Como primeiro post aqui no forum trago mais umas duvidas acerca da instalação de uma placa de indução. Já percorri vários posts e já fiz toda a pesquisa possível no que toca a potencia da placa, capacidade de carga dos disjuntores, calibre da fiação, potencia contratada á rede, enfim, absorvi tudo o que pude.
Mas depois a realidade "no terreno" é diferente da grande maioria das coisas consideradas como referencia acerca de instalações elétricas.
Comprei uma placa e um forno com potencias nominais de 7200w e 3000w respectivamente para substituir uma placa de vitrocerâmica de 6200w e um forno de 2040w. A casa tem potencia contratada de 3.45kw e no quadro o fogão e o forno estão em circuitos separados, com o fogão(placa) num circuito com disjuntor de 16a e o forno num circuito partilhado com as outras tomadas da cozinha(exceto máquina roupa/louça) com disjuntor também de 16a. Ora, uma placa de 6200w se tiver os bicos(4) todos ligados no máximo(9) chega a uma carga de 28a, e mesmo com dois bicos, o maior e o segundo maior chega a uma potencia de 3800w(no máximo) com uma carga de 17.2a, só que, já corri a placa com dois bicos ligados + o forno e o quadro nunca disparou. Aliás já teria que disparar á partida com os dois bicos porque a carga ultrapassa a capacidade do disjuntor de 16a, já para não falar que tudo o resto na casa estava ligado(frigorifico, desumidificador...). Mais incrivel ainda, é que ambos a placa e o forno estavam ligados por ficha a uma tomada.
Posta toda esta situação, a minha ideia era colocar disjuntor de 32a para o circuito da placa, com fio de 4/6mm2, e muito provavelmente aumentar a potencia contratada para evitar disparos do quadro. Mas a realidade é que desde que estou nesta casa(2 anos) sempre usei a equipamento descrito acima com disjuntores de 16a e fio de 2.5mm2 sem qualquer problema, tendo sempre cuidado para não ligar demasiados equipamentos ao mesmo tempo.
No fundo a minha pergunta é, vale a pena meter disjuntor de 32a? Passar fiação nova? Aumentar a potencia contratada?
Boa noite. Na minha opinião, depende do que quer. Eu na minha placa de indução, tenho fio de 4mm, com disjuntor de 20A. Para mim, no meu caso, apenas o fio da placa deveria ser 6mm e ter um disjuntor de 25A. No forno, o meu forno consome 3550W e chega. Tenho fio de 4mm e disjuntor também de 20A.
Na questão de disparar o contador da EDP por excesso de consumo, creio que o tempo que demora a disparar, depende valor de consumo acima do que está como limite. Por exemplo (e é apenas um exemplo, pois não sei tempos exatos) se o limite for 3.6kw, e você tiver a consumir 4000W, vai demorar algo como 3 minutos a disparar. Se em vez dos 4000w, estiver a consumir 8000W, vai disparar ao fim de 40segundos. Já vi o o diagrama e é algo assim deste género.
Se fosse eu, aumentava apenas para 4.6kW e metia fio, pelo menos, de 4 mm para a placa, com disjuntor de 25A. Mas pedia conselho ao eletricista. Coisa que não sou. Há uma opção nos contadores inteligentes que diz o pico de consumo nos últimos 30 dias. Vale a pena ir ver.
Sobre a placa, há modelos que podem ser configurados para um limite de potência menor que o anunciado. Quaisquer 4000W chegam e sobram para uso doméstico.
De qualquer modo será conveniente aumentar a potência, efectivamente...