Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Há dois anos fiz uma pequena remodelação na sala. Tinha uma lareira com recuperador de calor em pedra que ocupava muito espaço e que não era utilizada, uma vez que a chaminé é muito estreita. O tubo de 20 cm estava chumbado no início da chaminé, que tem aproximadamente 10 x 13 cm de secção, o que fazia com que a chaminé tivesse pouca tiragem e fumasse mal, sendo necessário muito cuidado para a casa não se encher de fumo.

Quando fiz a remodelação, optei por instalar uma salamandra a pellets Leifo LF-28B SLIM. Fiz a instalação com tubos de 80 mm em ferro preto próprios para pellets. Este ano, ao ligá-la, notei algum cheiro a fumo, pelo que coloquei fita de alumínio preta. No entanto, com a pressão do fumo, a fita descolou e acabou por sair um pouco de fumo. Desde então, e até resolver a situação, nunca mais a liguei.

Pretendo chamar um técnico para fazer a limpeza e manutenção, mas gostaria primeiro de ter a situação da chaminé resolvida. Abaixo fiz um esquema dos tubos de fumo.

Não sei se devo ligar por trás com um tê. Como devo isolar os tubos eles foram encaixados com um oring vermelho próprio mas talvez libertem com o tempo e seja necessário um silicone refratário. devo retirar o tubo da curva mais acima e deixa-lo sem a curva diretamente para a chamimné quero opiniões

2.  # 2

esquema
      Captura de ecrã 2026-01-16 005536.png
  3.  # 3

salamandra
      WhatsApp Image 2026-01-16 at 00.33.22.jpeg
  4.  # 4

Meta fotos do enquadramento de como está a saída da chaminé no telhado/cobertura, e restantes ligações até cima. Esse esquema pouco diz sobre a realidade até porque esse ângulo de saída parece estar quase na horizontal. Pode ser efeito óptico, mas devia no mínimo 45°.

Se saiu fumo pelas juntas de ligação, arrisco dizer que a chaminé na cobertura esta muito baixa em relação ao telhado (ou platibanda).
  5.  # 5

É apenas efeito ótico da grande angular a curva utilizada foi a de 45º no entanto apesar das dificuldades em encontrar um técnico certificado para proceder à verificação da instalação e manutenção da máquina descobri que ligando para a sacrofil que é o representante da marca delba e leifo eles possuem técnicos por todo o país fiquei a aguardar o contacto para agendamento. Depois irei dizer aqui o desfecho.

0.0123 seg. NEW