Boa tarde, Preciso de alterar a posição de um interruptor que está num quarto devido a alteração da porta ( porta de correr que será substituída por uma de bater que abre para o lado que está o interruptor tornando o interruptor inacessível). Esse interruptor é responsavel pela luz do quarto e também pela luz da corredora que é tambem possivel ligar na corredora. Para não ter de rasgar a parede para alterar a posição do interruptor decidi comprar um interruptor wireless onde são ligados os fios no receptor que depois e possível ligar/desligar com o interruptor wireless que posso pôr num lugar mais favorável. Removendo o interruptor tenho 4 fios castanhos e 1 preto e não sei como fazer as ligações nos receptores e se são sequer possiveis de fazer... Agradecia se alguém me pudesse esclarecer se este esquema funciona ou se tenho de procurar outra solução. Deixo ai a foto do interruptor com as ligações e os receptores q pretendo instalar Obrigado
O que tinha antes não é um interruptor mas sim um comutador duplo. Cada botão comuta entre duas posições. Na ligação do lado esq, só usa uma das saidas, logo está a funcionar como um interruptor simples. Essa parte é facil de substituir pelo interruptor wireless que comprou.
Os 2 fios do lado direito pertencem a outro circuito, talvez a comutação do corredor. Essa parte não é possível de substituir diretamente pelo equipamento que comprou.
Alem disso, mesmo que fosse precisava de dois equipamentos na mesma caixa para substituir a dupla função do existente.
questão para os profissionais: esse ligador de torção nos fios pretos é permitido em Portugal?
Obrigado pela resposta hangas... E sim eu comprei 2 receptores.. 1 para a o interruptor simples que é a luz do quarto e o outro seria para o comutador que liga a luz da corredora.. o que nao percebo é que no receptor tem 2 entradas e duas saidas... No interruptor apenas entra e sai 1 fio para o interruptor simples .. comp fica a ligação?
Além de que tem outro problema esses aparelhos precisam de neutro e que não vejo na imagem. Por isso ou tem de passar um fio neutro ou isso não funciona