...
    O problema é que não sabe.
  11.  # 15

    Colocado por: Malaico_EVVocê têm nocão do que diz? Ou inventa só por inventar? Ou é um hobbie?
    Imagina tamanha alegria e mudanças radicais de vida com uma valorização de máxima de cerca de 17% no último ano, isto num país que exporta muito para os EUA!

    Com bocado de sorte ainda têm um extase total como tiveram de junho/2023 a Maio/2024....

    ...Ou então tentam aprender consigo e o seu amigo umas coisitas sobre futurologia e implicações do câmbio de moedas e enriquecem no forex.


    Idem, se soubesse o que diz...

    Acha pouco 17%?
    Em Portugal, anda tudo maluco à espera que o IVA passe de 23 pa 6 na construção...

    Sim, o México importa mesmo muito para os USA, que apesar de tudo têm um poder aquisitivo que lhes permite aguentar bem a desvalorização da sua moeda face ao peso. Até por que é o dólar que regula o preço do petróleo.

    Já o México, o que importa dos USA, é altamente importante e caro para os mexicanos, não falo de desfrutarem da desvalorização do USD para irem à Disneyland... mas para coisas essências no dia a dia, como medicamentos e negociar petróleo. Um aumento de 17% em coisas assim muitas vezes representa chegar ao dia 24 ou 25 e já não ter um peso. Quando acontece o contrário, um alívio de 17% faz uma diferença brutal...

    Mas afinal que sabe você?
    Deveria ter visto o que aconteceu há uns anitos, quando a gasolina subiu um bocado... o país parou literalmente.

    Agora para os USA... comprar a garrafa de Tequila 17% mais cara... é igual ao litro... num país em que vai a um restaurante e tanto deixa de gorgeta 25% como 10...

    A diferença é o que sobra no final do mês na carteira de uns e de outros e que tipos de productos importam...

    Mas nada disto vem ao caso. O que vem ao caso é que o Trump, mestre na economia, não tem trazido melhorias... apesar de você menosprezar a desvalorização da moeda com ele (quando ela tende a subir com outros).
  12.  # 16

    Colocado por: Malaico_EVDevaneios de quem gosta de falar, e falar, e falar....
    Depois de almoço imagino!


    A sério?
    Você podia era falar do que sabe, ciganos, cortiça, propriedades nutritivas dos ovos, etc... em vez de fazer figurinhas tristes...
    Então, o AMG1, quando vai aos USA sabe menos que você, quer ver?

    Colocado por: Malaico_EVGrande parte da América do Sul

    E mete uma notícia do México, um país da América do Norte...

    Colocado por: MoradiacoimbraBukele havia de estar era em portugal

    Faltava o moço que confundia El Savador com a Argentina...

    Nem se dão conta do rídulo... nem da falta de noção.
    Isto sim são devaneios e falar por falar.
    Primeiro metam um pé no continente, e vejam as coisas ao vivo... e depois comentem coisas que experienciaram em vez da propaganda das redes...

    Os USA são um país incrível, cheio de poder, de coisas magníficas e de pessoas boas. Isso não faz que as coisas más sejam boas só porque são um país maravilhoso. Idem para os países da LATAM, nem tudo é mau e infernal. Todos os países e estados têm coisas boas e más. Isto não é futebol doente, em que escolhe um e defende-o até "à morte". Podemos ver o que há de bom e mau em cada sítio.
  13.  # 17

    Colocado por: N Miguel OliveiraAcha pouco 17%?


    Depende do quê, para quê e durante quanto tempo.

    Colocado por: N Miguel OliveiraEm Portugal, anda tudo maluco à espera que o IVA passe de 23 pa 6 na construção...


    Anda? Quem? Não vejo ninguém maluco por isso.


    Quanto já facturou com o Forex? Milhões? Tipo Bitcoin?
    O que diz do dollar canadiano? Já podemos subir ás nuvens como nunca?

    Aproveite já que sabe tudo do presente e do futuro....
    https://pt.investing.com/currencies/usd-mxn

    Colocado por: N Miguel Oliveiraapesar de você menosprezar a desvalorização da moeda com ele (quando ela tende a subir com outros).


    Estou-me completamente nas tintas para os EUA e o Trump. Não vivo é de ilusões que vai ficar tudo desgraçado ou tudo no Paraíso. No fim é como sempre, vai ficar tudo igual.
  14.  # 18

    Colocado por: Malaico_EVDepende do quê, para quê e durante quanto tempo.


    Finalmente algum esforço de razão nas suas palavras. Exactamente. Depende do quê (o México importa coisas tão básicas como medicamentos e energia por exemplo)...
    E durante quanto tempo... precisamente... a expectativa é que seja para durar... aconteceu no primeiro mandato... e está a acontecer neste segundo. É bom tempo para investir, para aqueles que podem...
  15.  # 19

    Colocado por: Malaico_EVAnda? Quem? Não vejo ninguém maluco por isso.


    Normal. Você faz o quê?
    Já eu nos projectos, vejo que quem anda ainda na fase dos papeis ponderar se se volta a submeter ou não, com tal de aproveitar (o que você diz que são míseros) 17% no IVA...
  16.  # 20

    Colocado por: N Miguel OliveiraE durante quanto tempo... precisamente... a expectativa é que seja para durar... aconteceu no primeiro mandato... e está a acontecer neste segundo. É bom tempo para investir, para aqueles que podem...


    É isso é....

    Quando é que foi o reinado do Biden? 2021-2025? Aqui sim........

    https://pt.investing.com/currencies/usd-mxn
 
0.1769 seg. NEW