Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 21 janeiro 2026

# 1

Tenho um carro que até agora teve matrícula do "corpo diplomático". Entretanto foi feita a inspecção regularizados os impostos e obtida a matrícula nacional. Neste processo, o IMT registou, ou pelo menos divulgou a matrícula nacional, no sistema a que as seguradoras tem acesso, como sendo de um carro importado e devido a isso estou a ter dificuldade em encontrar uma seguradora que aceite fazer um seguro com danos próprios. Apenas de responsabilidade civil, todas fazem, mas danos próprios até agora ainda não encontrei nenhuma e a razão é sempre a mesma.
    Claro que a minha pesquisa também tem sido muito a partir do sofá, mas se alguém tiver informação que queira partilhar, agradeço antecipadamente.
  1.  # 2

Hum
    É importante saber o ano do registo inicial do carro.
    Existem várias seguradoras que comercializam a cobertura de danos próprios para veículos importados, contudo com longevidade até cerca de uma dúzia de anos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 21 janeiro 2026

# 3

Colocado por: smartHum
    É importante saber o ano do registo inicial do carro.
    Existem várias seguradoras que comercializam a cobertura de danos próprios para veículos importados, contudo com longevidade até cerca de uma dúzia de anos...

O carro ainda não tem tres anos.
    Em boa verdade o carro não foi importado, ou melhor foi importado pelo importador nacional e vendido, como qualquer outro, por um concessionario da marca em Portugal. A diferença é que o comprador foi um membro do corpo diplomatico, daí a matrícula CD.
    O proprio Certificado de matrícula tem a indicação da matrícula anterior e a respecyiva emissão em Portugal.
    Eu suspeito que a questão está no sistema que as companhias utilizam para identificação pela matrícula, que sendo actual, para num carro que já teve outra, o reconhece imeditamente como importado.
    • smart
    • 21 janeiro 2026 editado

# 4

Colocado por: AMG1

O carro ainda não tem tres anos.
    Em boa verdade o carro não foi importado, ou melhor foi importado pelo importador nacional e vendido, como qualquer outro, por um concessionario da marca em Portugal. A diferença é que o comprador foi um membro do corpo diplomatico, daí a matrícula CD.
    O proprio Certificado de matrícula tem a indicação da matrícula anterior e a respecyiva emissão em Portugal.
    Eu suspeito que a questão está no sistema que as companhias utilizam para identificação pela matrícula, que sendo actual, para num carro que já teve outra, o reconhece imeditamente como importado.

Hum..
    Experimente, sem compromisso, contactar o ACP e escolher a opção subscrever seguros e simule valores para apólice, não obstante eventualmente não ser sócio e peça as simulações no seu e mail para comparação...
    A cota anual, estava com desconto de 50%, portanto cerca de 56 euros.
    Uma apólice com bônus máximo, all included, para carro usado, importado, na ordem dos 32k na atualidade, andava pelos 420 euros..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, AMG1
  2.  # 5

Colocado por: AMG1Tenho um carro que até agora teve matrícula do "corpo diplomático". Entretanto foi feita a inspecção regularizados os impostos e obtida a matrícula nacional. Neste processo, o IMT registou, ou pelo menos divulgou a matrícula nacional, no sistema a que as seguradoras tem acesso, como sendo de um carro importado e devido a isso estou a ter dificuldade em encontrar uma seguradora que aceite fazer um seguro com danos próprios. Apenas de responsabilidade civil, todas fazem, mas danos próprios até agora ainda não encontrei nenhuma e a razão é sempre a mesma.
    Claro que a minha pesquisa também tem sido muito a partir do sofá, mas se alguém tiver informação que queira partilhar, agradeço antecipadamente.

Experimente nestes correctores Frego ou Sabseg.
    São com quem trabalho á muito anos e não são um simples mediador são correctores que percebem de seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, AMG1
  3.  # 6

Tenho na Fidelidade, a Tranquilidade tb fazia e a Caixa Agricola tb.Se o preço é o melhor se calhar não mas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 21 janeiro 2026

# 7

Obrigado a todos!
    Acabei por conseguir fazer na Fidelidade, embora sujeito a verificação do carro.
    Já há algum tempo que não fazia um seguro automóvel e curiosamente, depois de inumeras simulações fiquei com ideia de que as variações são minimas, apesar de se perceber perfeitamente os malabarismos com as coberturas, por forma a que isso não seja muito evidente. Quando se comparam coisas verdadeiramente iguais, as variações são pouco significativas, o que me leva a conclusão de que ou o mercado é muito, mas muito, eficiente ou, como acontece em muitos sectores, continuamos a ter uma concorrência muito deficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0137 seg. NEW