Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,
    Sou proprietária de um apartamento, e devido a estas chuvas das últimas semanas, começou a aparecer-me umas bolhas na parede abaixo do vão da sala.
    Coloquei o higrómetro, e este lia que estaria considerávelmente húmido na zona das bolhas, indo dissipando ao longo da parede. Em mais nenhum sitio da casa esta situação se repete (T3 com 6 janelas viradas para o mesmo lado).
    Quando comprei o apartamento, notei que havia já uma mancha neste sitio onde teriam raspado e emassado, mas coloquei o higrómetro e não lia humidade (isto em novembro quando já chovia bem), pelo que fiquei descansada.
    O meu empreiteiro já raspou e emassou uma vez, mas está novamente no estado que se pode ver pelas fotos. Também ao bater na própria parede, na zona das bolhas a parede soa oca, algo que não acontece em mais nenhum sitio da casa.
    Importante mencionar que a fachada aqui é ventilada com lajetas de pedra natural.
    O meu palpite é que se trata de uma fissura na alvenaria atrás das lajetas, mas pedia a opinião dos entendidos, bem como possíveis soluções.
      WhatsApp Image 2026-01-26 at 08.16.15 (1).jpeg
      WhatsApp Image 2026-01-26 at 08.16.15.jpeg
      WhatsApp Image 2026-01-26 at 08.16.15 (2).jpeg
    • size
    • 26 janeiro 2026 editado

# 2

Colocado por: Cap0406Bom dia a todos,
    Sou proprietária de um apartamento, e devido a estas chuvas das últimas semanas, começou a aparecer-me umas bolhas na parede abaixo do vão da sala.

O que considera o vão da sala ?

Coloquei o higrómetro, e este lia que estaria considerávelmente húmido na zona das bolhas, indo dissipando ao longo da parede. Em mais nenhum sitio da casa esta situação se repete (T3 com 6 janelas viradas para o mesmo lado).

Tudo indica que se trata de uma infiltração

O meu empreiteiro já raspou e emassou uma vez, mas está novamente no estado que se pode ver pelas fotos. Também ao bater na própria parede, na zona das bolhas a parede soa oca, algo que não acontece em mais nenhum sitio da casa.

Escusado tentar reparar uma infiltração pelo interior.
    Soa a oco ? Pois, possivelmente, reboco deteriorado/solto, devido à infiltração de água
    Há que pesquisar pelo exterior a origem.
  2.  # 3

Vão da sala é janela de peito, neste caso, as bolhas situam-se na parte inferior da janela, no pano de parede.
    Pois deduzi que seria infiltração, até porque o prédio já soma 17 anos de uso.
    Aqui o que me incomoda é que se efetivamente se trata de infiltração pelo exterior, é possível essa fissura ultrapassar dois panos de parede + isolamento?
    As janelas em si também não são as mais atuais, são em aluminio, vidro duplo sem corte térmico, poderá vir dai, ou seja, água a entrar por baixo do caixilho?

0.0091 seg. NEW