Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a tds:
    Gostaria de alguns esclarecimentos sobre o assunto que passo a apresentar:

Vou comprar uma moradia pelo valor de 275000€
    O vendedor fica com 2 T2 pelo valor das dívidas ou seja, 85000+115000.
    O empréstimo da moradia vai ser no totta ( onde tenho o empréstimo de 85000 ) e o outro apartamento tem a hipoteca no BCP.
    ou seja, no dia da escritura vou entregar ao construtor 2 apartamento no valor total de 200 mil € e mais 75 mil €, que o banco vai financiar no total de 275000€

As minhas perguntas são:

a) No dia da escritura da nova casa faz-se tb a escritura dos 2 apartamentos?quem paga a escritura desses apartamentos?
    b) estou isento de IMT ou não?
    c) Quanto custará a escritura por esse valor e os registos ( concelho cascais )^?

Obrigado
    •  
      bio
    • 5 abril 2010

# 2

a) Quem paga a escritura desses apartamentos?
    Quem paga é quem adquire.

Salvo erro, terá que pagar pela totalidade do valor da moradia.

c) Quanto custará a escritura por esse valor e os registos ( concelho cascais )^?
    Se fosse a si, ia ao Banco e eles podem-lhe informar com mais rigor, pois ainda tem que pagar a avaliação, Imposto de selo, etc.

Mas todas estas questões será melhor ou falar no Banco ou ir ao notário e expor a situação e perguntar. Eles serão a sua melhor fonte de informação.

Bio
  2.  # 3

Colocado por: bioa)
    Salvo erro, terá que pagar pela totalidade do valor da moradia.

Bio

Penso que não será assim, pois disseram-me que as permutas são uma mais valia precisamente neste caso por dar pra fugir ao pagamento do IMT, mas gostaria de ter mais opiniões sff.

Obrigado
  3.  # 4

Caro Capitão,

Não queira abandonar o barco a esta altura!
    Não sabe que é crime fugir aos impostos ?
    Só nao é crime quando estão envolvidos milhares de milhoes de euros (nem sei quanto isso é).

Voltanto ao que interessa:

Uma solução para quem pretende vender com o intuito de comprar nova habitação é a permuta de imóveis.

Com efeito, não só permite resolver o problema de vender antes de comprar, como também possibilita mudar de casa sem recurso a um novo crédito bancário, ou pelo menos, com um menor reforço de um empréstimo já existente.

Por outro lado, do ponto de vista fiscal, a vantagem é clara: uma forte poupança em IMT (Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis):

Ao permutar um imóvel o IMT é apenas devido pela diferença entre valores de venda efectivos, ou, caso estes valores sejam iguais, sobre o imóvel de maior valor patrimonial.

Exemplo: troca de casa com valor de venda de 80 mil euros por outra cujo valor é de 170 mil euros.
    (o Imposto a pagar incide sobre a diferença: 90 mil euros)

Com permuta:

Caso o imóvel de maior valor seja destinado exclusivamente a habitação própria e permanente, ao ser de 89700 euros a isenção de imposto em 2009, pagará apenas 6€ de IMT.

Caso se trate de aquisição destinada a segunda habitação, em situação de permuta, o valor do imposto a pagar é de 903€.

Sem permuta:

Para a mesma situação, mas sem permuta, a aquisição de primeira habitação implicaria o pagamento de imposto de 3078,94€ e se a finalidade for a de adquirir segunda habitação o imposto a pagar seria de 3976€.

Fonte: http://blog.imofactor.pt/2009/08/permuta-imoveis-solucao-para-crise.html

Havia um site em que disponibilizava um simulador para permutas.

Quanto ao pagamento das escrituras, por norma ( nao quer dizer que nao possa ser negociado) quem paga é quem faz a proposta ou quem tem o imovel de menor valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: capitao4747
  4.  # 5

Aqui está o simulador ....

SIMULADOR

Aproveita o site e dá uma espreitadela nas FAQ.
  5.  # 6

Quanto ao pagamento das escrituras, por norma ( nao quer dizer que nao possa ser negociado) quem paga é quem faz a proposta ou quem tem o imovel de menor valor.

Neste caso seria eu a pagar as escrituras das 3 casa é isso?
  6.  # 7

Colocado por: capitao4747

Neste caso seria eu a pagar as escrituras das 3 casa é isso?

Nas situaçoes que presenciei, sim.
    No entanto nada o impede de negociar.
  7.  # 8

Ok, obrigado pelo esclarecimento.

Assim fica uma pipa de massa!

0.0124 seg. NEW