Colocado por: Luis K. W.A melhor forma de controlar os custos de TODA a obra, não é parando-a a meio para ver como estão as coisas, ou dividindo-a e somando as partes.
É tendo TUDO bem definido ANTES de a iniciar, com um bom projecto de execução, um bom mapa de medições e uma proposta de orçamento com os preços unitários bem claros.
Colocado por: pardal asmatico(...) nao sei se fica mais caro, consoante os projectos
Colocado por: j cardosoBoas
aprendiz2disse:eu sou de opinião contrária!!!
Pois, mas você tem conhecimento do ramo. Para alguém que não tem conhecimento é um grande risco:
1 - Se houver problemas o trolha diz que a culpa é do pedreiro, o carpinteiro diz que é do trolha e por aí além. Vão funcionar na base do "quem vier atrás que feche a porta".
2 - Torno a colocar a questão: no fim quem assume a garantia da obra?
Além destas questões, há outras:
Imagine este cenário: tem um problema com a instalação eléctrica ou com a rede de água. Legalmente a responsabilidade é do empreiteiro geral, mas não foi ele que fez essa instalação e nega a responsabilidade. Você vai a tribunal e sabe o que pode acontecer? O empreiteiro até assume a responsabilidade mas alega que você ainda não lhe pagou essa instalação e, já agora, não lhe pagou a serralharia, a pintura, etc, etc (todos os trabalhos que não foram feitos por ele). Como você não os pagou porque não foi ele que os fez, o tribunal pode perfeitamente considerar considerar que você está em dívida. Nada adianta alegar - até com a apresentação de documentos - que você pagou a quem os fez: por lei, os trabalhos são da responsabilidade do empreiteiro geral e todas as subempreitadas devem passar por ele. Não sei se expliquei com exactidão a questão mas posso dizer que me estou a referir a um dado concreto julgado em tribunal há bem pouco tempo. Para além destes problemas todos o empreiteiro alegou inclusivamente que o cliente lhe devia até aquelas parcelas que tinham sido pagas por baixo da mesa (sem IVA). E ganhou a questão.
Um abraço do camarada (mas não advogado de defesa)
José Cardoso
Colocado por: LuisPereiranão porque é o método mais barato ou mais simples, mas sim porque parece que o "normal" é haver chatices
Colocado por: aprendiz2alguns dos participantes do fórum têm partilhado fotos das suas construções e em algumas fotos vê-se o porquê de eu ser contra essa forma.
quando os questiono sobre algum pormenor menos bem feito ou técnica desaconselhada,não sabem como responder....
e são obras com arquitecto e fiscalização.
Colocado por: aprendiz2quem sabe se o canalizador (exemplo) que o dono queria ou escolheria não seria melhor do que o do empreiteiro???
Colocado por: aprendiz2para si é indiferente como disse uma vez...."bem ou mal faz como lhe mandam"....(fiscais)..(projectam)
mas muitas vezes (e sabe-o) que está errado...é verdade ou não??
Colocado por: aprendiz2a vida dá muitas voltas....
Colocado por: aprendiz2
nunca se esqueça seja em que situação ou circunstancias for o empreiteiro é sempre o mau da "fita"....
Colocado por: aprendiz2
pois...e as omissões???...(a técnica por muitos utilizada)
por exemplo...eu já tinha "morrido de fome".....porque não trabalho nem estou associado a nenhum empreiteiro...(como a maioria)
quem sabe se o canalizador (exemplo) que o dono de obra queria ou escolheria não seria melhor do que o do empreiteiro???
Colocado por: j cardoso. serão efectuados pelos subempreiteiros por mim nomeados.Pode dar chatice, porque dá uma data de desculpas, especialmente a nível de atrasos nas entradas em obra, atrasos na execução. Se falharem (e falham sempre) tenho sempre uma boa desculpa
Pode dar chatice, porque dá uma data de desculpas, especialmente a nível de atrasos nas entradas em obra, atrasos na execução. Se falharem (e falham sempre) tenho sempre uma boa desculpa
Colocado por: j cardoso
(...)chegar à fala com o empreiteiro geral e dizer: vamos fazer um contrato de empreitada que engloba todos os trabalhos mas os trabalhos de pichelaria, electricidade, gás, carpintaria, etc. serão efectuados pelos subempreiteiros por mim nomeados.
Colocado por: aprendiz2o que me lixa são aqueles empreiteiros com uma secretária e os respectivos alvarás e nada mais....nem pessoal,nem carros,nem gruas,nem betuneiras,nem pranchas etc....nada nada....
Mas ficaria tudo a cargo do empreiteiro greal? Várias desvantagens dessa postura:
- acima do preço normal desses subempreiteiros por si nomeados, ainda vai adicionar um acrescento para o empreiteiro geral. Porque se ele vai controlar esses trabalhos e dar garantia, também tem de receber por isso;
- O empreiteiro geral pode não conhecer esses sub-empreiteiros e o tempo/custo de adaptação pode ser significativo
o que me lixa são aqueles empreiteiros com uma secretária e os respectivos alvarás e nada mais....nem pessoal,nem carros,nem gruas,nem betuneiras,nem pranchas etc....nada nada...
Eu por acaso não conheço nenhum nessas condições que disse.