Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Como primeiro post aqui no forum trago mais umas duvidas acerca da instalação de uma placa de indução.
    Já percorri vários posts e já fiz toda a pesquisa possível no que toca a potencia da placa, capacidade de carga dos disjuntores, calibre da fiação, potencia contratada á rede, enfim, absorvi tudo o que pude.

Mas depois a realidade "no terreno" é diferente da grande maioria das coisas consideradas como referencia acerca de instalações elétricas.

Comprei uma placa e um forno com potencias nominais de 7200w e 3000w respectivamente para substituir uma placa de vitrocerâmica de 6200w e um forno de 2040w. A casa tem potencia contratada de 3.45kw e no quadro o fogão e o forno estão em circuitos separados, com o fogão(placa) num circuito com disjuntor de 16a e o forno num circuito partilhado com as outras tomadas da cozinha(exceto máquina roupa/louça) com disjuntor também de 16a.
    Ora, uma placa de 6200w se tiver os bicos(4) todos ligados no máximo(9) chega a uma carga de 28a, e mesmo com dois bicos, o maior e o segundo maior chega a uma potencia de 3800w(no máximo) com uma carga de 17.2a, só que, já corri a placa com dois bicos ligados + o forno e o quadro nunca disparou. Aliás já teria que disparar á partida com os dois bicos porque a carga ultrapassa a capacidade do disjuntor de 16a, já para não falar que tudo o resto na casa estava ligado(frigorifico, desumidificador...).
    Mais incrivel ainda, é que ambos a placa e o forno estavam ligados por ficha a uma tomada.

Posta toda esta situação, a minha ideia era colocar disjuntor de 32a para o circuito da placa, com fio de 4/6mm2, e muito provavelmente aumentar a potencia contratada para evitar disparos do quadro.
    Mas a realidade é que desde que estou nesta casa(2 anos) sempre usei a equipamento descrito acima com disjuntores de 16a e fio de 2.5mm2 sem qualquer problema, tendo sempre cuidado para não ligar demasiados equipamentos ao mesmo tempo.

No fundo a minha pergunta é, vale a pena meter disjuntor de 32a? Passar fiação nova? Aumentar a potencia contratada?

Obrigado pelo vosso tempo.
  2.  # 2

Boa noite.
    Na minha opinião, depende do que quer.
    Eu na minha placa de indução, tenho fio de 4mm, com disjuntor de 20A.
    Para mim, no meu caso, apenas o fio da placa deveria ser 6mm e ter um disjuntor de 25A.
    No forno, o meu forno consome 3550W e chega. Tenho fio de 4mm e disjuntor também de 20A.

Na questão de disparar o contador da EDP por excesso de consumo, creio que o tempo que demora a disparar, depende valor de consumo acima do que está como limite.
    Por exemplo (e é apenas um exemplo, pois não sei tempos exatos) se o limite for 3.6kw, e você tiver a consumir 4000W, vai demorar algo como 3 minutos a disparar. Se em vez dos 4000w, estiver a consumir 8000W, vai disparar ao fim de 40segundos.
    Já vi o o diagrama e é algo assim deste género.

Se fosse eu, aumentava apenas para 4.6kW e metia fio, pelo menos, de 4 mm para a placa, com disjuntor de 25A.
    Mas pedia conselho ao eletricista. Coisa que não sou.
    Há uma opção nos contadores inteligentes que diz o pico de consumo nos últimos 30 dias. Vale a pena ir ver.

Boa sorte.
  3.  # 3

Para fio de 4mm o disjuntor não é de 20A?

Sobre a placa, há modelos que podem ser configurados para um limite de potência menor que o anunciado. Quaisquer 4000W chegam e sobram para uso doméstico.

De qualquer modo será conveniente aumentar a potência, efectivamente...
  4.  # 4

Colocado por: jorgemlflorencioPara fio de 4mm o disjuntor não é de 20A?

Ou 25A.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio

0.0105 seg. NEW