Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas malta. Há uns anos fiz aqui um post para perceber um bocado se conseguia, com o orçamento que tinha, avançar para uma construção visto que tenho a sorte de ter um terreno. Entretanto as coisas mudaram e tive que abortar a ideia.
    Agora que está tudo dentro dos eixos, fui falar com um arquiteto para ter ideias de um orçamento (da parte dele, claro, não de projeto nenhum, ainda). Estou com ideias de avançar mesmo para a construção porque tenho ideias que o preço fica ela por ela em comparação com um T2 na minha zona, lol.
    Contexto do terreno: Tem uma casa velha que, antes de começar o projeto, vamos avaliar se dá para aproveitar paredes para não ter de recuar do vizinho, mas o mais provável é demolir e aproveitar a parte de baixo, que, creio, engloba-se como uma reabilitação o que facilita os 6% na construção e como tem bons pilares, talvez consiga aproveitar para a base.
    Anyway, tenho aqui algumas duvidas, e eu sei que sem projeto é dificil de alguém me dar uma luz mas fica a tentativa na mesma.

1. Na conversa com o arquiteto, e ao procurar um acordo para o orçamento prévio do que procuro, ele mencionou que conseguia fazer uma poupança de cerca de 20% na obra se andar a procurar orçamentos aqui e ali, em vez de entregar tudo a um "chave na mão". No entanto, procurei informar-me melhor (fui ao chatgpt) e ele diz que se for o projeto chave na mão, só pago 6% do IVA, enquanto que se for eu a arranjar materiais (por exemplo leroy merlin) tenho que pagar os 23% (como é normal). Alguém consegue responder-me a isto?

2. Para facilitar as contas, imaginem que procuro uma moradia de 100m2 e tenho orçamento de chave na mao para 1200€/m2. Para além dos 120k+IVA e tendo em conta que o licenciamento já está tratado, quais são os custos para os quais eu tenho que estar preparado?

3. Já agora, no que toca ao preço/m2 (e talvez tenha que me informar quando for pedir orçamentos reais) o que engloba este preço? Já vem com os acabamentos base?

Desculpem o longpost, queria tentar enquadrar-vos para ter alguma ideia antes de avançar realmente para o projeto. O meu orçamento é algo a rondar os 200k e não posso, de todo, ultrapassar os 230k. Toda a ajuda é bem-vinda porque o meu objetivo é realmente entender se avanço para a construção ou procuro outras alternativas como casas modulares (que acho que não compensa a diferença de preço, mas vá-se lá ver). Boa semana!
  2.  # 2

O terreno está em Área de Reabilitação Urbana (ARU) de acordo com o PDM do local?
  3.  # 3

A casa pronta.
    Se a quisesse vender.
    Vale mais que o investimento estimado?
    Obras+existente actualmente.
  4.  # 4

Colocado por: PalhavaO terreno está em Área de Reabilitação Urbana (ARU) de acordo com o PDM do local?

Ainda não fui consultar o PDM. Tive uns problemas por causa da planta e vou ter que ir buscar a planta à camara e já vejo isso, por isso para já ainda não sei, mas acredito que sim.

A casa pronta, ou seja, construida? Sim, dificilmente um terreno com ~500m2 + uma casa vale menos que 250k, diria.
  5.  # 5

Colocado por: nanielAinda não fui consultar o PDM

Mas isso é a primeira coisa que qualquer pessoa tem de fazer.
    É o enquadramento em PDM.
    E consultar o técnico de urbanismo responsável pela zona para saber a possibilidade de se fazer o que se deseja ou saber o que é possível fazer.

Normalmente pode consultar em casa através do SIG ou PDM interactivo da Câmara municipal.

0.0112 seg. NEW