Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por cima dos quartos tenho teto falso em gesso, vigas de metal, placas de viroc e por fim pavimento vinilico flutuante.
    Gostaria de perceber se fará sentido isolar acusticamente o teto dos quartos para evitar ruídos de passos e outros do quarto de cima.
    Por enquanto, o quarto de cima destina-se a arrumos, mas no futuro pode ser usado como quarto de dormir.

Se fizer sentido, que tipo de material/materiais devo usar para isolamento acústico?
    Os perfis metálicos que suportam as placas de gesso têm capacidade para suportar o peso do isolamento?
    Obrigado pela atenção e bom ano novo.

Fotos dos perfis durante a obra:
    teto
    teto
    teto teto piso 1 sem viroc

piso 1
    piso 1

planta
    •  
      marco1
    • 8 janeiro 2026 editado

# 2

la de rocha no teto falso e está resolvido.
    era tambem interessante que no piso do sotão ainda desse para meter uma manta acustica.
    a casa de banho está mal resolvida
  2.  # 3

Por outro lado, eu acho que a continuidade entre o Viroc e a estrutura do gesso catonado, sem apoios acústicos, permite a transmissão do ruído percutido. Como não deverá fazer sentido recriar um novo teto-falso com apoios anti-vibração (ver imagem), julgo que seria boa ideia considerar um pavimento mais resiliente ou a incorporação de uma manta de polietileno sob o que vier a ser o pavimento.
      fdc-teto-falso-acústico.jpg
  3.  # 4

Colocado por: marco1la de rocha no teto falso e está resolvido.
    era tambem interessante que no piso do sotão ainda desse para meter uma manta acustica.
    Obrigado pela resposta. Que tipo de lã de rocha (espessura e densidade) recomendaria? A estrutura de suporte do gesso aguenta o peso?
    Pode indicar que manta acústica poderia usar? Não conheço esse produto...

Colocado por: nunogouveiaPor outro lado, eu acho que a continuidade entre o Viroc e a estrutura do gesso catonado, sem apoios acústicos, permite a transmissão do ruído percutido. Como não deverá fazer sentido recriar um novo teto-falso com apoios anti-vibração (ver imagem), julgo que seria boa ideia considerar um pavimento mais resiliente ou a incorporação de uma manta de polietileno sob o que vier a ser o pavimento.
      fdc-teto-falso-acústico.jpg
    Bom ponto, obrigado.
    Qual o pavimento que consideraria? Atualmente tem placas de Viroc de 12mm de espessura mas como esta espessura é insuficiente para aplicação estrutural, como neste caso, como indica o fabricante, o empreiteiro irá corrigir e prevê subtituir por viroc de 19mm que é o mínimo recomendado.
    O fabricante do pavimento vinílico flutuante não recomenda a instalação de outro underlay por baixo do pavimento, a não ser este https://www.revesperfil.pt/produto/premium-1-5mm-griptec/ no caso de piso radiante porque é muito compacto e então não faz o efeito de mola que afeta a estabilidade do piso.

Deve aplicar outro underlay?

(Não deve colocar qualquer outro underlay, adicional aos abaixo mencionados). Nunca deve duplicar underlays, pois aumenta a instabilidade da régua (efeito mola).

Só deve aplicar uma de duas opções:

Manga plástica – Aplicar sempre manga plástica, nas situações s/ piso radiante. A tela IXPE, de 1mm que o pavimento trás é suficiente para dar o conforto necessário.
    Noma Floor GripTec 1.5mm – Só caso de existência de piso radiante, é obrigatório usar como underlay de reforço a Nomafloor Griptec 1.5mm. É um underlay topo de gama com densidade adequada para pavimento SPC, que não coloca em causa a estabilidade do pavimento (baixa deformação-Muito compacta), que protege o sistema clic, e que tem uma baixa resistência térmica (deixando que haja uma perfeita transmissão térmica), mas ao mesmo tempo protege o pavimento de possíveis choques térmicos.

0.0125 seg. NEW