Iniciar sessão ou registar-se
    • dand
    • 26 janeiro 2026

# 1

Numa moradia com area de 115 m2 em que consta na caderneta predial 4 m2 de area bruta dependente num terreno com cerca de 700 m2 e onde esta um anexo com 21 m2 que não está legal, será facil legaliza-lo? que custos poderá eventualmente ter? (arquitecto e CM) e que riscos corro? multas?

desde já agradeço a vossa ajuda/opinião
  1.  # 2

Colocado por: dandserá facil legaliza-lo?
    sem saber mais pormenores é impossível saber. Uma análise dessas se for a um arquitecto será brato. mas também pode procurar saber através do deptº de urbanismo na CM se quiser lidar com a burocracia
    Colocado por: dande que riscos corro? multas?
    pode ser multas pode naõ ser nada.. impossível de se saber. se existir há muito tempo não me preocuparia muito.
    • dand
    • 27 janeiro 2026

# 3

É muito recente, ja tinha sido começado a algum tempo. Mas nunca foi pintado, dando muito nas vistas sim.
  2.  # 4

A antiguidade da edificação não é critério de apreciação técnica dos serviços camarários.
    Em Gaia enviam uma correspondência de sugestão para reposição da legalidade urbanística, sem data para cumprimento.
    É a tal autarquia onde adoram receber relógio ⌚ dos promotores, e malas cheias de dinheiro.
  3.  # 5

Colocado por: dandÉ muito recente, ja tinha sido começado a algum tempo. Mas nunca foi pintado, dando muito nas vistas sim.

Se for loteamento, consulte o alvará pois já pode prever a existência de anexos no poligono de implantação. Novamente sendo loteamento, veja se alguns dos lotes instruiu processo de alteração do loteamento com legalização de anexos. Com sorte está "autorizado" tácitamente por ter sido permitido em outros lotes no passado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio
    • PR10
    • 17 abril 2026

# 6

Não lhe vão aplicar multa!

Para legalizar vai ter que contratar um arquiteto. Tudo 2.500 Euros deve chegar.
  4.  # 7

Colocado por: paulo_pereiraonde adoram receber relógio ... e malas cheias de dinheiro
    é suposto não se gostar? eu adoro malas cheias de dinheiro, nunca vi foi nenhuma
  5.  # 8

Colocado por: paulo_pereira
    Se for loteamento, consulte o alvará pois já pode prever a existência de anexos no poligono de implantação. Novamente sendo loteamento, veja se alguns dos lotes instruiu processo de alteração do loteamento com legalização de anexos. Com sorte está "autorizado" tácitamente por ter sido permitido em outros lotes no passado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jorgemlflorencio

consulto no urbanismo? e refiro essa hipotese de autorização tacita?
  6.  # 9

Colocado por: PR10Não lhe vão aplicar multa!

Para legalizar vai ter que contratar um arquiteto. Tudo 2.500 Euros deve chegar.

quem me dera.
  7.  # 10

dand

um anexo é um anexo, não é preciso exagerar nos preços.
  8.  # 11

Aproveitando este tópico. Pode-se ter um anexo num artigo rustico? Ou tem de ser/passar a urbano?
  9.  # 12

Rústico ou urbano são conceitos das finanças. Não têm significado num processo urbanística Câmarário.
    Aqui conta apenas que disser o PDM.
  10.  # 13

Colocado por: marco1dand

um anexo é um anexo, não é preciso exagerar nos preços.

Ja me pediram 6000€ +-.
  11.  # 14

que exagero, nem para um projeto novo de um anexo
  12.  # 15

Colocado por: marco1que exagero, nem para um projeto novo de um anexo
    economia de escala ...
  13.  # 16

Neste caso tem de ser alteração ao lote, legalização do anexo, inserção de uma pergola no projecto (o que acho uma estupidez autêntica) e uma piscina (uma das ranhosas da gré)
  14.  # 17

E sai mais um post da série "eu vou dizendo a informação às pinguinhas".
  15.  # 18

respondendo ainda à sua pergunta inicial: pergunte vários gabinetes de arquitetura
  16.  # 19

dand
    realmente, isso não se trata só de um anexo....é alteração ao loteamento ( pior ainda se houver lugar a pareceres externos), legalização, pergula, piscina, só pela chatice burocratica e o tempo que demora, as entregas a espera de resposta camarária, pegar outra vez para a arquitetura e especialidades,...são trabalhos que nem sempre valem para o tempo que se perde.
    no seu caso se tudo for bem tratado e de forma eficaz até que o preço poderá estar certo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 20

Colocado por: ClioIIE sai mais um post da série "eu vou dizendo a informação às pinguinhas".

O acrescento á informação foi dado pelos arquitectos agora aquando do orçamento.

0.0188 seg. NEW