Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá. Tenho metade de um apartamento que é o único sítio que tenho para viver. A outra pessoa que tem a outra metade já não vive lá e quer vender. Ela tem um empréstimo no banco o qual paga. Eu paguei logo a minha metade do apartamento mas ela fez-me pôr o nome no seu empréstimo. Qual a melhor maneira de comprar a metade dela ?
  2.  # 2

Colocado por: ricardo rodriguesEu paguei logo a minha metade do apartamento mas ela fez-me pôr o nome no seu empréstimo.

Então você têm 3/4 da casa? Ou é “fiador”?

É por isso que eu não pago casa, a responsabilidade do homem é tratar dos filhos e a mulher é que deve providenciar 💅
    • smst
    • 6 janeiro 2026

# 3

Terá de dar mais pormenores desta situação.
    Quem é a outra pessoa? Sua Ex-mulher?
    Como está feita a escritura? Está registado que você pagou sozinho 50% do apartamento?
    Se não estiver registado (escrito) em lado nenhum que você pagou sozinho metade do apartamento, prepare-se para ter de dividir essa parte também.
    Por outro lado, se você for o legal proprietário de 50% do apartamento e ainda assim estiver no crédito da outra parte, prepare-se para avaliar o apartamento e pagar 25% à outra parte (a estes 25% tem de descontar a parte dessa pessoa em divida no crédito).
  3.  # 4

Colocado por: ricardo rodriguesela fez-me pôr o nome no seu empréstimo.

Apontou uma arma?

Colocado por: ricardo rodriguesEla tem um empréstimo no banco o qual paga

Então é natural que queira receber a parte dela em valores de mercado.

Aquilo que me dá a entender é que, imaginemos:
    Preço do imóvel na aquisição:100k
    Foi pago 50k, por Y
    O empréstimo foi assumido por X e Y
    Mas apenas é pago por X, mesmo já tendo saído da casa

Agora o imóvel já deve valer 200k...

-----

Se não ficou escrito a proveniência de cada parte, pode ser necessário comprovar.

Há alguma sociedade ou casamento celebrado?
  4.  # 5

Colocado por: ricardo rodriguesQual a melhor maneira de comprar a metade dela ?

Tem de saber o que o banco permite.
    Se vai continuar a pagar a dívida remanescente.
    Se tiver possibilidade de um acordo sem recurso a novo crédito, poderia ser uma possibilidade.
  5.  # 6

Dos 50% do apartamento, qual a percentagem que efectivamente foi paga pela outra parte?

0.0117 seg. NEW