Pretendo instalar na minha moradia um sistema de aquecimento para 5 divisões, porém não sei por qual optar.
Gostaria de saber as vossas opiniões sobre qual o sistema mais vantajoso, tendo em conta, custo inicial, consumo, manutenção.
Recuperador de calor - distribuição de calor por ventilação. Recuperador de calor - distribuição de calor por circulação de água c/radiadores na parede. Ar condicionado.
Recuperador, aconselho só se estiver sempre alguem por casa, caso contrário, tem de chegar a casa, carregar lenha, acender fogueira e esperar (umas boas horas) que a casa aqueça. Além disso, e caso opte por esse sistema, tenha em atenção que não é qq recuperador que servirá para isso. Por ventilação penso ser dificil conseguir bons resultados de conforto e por radiadores, penso que terá de ser aqueles recuperadores com caldeira integrada e com a potencia adequada.
Em relação ao AC, e caso se dêm bem (local de trabalho ou carro), aconselho vivamente. Comparando com outros sistemas, é barato na aquisiçao, no consumo e na manutenção. Tem a possibilidade de programar, desumificar e arrefecer. Caso o mantenha 24h ligado (como eu) por ex no Inverno, permite muitos bons niveis de conforto com temperaturas estaveis a rondar os 23 graus. Caso opte por este sistema, atenção á disposição das unidades interiores, peça pelo menos 4 ou 5 opiniões de instaladores e compare antes de dicidir. Atenção aos preços, que em máquinas iguais podem variar mais de 100%, consoante a casa/instalador.