Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Já li bastantes tópicos por aqui, quase toda a gente recomenda colocar kraft sobre a laje, e quando em camadas cruzadas, usar também virado para cima.

No entanto, aprofundando o tema em sites mais especializados, a sugestão é de não colocar kraft, deixo aqui um esquema que encontrei. Mesmo descrevendo a questão no ChatGPT (que vale o que vale) a conclusão é a mesma, não é sugerido usar Kraft.

No meu caso particular:
    - é um sotão frio, usado só para alguns arrumos;
    - telhado com boa ventilação, telha à vista;
    - laje aligeirada, com blocos cerâmicos.

Gostava de ir pela certa e não ir baseado em "faz asssim, porque toda a gente faz".

Opiniões?
      kraft.png
  2.  # 2

Colocado por: hugo.franciscoJá li bastantes tópicos por aqui, quase toda a gente recomenda colocar kraft sobre a laje, e quando em camadas cruzadas, usar também virado para cima.

No entanto, aprofundando o tema em sites mais especializados, a sugestão é de não colocar kraft, deixo aqui um esquema que encontrei. Mesmo descrevendo a questão no ChatGPT (que vale o que vale) a conclusão é a mesma, não é sugerido usar Kraft.

No meu caso particular:
    - é um sotão frio, usado só para alguns arrumos;
    - telhado com boa ventilação, telha à vista;
    - laje aligeirada, com blocos cerâmicos.

Gostava de ir pela certa e não ir baseado em "faz asssim, porque toda a gente faz".

Opiniões?
      kraft.png

Repare, o seu próprio esquema responde à sua questão. O que toda a gente aqui no forum sugere é isolamento na laje de esteira com kraft virado para a própria laje. Isto porque considera a laje quase como uma parede que faz a separação entre o exterior e o interior, criando assim uma barreira vapor. No seu esquema o sótão tem dois isolamentos, o da laje de esteira e o da cobertura inclinada, coisa que não é habitualmente feita.
  3.  # 3

Colocado por: hugo.franciscoNo entanto, aprofundando o tema em sites mais especializados, a sugestão é de não colocar kraft,
    não é isso que o esquema mostra.

o isolamento que estiver na camada exxterior com kraft. é simples. tal como o seu esquema.

se o isolamento de 'fora' for a laje de esteira então essa leva kraft. se houver outra camada mais por fora dessa então já não faz falta
  4.  # 4

Colocado por: taunus

Repare, o seu próprio esquema responde à sua questão. O que toda a gente aqui no forum sugere é isolamento na laje de esteira com kraft virado para a própria laje. Isto porque considera a laje quase como uma parede que faz a separação entre o exterior e o interior, criando assim uma barreira vapor. No seu esquema o sótão tem dois isolamentos, o da laje de esteira e o da cobertura inclinada, coisa que não é habitualmente feita.

Não faz muito sentido essa ideia de a "laje quase como uma parede que faz a separação entre o exterior e o interior", porque isso seria como usar kraft em sistema ETICS, o que não se faz, julgo eu.
  5.  # 5

Colocado por: antonylemosnão é isso que o esquema mostra.

o isolamento que estiver na camada exxterior com kraft. é simples. tal como o seu esquema.

se o isolamento de 'fora' for a laje de esteira então essa leva kraft. se houver outra camada mais por fora dessa então já não faz falta

A ideia que me dá é que, quando o sotão é ventilado, não existe nenhuma vantagem em usar kraft.
    •  
      taunus
    • 16 janeiro 2026 editado

# 6

Colocado por: hugo.francisco

Não faz muito sentido essa ideia de a "laje quase como uma parede que faz a separação entre o exterior e o interior", porque isso seria como usar kraft em sistema ETICS, o que não se faz, julgo eu.

Eu só estou a interpretar o esquema. É o que está lá retratado. E lã não é etics. E ainda se verificar estamos a falar de isolamento pelo interior, não pelo exterior.
  6.  # 7

Colocado por: taunus

Eu só estou a interpretar o esquema. É o que está lá retratado. E lã não é etics. E ainda se verificar estamos a falar de isolamento pelo interior, não pelo exterior.

Etics significa sistema de isolamento termico exterior, que pode ser feito com lã.

O esquema diz simplesmente que tudo o que sejam paredes interiores, chão e chão do sotão, leva lã simples sem kraft.
  7.  # 8

Colocado por: hugo.francisco
    O esquema diz simplesmente que tudo o que sejam paredes interiores, chão e chão do sotão, leva lã simples sem kraft.

Errado.
    Leia o desenho e tente entender.
    Paredes exteriores levam sempre papel craft.
    Entre paredes interiores não é necessário papel craft.
    No desenho, o pavimento do sótão não leva craft porque já está aplicado no telhado.

A maioria dos casos que aqui aparecem são telhados desprotegidos pelo que se considera o pavimento do sótão a zona de contacto com o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anibalventura
  8.  # 9

Colocado por: nielsky
    Errado.
    Leia o desenho e tente entender.
    Paredes exteriores levam sempre papel craft.
    Entre paredes interiores não é necessário papel craft.
    No desenho, o pavimento do sótão não leva craft porque já está aplicado no telhado.

A maioria dos casos que aqui aparecem são telhados desprotegidos pelo que se considera o pavimento do sótão a zona de contacto com o exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Anibalventura

Então porque é que no isolamento exterior ETICS com lã de rocha não metes Kraft colado na parede?
  9.  # 10

Colocado por: hugo.franciscoEntão porque é que no isolamento exterior ETICS com lã de rocha não metes Kraft colado na parede?

Vá lá ler novamente o que escrevi.
  10.  # 11

Colocado por: nielsky
    Vá lá ler novamente o que escrevi.

Você disse que considera o sótão como zona de contacto com o exterior...e no exterior não se mete Kraft...

0.0156 seg. NEW