Tenho uma tomada numa cave que se encontra no estado que se vê na foto.
A ficha que também está queimada é de uma extensão que utilizo para ligar um frigorífico.
Esta tomada é utilizada exclusivamente com um frigorífico que tem perto de 20 anos.
Há cerca de 2 anos tinha uma outra extensão que também queimou da mesma forma. Troquei por uma nova, convencido que o problema estaria na extensão.
O quadro, de tempos a tempos foi disparando e o intervalo de tempo foi reduzindo. Fui tentando despistar a origem do problema até que hoje percebi que a tomada se encontrava novamente neste estado e com cheiro relativamente intenso a queimado.
Por se tratar de uma cave e nas costas da parede onde se encontra a tomada estar terra, pensei que pudesse haver humidade excessiva, apesar da parede estar perfeitamente branca... abri a tomada e tudo me parece normal. Está seca e os fios bem ligados.
Poderá ser o frigorífico a origem do problema? Em ambas as vezes queimou o perno do lado esquerdo.
Isso é mau contacto. O mau contacto vai aquecendo com a corrente, que piora o mau contacto, entrado num ciclo vicioso de degradação.
Cortar fora a ficha do frigorífico e pôr nova.
Tirar a tomada velha e pôr nova.
Dica: Depois de fixar a tomada nova à parede, e antes de a fechar, apertar de novo os parafusos dos fios. As manobras de ajeitar os fios para dentro da caixa e alinhar a tomada com a caixa fazem os fios mexer nos contactos e criar folgas logo ali. Portanto, nada como dar um segundo apertozinho antes de colocar o frontal da tomada.