Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde.

Na perspectiva de no futuro construir uma casa, disponho de um terreno que não sendo um "sonho", é a custo zero, o que nos tempos que correm não deixa de ser (bastante) relevante...

Se há alguma coisa que aprendi a ler este fórum é que não me vou por a desenhar bonecos :). Alguém competente para isso o há-de fazer na devida altura.

O terreno é o que apresento em anexo. É sensivelmente um quadrado com cerca de 1800m2, em que duas frentes têm estradas, a outra tem um vizinho com uma casa de 1º andar e sótão e a quarta está livre. O Norte fica sensivelmente no canto superior direito.

Tínhamos ideia de uma casa térrea (3 quartos, escritório, salas, cozinha, garagem/alpendre e IS. Piscina só num futuro ainda mais distante...).

Dado que o terreno chega a ter uma cota de 2 metros inferior à estrada, preocupa-nos a questão da privacidade.

Alguém tem comentários ao terreno e sugestões do que poderemos utilizar de forma a manter a casa mais recatada sem ter de construir "um caixote" em volta da propriedade?

Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: Se há alguma coisa que aprendi a ler este fórum é que não me vou por a desenhar bonecos :). Alguém competente para isso o há-de fazer na devida altura.

A minha indicação sempre é antes de desenhar, recolher fotografias, ideias para transmitir ao arquitecto, isso é que é um grande passo, pode fazer desenho e mostrar outras plantas, mas não fique presa ao que desenhou e viu, essa recolha será uma maneira de transmitir ideias ao arquitecto.
    há sempre soluções para dar privacidade à casa, se o terreno está abaixo da estrada 2 metros pode ajudar, onde é a estrada na fotografia não se percebe.
    cumps
    • amf
    • 6 abril 2010

# 3

fazer uma cave?
  3.  # 4

Boa tarde!

Sim, estou a tentar fazer as coisas com calma e a recolher o máximo de opiniões.

As estradas que ladeiam o terreno são visíveis na foto seguinte.

A entrada para o terreno está assinalada com "E".

Para aumentar a privacidade talvez a colocação de árvores ajude.

Obrigada pelo comentário.
  4.  # 5

Percebo a ideia da cave, mas ai teria de fazer uma ponte para entrar em casa... não?! :o)
  5.  # 6

pelo que analiso das suas fotos, a solução de efectuar uma cave (garagem) aproveitando a quota inferior do terreno em relação a estrada é uma boa ideia. Não precisava da tal "ponte" e ainda poderia aproveitar o facto das 2 estradas.

algo do genero deste desenho que fiz pra outro terreno semelhante e que poderia adequar a esse, alterando o acesso á cave.

moradia 1.10 sul

cumprimentos
      moradia 1.10 - sul.jpg
  6.  # 7

faz adaptações é?
  7.  # 8

Colocado por: RenatoBastosalgo do genero deste desenho que fiz pra outro terreno semelhante e que poderia adequar a esse, alterando o acesso á cave.

Desculpe a minha franquesa, mas eu não queria que pegassem num projecto feito para outra pessoa e o alterassem para mim. Um projecto tem que ser pensado tendo em conta muitas coisas, fazer adaptações a um projecto já existente não me parece muito correcto, nem com os clientes para quem esse projecto foi pensado nem para a pessoa para quem se altera. Mas é só a minha opinião e vale o que vale.
    Cumprimentos.
  8.  # 9

é o que acontece mais por ai Salapismo, e as pessoas pagam e pagam bem por esse serviço"", e algumas até sabem disso, aceitam trafulhice.
  9.  # 10

Colocado por: Fernando Gabriel Arqé o que acontece mais por ai Salapismo, e as pessoas pagam e pagam bem por esse serviço"", e algumas até sabem disso, aceitam trafulhice.

Era o que mais faltava, a mim não me levam nessa cantiga, se a casa é para mim e para a minha família tem que ser pensada para nós, para o nosso estilo de vida, para o nosso terreno, para o clima da nossa zona etc... eu perdi muitas e muitas horas com o meu arquitecto para estudar muito bem e chegar a uma conclusão e acho que todos deviam fazer o mesmo.

Cumprimentos.
  10.  # 11

Colocado por: salapismo
    Colocado por: RenatoBastosalgo do genero deste desenho que fiz pra outro terreno semelhante e que poderia adequar a esse, alterando o acesso á cave.

Desculpe a minha franquesa, mas eu não queria que pegassem num projecto feito para outra pessoa e o alterassem para mim. Um projecto tem que ser pensado tendo em conta muitas coisas, fazer adaptações a um projecto já existente não me parece muito correcto, nem com os clientes para quem esse projecto foi pensado nem para a pessoa para quem se altera. Mas é só a minha opinião e vale o que vale.
    Cumprimentos.

Tem toda a razão até ao ponto em que não tem forma de saber que o projecto é adaptado de outro.
  11.  # 12

Ainda bem que pensa assim, pois é esse o espírito que deve ter e sublinho inteiramente as suas palavras.

Contudo, não me expliquei bem ou não fui correctamente interpretado.

Apenas estou a tentar ajudar, respondendo às dúvidas que colocou ao abrir este tópico, nomeadamente como ter privacidade num terreno com uma quota inferior em cerca de 2m em relação à estrada, conforme se pode visualizar nas fotos apresentadas, sem ter que efectuar um “caixote”.

Assim, concordando com uma das sugestões apresentadas de realização de uma cave e sem haver necessidade de efectuar uma “ponte” para entrar em casa, é nesse sentido que coloco uma imagem de um desenho que fiz para um terreno semelhante, só e apenas só, para ficar com uma ideia melhor.

Esse projecto jamais poderia ser adequado a si por variados motivos, nem o aconselho, até porque, e começo por aí, não se enquadra na sua tipologia pretendida entre outros critérios.

Por último, e a titulo informativo, normalmente apenas trabalho com projectos em regime de exclusividade. (até foi um erro da minha parte publicar esse desenho/esboço).

Cumprimentos
  12.  # 13

faz adaptações é?

não, apenas estava a referir que a pessoa poderia adequar esta solução da cave ao terreno em questão.

cumps
  13.  # 14

Colocado por: RenatoBastosAinda bem que pensa assim, pois é esse o espírito que deve ter e sublinho inteiramente as suas palavras.

não me parece mas se o diz,
    é arquitecto?

Colocado por: RenatoBastosPor último, e a titulo informativo, normalmente apenas trabalho com projectos em regime de exclusividade. (até foi um erro da minha parte publicar esse desenho/esboço).

para a próxima publique algo anónimo.
  14.  # 15

Boa noite a todos!

Agradeço desde já os comentários que até então surgiram.

Embora o projecto do Renatobastos não seja desenhado para o terreno em questão, foi deveras um importante contributo, pois fiquei com uma ideia muito mais clara das potencialidades do terreno e fez-me ver que uma cave não é impossível :) como eu inicialmente pensei.

Por acaso sempre idealizei uma casa onde pudesse entrar pela cave, resguardada das baixas temperaturas ou da chuva.
    Já o meu marido, falou sempre em alpendre lateral à casa, na zona norte.
    Temos de ver quais os prós e os contras de cada uma destas opções.

No projecto exemplo gostei especialmente do facto da casa ser ligeiramente em L. Deu-me a sensação de privacidade.
    A minha questão prende-se ao facto deste tipo de casas (em L) desperdiçar muita área em corredores.
    Não é verdade?

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RenatoBastos
  15.  # 16

Colocado por: Anonimo20052021Embora o projecto do Renatobastos não seja desenhado para o terreno em questão, foi deveras um importante contributo, pois fiquei com uma ideia muito mais clara das potencialidades do terreno e fez-me ver que uma cave não é impossível :) como eu inicialmente pensei.

Fico contente por ter podido ajudar, era essa a minha intenção.

Colocado por: Anonimo20052021No projecto exemplo gostei especialmente do facto da casa ser ligeiramente em L. Deu-me a sensação de privacidade.

Cada caso é um caso, nesse exemplo foi projectado assim tendo em atenção, entre várias condicionantes, o tamanho do terreno, a exposição solar - localização do norte, confrontações com vizinhos, etc. No seu caso, e é bastante dificil transmitir uma opinião baseada só nas fotos que apresentou, mas se estou a analisar correctamente e pela localização que me pareceu do norte, aconselhava uma moradia terrea em L (talvez até um pouco mais acentuado) mas virado para o terreno vazio, ganhando assim uma maior privacidade e exposição solar. Estou tentado a elaborar um esboço para ficar com uma ideia melhor.

Colocado por: Anonimo20052021A minha questão prende-se ao facto deste tipo de casas (em L) desperdiçar muita área em corredores.
    Não é verdade?

Não necessariamente, embora uma moradia deste genero forçosamente terá corredores mais longos.

cumps
  16.  # 17

Olá, boa noite.
    Adicionei uma imagem aérea do terreno, com indicação do norte.

(talvez até um pouco mais acentuado)

Quer dizer um L aberto?

Relativamente à orientação, será que poderei ter problemas na aprovação de um projecto que esteja orientado a Sul? Por não ser paralelo nem à estrada nem aos vizinhos? Pode depender do estado de espírito dos técnicos que o vão analisar? É que o terreno até é grande...

Cumprimentos
  17.  # 18

Colocado por: Anonimo20052021Quer dizer um L aberto?

Vou tentar, dentro das minhas possibilidades de tempo, efectuar-lhe um esboço de uma possível solução que entendo para o seu terreno. (depois paga-me - brincadeira)

Relativamente á aprovação do seu projecto, varia de câmara para câmara e por vezes mesmo dentro da mesma câmara varia de projecto para projecto e de técnico para técnico e por aí fora...

Há muita coisa que pode influenciar a avaliação do seu projecto. Procure-se informar junto da sua câmara e/ou recolher informações sobre outros projectos aprovados na sua area.

Uma muito importante a ter em conta, o limite máximo de construção permitido - o seu terreno é grande, mas vai ficar limitada a x m2 de construção.

cumps
  18.  # 19

atenção a facilidades, a esboços e pagamentos, e a não arquitectos.
  19.  # 20

Na minha opinião , dado que não posso entrar em tecnissismos, penso que o ideal para si é levar o arquitecto a ver o terreno e ai expõe as suas ideias,dúvidas e perguntas, nada como uma visita ao terreno.
    Quem lhe disser que não necessita de ir pessoalmente vê-lo não trabalha bem, é a minha opinião, penso que o Fernando concorda comigo neste ponto.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel

0.0221 seg. NEW